Resenha: Prazer em Queimar , Ray Bradburg


VOCE JÁ LEU ALGUMA OBRA QUE TE FEZ TER VONTADE DE LUTAR CONTRA UMA INJUSTIÇA?

📚Há 100 anos atrás, nascia Ray Bradburg. Um autor famoso por estar a frente do seu tempo. Com 15 anos, ele ouvia no rádio que o líder alemão mandava queimar os livros. Quem faria isso? E esse foi uma das inspirações para uma das distopias mais aclamadas do mundo. O fósforo foi riscado em 1953 com o lançamento de Fahrenheit e depois disso, o clássico passou a ser uma das distopias mais conhecidas do mundo.

🙏🏻Para comemorar, a @editorabibliotecaazul lançou “Prazer em Queimar”, com 16 contos, escritos pelo autor antes e depois de Fahrenheit 451. Abordando autoritarismo, violência, automatismo, repressão, entre outros. Alguns, como O Bombeiro, deram origem ao "Fahrenheit 451".

E claro que não posso deixar de mencionar o quão atual são suas histórias. Principalmente, quando há uma lei para aumentar imposto, restringindo a informação, aumentando a alienação dos cidadãos e aos poucos restrições quanto a liberdade.

❝Rasguem meus livros, queimem meus livros, erradiquem, rasguem, limpem. ❞

Pretendia ler um conto por dia, mas quando comecei, não consegui parar. Estava tão envolvida nas discussões propostas pelo autor, que isso só acrescentou a minha indicação a "Fahrenheit 451". Meus favoritos foram: “Fênix Brilhante”, no qual inicia-se a queima dos livros pelo governo, que alerta o quão perigosos são. Neste , uma biblioteca é invadida pelo governo autoritário e tudo é destruído. “ Para o futuro” foi o meu favorito também: tão sensato e provocante.

As críticas do autor continuam poderosas, visto o futuro a que estamos sujeitos. Mas, a leitura foi especial e me permitiu refletir além do esperado. Afinal, somos cidadãos, possuímos um fósforo na mão e juntos, podemos acender uma chama maior para defender a liberdade de expressão.

❝E quando os livros forem queimados, os últimos livros, só restarei eu, e as memórias na minha cabeça. E quando eu morrer, tudo isso desaparecerá. ❞

🔥 Este é um livro extra para explorar mais o contexto de Fahrenheit 451 e com certeza, uma chama ardente em tempos tão perturbadores.

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.