Resenha:Fortaleza Impossível - Jason Rekulak

Título: Fortaleza Impossível
Autor: Jason Rekulak
Ano: 2017
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura internacional/New adult/Aventura

Livro recebido  em parceria com Editora Arqueiro


Sinopse:
Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo. Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes. Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV. Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz. Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador. Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar.

Fortaleza Impossível contará a história de Billy Marvin, um nerd de 14 anos, que está sempre com seus melhores amigos : Alf e Clark, aprontando todas. A mãe de Billy trabalha durante a madrugada e como nesse horário ele está sempre sozinho, o garoto vira a madrugada programando jogos de videogame no seu computador.

Porém,a  vida dessa molecada começa a mudar quando a  Playboy publica uma edição da Vanna White, a famosa apresentadora de TV da época. Mas, os meninos não possuem autorização para comprar , e então bolam um plano para conseguir colocar as mãos na revista. No meio desse plano, Billy conhece Mary Zelinsky, uma garota nerd e programadora de videogames.

Mas, Billy tem um sonho: vencer o concurso de programação da cidade, conhecer seu ídolo da era dos computadores e se tornar um famoso desenvolvedor de jogos eletrônicos. Dividido entre ajudar seus amigos a pegar a revista e vencer o concurso no qual Mary lhe apresentou, ele banca o agente especial e tentará os dois. Será que Billy conseguirá realizar ambos os feitos? 

Sabe aquele livro nostálgico, leve, com um enredo simples, mas que te surpreende quando você menos espera? Foi exatamente assim que me senti lendo Fortaleza Impossível: uma aventura juvenil que lembra dos anos oitenta  com três garotos nerds loucos por uma revista proibida + o inicio da era da computação.

“ Olhei-a nos olhos, para que visse que eu estava dizendo a verdade; fiz força para que acreditasse em mim. A Fortaleza Impossivel era verdade. A Radical Planet era verdade. Tudo o que eu sentia por Mary era verdade.”

O livro é  juvenil, uma leitura de sessão da tarde mesmo, então não espere comportamentos muito maduros. Mas, é divertido, fluido, vivenciado entre fantasias dos garotos, planos loucos para pegar a famosa revista , muito humor e nerdice. Ele têm muitas referências a músicas e filmes.Billy, Alf e Clark são os adolescentes mais divertidos dos anos 80’, bem desenvolvidos e complexos na medida certa. Também acompanhamos o desenvolvimento do jogo Fortaleza Impossível  á medida que conhecemos a história de Billy.Mary foi uma personagem surpreendente e que no final se tornou a minha preferida, pois ela a construção dela foi mais complexa do que eu pensava, carregada de sentimentalismo e reviravoltas.

O autor tem uma escrita tão boa , que te fará devorar o livro antes que perceba.A curiosidade do que acontecerá, em relação ao jogo e ao plano mirabolante foram só alguns pretextos que me fizeram não largar o livro. A edição do livro está lindíssima, com uma capa que perfeita do jogo e além disso , a Editora Arqueiro mandou um marcador no formato de disquete ! Gente do céu, eu vivi quase nessa era dos disquetes e dos joguinhos.

Em suma, Fortaleza Impossível  é perfeito para quem morre de saudade dos anos 80. Mas, você ai que gosta de um livro cheio de aventuras, sobre a amizade,amadurecimento e com um romance mais leve, então essa é a pedida nerd perfeita.


 Nota: ★★★★(4/5) 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.