• Cinema
  • Inspiração
  • Leitura
  • Música
  • Playlist
  • Resenha
  • Série
  • Texto
  • Vídeo
02 março 2016

Resenha:Um ano inesquecivel - Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimenta


Um Ano Inesquecível

Título: Um Ano Inesquecível
Autoras: Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta, Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 400
Gênero: Contos
Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.
Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!


Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças Juntas? Sim ! Esse foi o livro que infelizmente tive que adiar para le-lo melhor .E posso dizer mesmo no comecinho dessa resenha, que minhas autoras nacionais estão juntas para formar um livro de contos incríveis.

 A ideia do livro foi fazer um conto sobre cada estação do e depois de ler, notei que cada autora escreveu sobre uma estação que é a cara delas, logo sendo totalmente original e único a sua forma.

"O colorido que tinha tomado conta da paisagem nos últimos dias havia empalecido novamente."

Enquanto a Neve Cair é o primeiro conto do livro e é da Paula Pimenta que nos apresenta Mabel, uma adolescente que está apaixonada por alguém que não dá nenhum cabimento para ela, mas que acredita que o beijo que deram antes significou algo. Todavia, quando surge uma oportunidade dela fazer uma viagem em turma e que o garoto estaria, sua família preparou uma viagem para o Chile e a menina não poderá ficar com os amigos. E neste inverno, ela vai conhecer e se surpreender com tudo o que acontecerá naquele lugar.

 Mabel foi a personagem que mais me deixou entediada. Para ser sincera , entendo os quase 15 anos dela, mas ela é totalmente mimada e criança.Suas atitudes eram infantis e por vezes, egoístas, sempre se achando a certa na historia, mas com o passar o enredo finalmente ela começa a amadurecer.

"Todas as vezes que ela aparecia, estava correndo atrasada e apenas sorria, acenava ou deixava algum dinheiro no seu pote."

 O segundo conto é  O Som dos Sentimentos, da Babi Dewet. Nele conheceremos João Paulo de 19 anos e Ana Júlia de 17. Ele faz faculdade de Música e ela está no Ensino Médio , mas fazendo estágio em um escritório de advogacia. Ela odeia que começem a cantar a musica de Los Hermanos para ela. E Joao Pedro é uma dessas pessoas que cantou e de uma forma estranha eles passam a se conhecer. Primeiro, pela troca de olhares e esse outono promete ser regado de muita musica e muito amor. Foi definitivamente um dos meus contos favoritos. Nada no romance era forçado, nem as ações e nem as emoções. Foi tudo quase real para mim.

"Eu queria provar a eles que conseguia me virar sozinha."

A Matemática das Flores foi um dos contos mais fofos e talvez diferentes da  Bruna Vieira. A historia de Jasmine, uma menina que está terminando o Ensino Médio e que a matemática é um monstro de 7 cabeças para ela passar de ano.

 Sua mãe é dona de uma floricultura e por isso, seu nome é a flor favorita da mae dela . E por odiar seu professor de matemática e fazer uma piada, ela fica de castigo por algumas aventuras. Seu último ano contará  com umas meninas implicantes por causa do seu cabelo cacheado, os pais a pressionando para passar de ano e de vestibular, seu ódio por matemática e talvez com um novo amor. O cara será seu monitor e muitos números estarão presentes nessa aula.

 Eu amo a Bruna e talvez esse tenha sido um dos melhores contos do livro. Algo que adorei foi mencionar os cabelos cacheados e ainda mais coloridos, pois agora posso me identificar totalmente com a questão.

"- Eu acredito no seu amor. Eu amo o seu amor."

O último conto é  Amor de Carnaval, da Thalita Rebouças e logo é o mais divertido, já que somos apresentados a um trio inesquecível : Inha, Kaká e Tati, três amigas inseparáveis que foram para Búzios passar o Ano Novo e tornaram-se fofoca. Inha foi largada pelo namorado e só queria um amor de cinema, ser famosa. A Kaká queria um príncipe , mas foi trocada por um cavalo. Tati queria ser famosa, muito e por seu irmão começar a namorar a funkeira do momento, a Keilinha Kero-Kero-, logo tornou-se a cunhada mais seguida das redes sociais. As três vao  aproveitar o Carnaval carioca de camarote e Inha pode conseguir um amor de carnaval. Mas , será que vai durar?

 A narrativa de Thalita é a mais divertida e rápida. Adorei a autora ter abordado sobre esse amor de carnaval, que pode durar ou não, dependendo de cada um, mas deu logo para perceber a personalidade divertida da Thalita.

O fato de ter quatro escritoras, com estilos diferentes, escrevendo sobre estações do ano e personagens  opostos um do outro é o que diferencia o livro de contos dos demais. Você pode se identificar mais com um do que com outro e logo, se envolver e ri com a escrita.

 Todas as autoras nos divertem e nos ensinam de maneiras diferentes: Paula Pimenta nos mostra que podemos amadurecer, Babi Dewet nos que é normal estarmos um tempo perdidos e depois nos encontrarmos, Bruna Vieira nos ensina a enfrentar nossas dificuldades e lutar para supera-las e Thalita Rebouças nos diverte com um amor de carnaval, que pode durar outras estações.



divulgar

comentar


Comentário(s) pelo Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário