Resenha: A Teoria das Janelas Quebradas, Drauzio Varella



Titulo: A Teoria das Janelas Quebradas
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 227
Ano: 2010
Sinopse : O livro reúne as crônicas publicadas na Folha ao longo de dez anos. O cardápio é variado, incluindo desde histórias engraçadas de adultério, reflexões sobre o crime, temas atuais de ciência e medicina, até questões sociais, sempre abordadas pelo autor com seu olhar atento para os dramas humanos. Em vários textos, assume uma postura fortemente crítica, ou busca desmitificar ideias falsas, como a de que o pensamento cura ou provoca doenças, ou que precisamos normalmente de suplementos de vitaminas, ou ainda que a dor purifica. Em outros, procura transmitir informações científicas novas, e o faz na linguagem simples que todo médico deveria utilizar ao falar com seus pacientes. 

A Teoria das Janelas Quebradas é uma coletânea de crônicas escritas pelo famoso médico brasileiro Drauzio Varella para a Folha de São Paulo durante 10 anos. Desde de temas cotidianos, questões médicas e sociais, atribuindo também sua experiência como médico no presídio Carandiru. 

As crônicas estão entre situações vividas pelo doutor, como também pelos colegas de trabalho, ligados a temas cotidianos, á medicina ou á sociedade. Texto curtos que não passam de três páginas, interessantes, informativos e críticos. Da superlotação dos aeroportos a casos de bigamia, convivência de presos no Carandiru, drogas, a relação do crime com a classe social e medicina.

O nome do livro: A Teoria das Janelas Quebradas dar-se pela relação do comportamento humano e as questões sociais estão ligadas. Este é o primeiro livro do Drauzio que leio e surpreendi-me ao gostar tanto das suas crônicas, já que o conheço como médico pela televisão. De forma simples e acessível ao público, podemos nos identificar com algumas crônicas ou com a linha de pensamento. Conhecimento, humor são perceptíveis nas suas narrativas.

Drauzio desmistifica algumas crenças que a sociedade impõe á saúde, explica a nossa proximidade com os primatas, o instinto maternal das mulheres, " o sexo frágil". Sendo assim, conhecer o Drauzio através do seu livro foi uma ótima experiência. Suas crônicas são bem humoradas e tão boas de ler, que o tempo passa e você nem nota. 

Uma boa fonte de reflexão de alguns problemas da nossa sociedade, nosso comportamento ás vezes ditado e com relação a medicina. Para quem não conhece o Dr. Drauzio Varella fora da TV, esta é uma boa forma de gastar seu tempo lendo seus textos.

NOTA: 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.