Resenha:Uma história de verão - Pam Gonçalves ★★★★(4,5/5)

Título: Uma história de verão
Autora: Pam Gonçalves
Ano: 2017
Páginas: 304

Editora: Galera Record

 Sinopse:É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.

Analu acabou o Ensino Médio, está prestes a começar a faculdade e está curtindo os últimos dias de férias, antes que se separe de seus melhores amigos para morar em São Paulo. Porém, Analu tem uma família que busca a perfeição em tudo, que quer obriga-la a seguir o curso de Direito e seu irmão gêmeo, a seguir os passos do seu pai em engenharia.

Mas, Analu é uma jovem rebelde, que apesar de viver conflitos na família, quer realizar seus sonhos e isso começa quando passa na faculdade de cinema, alvo de desaprovação de seus pais. Por isso, aproveitará seu último verão com seus amigos Gisele e Yuri antes de se mudar definitivamente para São Paulo, porém ela acaba reencontrando alguém que lhe machucou muito há alguns anos atrás: Murilo, sua paixão insistente.



Acompanho a Pam desde o Garota IT e é uma imensa alegria ler mais um livro dela. Esse romance é bem a cara da Pam, ao lembrar dos lugares que ela gosta, as referências e cenários que até lembram  outras histórias. Teve até música do Forfun J


Uma história de verão tomou rumos inesperados em alguns momentos, fugiu dos clichês (alguém diz amém?), mesmo não sendo do jeito que eu esperava, foi uma leitura fluida, mais leve e envolvente. A autora aborda sutilmente algumas discurssões sociais importantes, que por mim, deveriam ter sido melhor abordadas.


 Analu foi uma personagem que me irritou em alguns momentos: sua desconfiança permanente me fizeram desgosta-la um pouco. Por isso, eu queria mais dos personagens secundários e  nas últimas páginas, eu senti que a história ficou bagunçada, fugindo do foco principal.
Eu adorei tanto essa história, que seria pedir demais uma continuação? Eu adoraria acompanhar mais da Analu e claro, de seus melhores amigos ! J


“Algumas vezes a gente não entende a escolha das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabe a elas decidirem. “

Nota:★★(4,5/5)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.