Resenha: A vida mentirosa dos adultos | Elena Ferrante


Editora: Intrinseca
Nota: 3,5'


Giovanna escuta seus pais dizerem o quanto ela é feia e maldosa como a tia Vitoria. Seguimos a vida de Giovanna por 16 anos: entre a perda de seus amigos, a vontade de agradar aos pais e a tia, sua relação com seu corpo durante a puberdade e a atração pela pela tia tão odiada.

Essa foi minha primeira experiencia com a escrita da autora e eu percebi que essa história tem uma carga dramática familiar bem acentuada, personagens secundários que influenciam as decisões da personagem e um elenco que dividiu minhas opiniões durante a leitura.

Nápoles é bem descrita até o ponto de parecer vivido a experiencia com o livro. Uma personagem insegura dentro da sua própria casa, do seu próprio corpo e refém de suas emoções. Uma família instável e permeada de brigas. Elena Ferrante pincela sua obra aos poucos, sem pressa e não tem medo de provocar o leitor com obscenidade. Principalmente quando se trata de uma menina de 13 anos, que é exposta a vida sexual da tia muito cedo.

Infelizmente não consegui criar empatia por nenhum personagem. Giovanna me pareceu egocêntrica, dramática e exagerada em alguns momentos. Mesmo a trama tendo uma perspectiva interessante através da protagonista. Ela cresce e acompanhamos as mudanças na sua vida, suas relações familiares, seus problemas e suas formas de lidar com o veneno psicológico que é exposta tão cedo.

“Foi assim que, aos doze anos, soube pela voz do meu pai, sufocada pelo esforço de mantê-la baixa, que eu estava ficando igual à sua irmã, uma mulher na qual – eu o ouvira dizer desde sempre – feiura e maldade coincidiam perfeitamente.”

Ao finalizar a leitura, percebi o quanto as pessoas podem serem toxicas. A Giovanna percebe todas as mentiras que a rodeiam, o esforço que os adultos fazem para aparentemente serem perfeitos. Ao conhecer sua tia Victoria, aquela tão odiada por seus pais, tida como feia e maldita, a leva a viver acontecimentos inesperados, a lidar com decepções e amadurecer.

Com uma escrita fácil, poética, apesar do ritmo lento. A prosa da Elena Ferrante me prendeu e me levou a questionar a busca da identidade quando somos adolescentes. A atração que sentimos pela beleza, que muitas vezes nos é tirada durante essa fase, a vontade de ser livre da família e crescer de uma vez para ser adulto. Porém, é aqui que percebemos a ilusão de querer se tornar adulto, uma vez que vimos tantas imperfeições nas suas vidas.

“Mentiras, mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas.”

Uma história agradável, provocante e apesar das ressalvas, me deixou querendo ler mais obras da autora. O olhar de uma criança sobre a vida dos adultos foi mostrado de maneira nua e crua. O final aberto me satisfez , assim pude dar asas a imaginação sobre Giovanna.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.