Resenha: Por lugares incríveis,Jennifer Niven


Nome: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Páginas: 336
Editora: Seguinte

Ano: 2015
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Uma aposta certeira da Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras. O que você imagina vendo essa capa com essas imitações de casas, como aquele joguinho que (eu) pelo menos brincava quando era criança? E o que você imagina ser lugares incríveis?

Theodore Finch se pergunta se hoje é um bom dia para morrer. Há 6 dias, ele acordou de seu ultimo apagão da vida e agora está na torre do sino do colégio, quando a seu lado está Violet Markey, que congelou na borda da torre. Theodore a impede de saltar e a leva de volta para a escola. Ele guarda teu segredo da vontade do suicídio. Mas, a notícia que se espalha por ai é que Violet impediu Finch de se suicidar.

Na aula de geografia, o professor passa um trabalha em dupla, no qual eles terão que conhecer os pontos mais legais de Indiana, já que muitos colegas vão se mudar quando as aulas acabarem. Mas, Violet está tão fora de si, tão perdida e sem sentimentos, que não se importa mais com os amigos, com seus pais, com Ryan, desde que sua irmã Eleanor morreu em um acidente de carro.

"Talvez ninguém nunca vá até lá nem valorize esses lugares nem se dê o trabalho de pensar o quanto são importantes, mas talvez até o menor deles tenha algum significado. Se não tiverem pros outros, talvez tenham pra gente." 

 Theodore a incentiva, a tenta, começando por uma conversa atrevida no facebook. Desde ai, eles andam por Indiana, conhecendo pontos, tentando encontrar a si mesmos e tentando lidar com o passado e viver para o dia seguinte. Será que Violet será suficiente para que Theodore seja o melhor de si e viva para isso?

"Você me faz feliz...
Você me faz especial....
Você me faz adorável..."

 Por Lugares Incríveis, me ensinou tanto que ainda não digeri a história, nem a aceitei como foi escrita. Theodore, um garoto de ouro, que chamado de "aberração" pelos colegas, tenta ser vários em um. Violet , uma garota que lida todos os dias sem querer, vivendo com a culpa pela morte da irmã e depois tentando ajudar a si mesma. 

Não escreverei mais nada, para não revelar demais. Mas, leiam e se emocionem. Uma história que a autora viveu e contou para todos. Um livro que com toda certeza, deveria ser indicado como leitura oficial em colégios, em todas as estantes. O livro é mais do que um romance, sobre perda; é sobre o quanto precisamos conversar sobre o que sofremos, o que sentimos e que está nos destruindo por dentro. Uma pessoa pode mudar tudo, pode melhorar nossos pensamentos.

 NOTA : ★★★★
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.