Resenha: Minha Lady Jane

Estamos recontando a história da família Tudor , mas especificamente o reinado do jovem Edward VI. Porém, ao invés de uma luta entre católicos e protestantes, temos conflitos entre Eðians Verdardicos. Os Edians tem o poder de se transformar em animais. E os verdadicos querem extermina-los.

Jane é apaixonada por livros e já está sendo encaminhada para o seu quarto noivado, sem a sua vontade. Tudo ajeitado pelo seu primo, Edward VI, o jovem rei que está morrendo de uma moléstia. Sabendo que Jane vai odiar a decisão, o rei encontra o marido perfeito, ou bem, quase , não é? Levando em conta que ele é um homem e cavalo. Mas, Edward não está enfrentando apenas uma doença , existem planos ocultos para mata-lo e tira-lo do trono. A Inglaterra precisa ser salva, mas quem poderá os defender?

"Ela era rainha. A governante. A monarca. A soberana. A líder. A chefe de Estado. A cabeça da coisa toda. Aquela que usava as calças, como diz a expressão. A pessoa no comando. A patroa. A. Rainha. da. Inglaterra."

Zombaria ao machismo, temos. Crítica as classes sociais, também. Personagem leitor como nós, melhor ainda. Jane é admirável demais. Uma garota que só quer ler, não deseja casamento e muito menos ser a Rainha da Inglaterra. Até o momento que é forçada a isso e toda a história se desenvolve a partir desse fator. Hilário, leve e espirituoso demais. Mesmo sendo escrito por mulheres, todas as narrações se casam perfeitamente. Temos humor durante boa parte do tempo e é tão natural que isso saia dos personagens. Fiquei surpresa por tamanha sincronia das autoras.

Esse livro é uma comédia com fatos históricos e fantasiosos. Com humor negro, crítica e é comico mesmo.

Eu amei o romance entre Jane e Gifford, estranhos no primeiro dia, se odiando posteriormente, e aos poucos percebendo interesse um pelo outro. O desenvolvimento da amizade para o amor é tão doce, tão sensível e memorável. A construção de cada personagem e suas jornadas para salvar o país, a si mesmos são incríveis. A fluidez da trama só mostra o quão boa a história é. Fiquei apaixonada nessa ligação histórica com fantasia, e mais ainda com um tom cômico. Dando um ar divertido a essa história.


"Ela pensava ter entendido a profundidade daquela emoção enquanto lia as páginas de seus amados volumes, com sua vida de certo modo tocando aquelas de homens e mulheres há muito falecidos. Ela tinha sentido muito por eles, tinha chorado por eles, tentado respirar mesmo quando eles não mais respiravam. E então podia fechar o livro, colocá-lo na estante, e as palavras ficavam ali, enclausuradas entre as capas de couro."

''Não havia nada que ela apreciasse mais do que sentir o peso de um exemplar bem volumoso nas mãos e sentir que cada tomo de sabedoria daqueles era mais raro, maravilhoso e fascinante que o anterior. Se deliciava com o cheiro da tinta, a aspereza do papel junto dos dedos, o farfalhar das páginas, a forma das letras encantando seus olhos. Mas acima de tudo, adorava o modo como os livros a faziam sair de sua vidinha mundana e sufocante e ofereciam experiências de uma centena de outras vidas. Por meio dos livros, conseguia ver o mundo.''

Um diferencial que percebi é o vinculo que as autoras estabelecem com o leitor. Elas explicam a história e eu curti essa interação. Minha Lady Jane a um retalho perfeito de romance, humor, aventura e história! Uma hora estamos rindo, na outra estou nervosos com as reviravoltas e o que pode acontecer de errados. E quanto aos personagens? Seus diálogos são maravilhosos e suas aventuras, as mais mirabolantes.

Leia este livro se você estiver precisando de uma fantasia única, mas esteja atento que essa é uma ficção histórica
engraçada e pronta para te te fazer rir a ponto de chorar. Além de ter a ferocidade de personagens femininas.

  Editora: Gutenberg 
Nota: 4,5'

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.