Resenha:Hoje vai ser diferente - Maria Semple


Título:: Hoje vai ser Diferente

Autora: Maria Semple
Páginas: 288
Editora: Intrínseca

Sinopse: Eleanor Flood sabe que sua vida está uma bagunça. Mas hoje vai ser diferente. Hoje ela vai tomar banho e vestir roupas decentes. Vai à aula de ioga depois de deixar seu filho Timby na escola. Vai almoçar com uma velha amiga. Não vai suar. Vai transar com o marido Joe. Mas antes que possa colocar seu humilde plano em ação... a vida a surpreende e ela é forçada a abandonar suas humildes ambições e acordar para um novo e inesperado futuro.Hoje Timby decidiu fingir que está doente para passar algum tempo na companhia da mãe. Também é o dia em que o cirurgião Joe decidiu avisar à sua recepcionista — e não à sua esposa — que está de férias. E quando parece que as coisas não podem mais dar errado, um antigo colega de trabalho de Eleanor desenterra uma relíquia do passado: páginas que contam um dos segredos mais bem guardados de Eleanor.
De autoria da maravilhosa e premiada Maria Semple, Hoje vai ser diferente é uma história hilária e otimista sobre uma mulher que acorda determinada a ser a melhor versão de si mesma.


Em “Hoje Vai Ser Diferente” , conheceremos Eleanor,que começa todos os dias recitando seu mantra que vai tentar ser uma pessoa melhor, que será diferente, que estará presente. Que não falará palavrão e que vai dar o melhor de si. Porém, o dia de Eleanor não será como o planejado, a começar pela ligação da escola de Timby, seu filho que está com problemas. A rotina que Eleanor tinha planejado destruída e ela se vê diante de situações inesperadas, flashbacks e confusões.

“Naquela manhã, ainda na cama, eu tinha um objetivo risível de tão modesto: olhar as pessoas nos olhos, me vestir, sorrir! Era para ter sido tão tranquilo quanto um passeio de domingo no parque. Então a Realidade, essa fanfarrona, surgiu na minha frente como um caminhão e começou a jogar melancias na minha direção. E ainda nem era uma da tarde!”

 A história é narrada em primeira pessoa e se passa em 24 horas, enquanto ela tenta resolver seus “problemas de gente branca”. Os personagens são muito bem construídos e engraçados. Eleanor é uma personagem real, com humor invejável, cheia de problemas como todo mundo e isso nos deixa mais próximos dela.Seu filho, Timby, é um personagem muito divertido,cuja inocência e esperteza me conquistaram.

Confesso que não sabia o que esperar da trama. E o que mais me surpreendeu foi o fato de a narrativa não ter um rumo certo, não sei bem se atendeu as minhas expectativas. Mas,as únicas certezas do livro são : que Timby acompanharia o longo dia com sua mãe, que o marido mentiu para Eleanor e algum segredo seria revelado. Quando ao final, eu não sabia lidar com minha surpresa.


 “— Eu estava dizendo que odeio as princesas da Disney…
— Você ama as princesas da Disney! — gritei.
— Nunca gostei delas! — berrou ele de volta.
— Você se vestiu de Gaston no Halloween, e Gaston gosta da Bela, então você…
Paf! Timby bateu a porta com força.”

Uma coisa que me incomodou foi a relação de Eleanor e sua irmã, Ivy – uma relação inexistente. Porém, talvez a autora tenha em mente que não conseguimos resolver todos os problemas rapidamente e no mesmo dia, porém alguns são aos poucos e precisam de mais tempo. 

Eu recomendo a leitura para você que quer se divertir com uma Eleanor sarcástica, que gosta de diálogos engraçados e atuais, mas não crie grandes expectativas. Não será um livro de chic-lit, não será um romance, porém será uma leitura atual de uma mulher cheia de problemas em um dia que planejou que ia ser diferente. E quem tem um dia perfeito, não é?

 “Nem todas essas características são ruins: perfeccionismo é o que torna um aluno o melhor da turma; dificuldade para confiar nos outros gera autossuficiência; baixa autoestima pode ser uma excelente motivação; se todo mundo fosse entusiasta da realidade, não haveria arte.”

                      Nota: ★★★(3,5/5) 

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Bia, eu já seguia o blog no instagram mas ainda não conhecia o site eu amei! Muito lindo! Parabéns!
    Enfim... Adorei a premissa do livro e adorei a sua resenha!

    Beijocas,
    Carla
    www.sharingbooks.com.br

    ResponderExcluir

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.