Resenha: Zac & Mia, A.J.Betts


Zac e Mia 

Autor: A.J. Betts
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 288 
 Ano: 2015
Gênero: romance,drama
Sinopse: Zac e Mia - A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.
No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.
Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.
Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?
Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.

A partir do momento que vi a capa de Zac & Mia e me deparei com alguns trechos, mal podia esperar para lê-lo. E não deu outra, senão uma mistura de emoções, de alegria á dor, mas principalmente felicidade, pois essa história tem muito o que ensinar e foge dos contextos atuais.

“Preciso interagir com pessoas da minha idade, em tempo real. Preciso de algo que me faça lembrar do mundo, sem censura ou cautela. ”

 Zac & Mia, dois jovens que sofrem de câncer. Zac tem leucemia e está quase voltando para casa, pois acabou de receber uma medula óssea alemã ou a Helga como ele costuma chamar. Mia tem osteossarcoma (câncer nos ossos das pernas), mas dificilmente aceita sua condição. Baladeiira, popular e um pouco omissora do que acontece na sua vida para seus “amigos” e para si mesma. Em um dia, um novo membro é instalado no quarto 2, porem é a jovem Mia que ali está, sempre escutando musica alta e sempre silenciosa.

“Não sou lutador e provavelmente nunca vou ser muito corajoso. Fiquei deitado na cama por vinte e sete dias consecutivos e consegui recuperar o controle dos meus intestinos. Consegui perder cem por cento do cabelo, e minha cabeça de alguma forma dobrou de tamanho.”

Mia luta contra a ideia que está doente, ainda saindo com os mesmos amigos, vivendo sua  vida badalada de vez em quando, mas precisa amputar uma perna e terá que encontrar um jeito de seguir em frente depois de mutilada.  Zac & Mia acabam se conhecendo mais depois de adicionarem um ao outro no facebook e falar pelas paredes. Duas pessoas que em condições normais não se cruzariam, porem ambos buscam recomeços, esperança e um futuro um pouco mais longo, em que limitações não impeçam seus sonhos.

“Está experimentando uma nova forma de terapia, tentando fazer as células cancerosas dela se auto destruírem espontaneamente? Existe alguma Cura Milagrosa da Lady Gaga para o câncer de qual nunca ouvi falar?

 Zac & Mia é um livro sensível, romântico, com diálogos engraçados e reflexivos e lições de vida que fogem do clichê de alguns livros sobre câncer. Fugindo da doença e focando um pouco mais na amizade. Recomendo a obra para todos, seja amantes de “A culpa é das estrelas”, seja quem adora um romance reflexivo, aposto que você não se decepcionará com o enredo deste livro.

“ Há tanta coisa que ela ainda não compreende: que fica melhor; que não é culpa dos médicos. “Não lute”, eu quero dizer. “Não puxe a alavanca da Saída de Emergência. Tome as pílulas e aproveite o passeio como der. “Eu queria poder dizer isso a ela. Eu queria poder dizer a ela quanta sorte tem. ”

Confesso que segurei meu choro em algumas partes e apertei meu coração para não doer tanto, mas impossível seria não refletir um pouco sobre esses dois jovens e milhares que estão nesse momento tentando encontrar coragem e força para enfrentar as diversas doenças que maltratam suas vidas.

“Ele sorri e o sorriso fica bem nele, melhor do que poderia imaginar. Fico admirando por dois segundos, esperando poder lembrar. ”

NOTA:  ★★★★
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.