Resenha: O Penúltimo Capítulo, Clarice Pessato

Título: O Penúltimo Capítulo
Autora: Clarice Pessato
Páginas: 208
Gênero: Biografia

Sinopse: O Penúltimo Capítulo - Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.

Eu sei que não sou muito de ler autobiografias, mas quando chegou em minhas mãos "O penúltimo capítulo", fiquei tão curiosa para saber um pouco mais da história de Clarice Pessato, que deixei de lado qualquer coisa que poderia atrapalhar. Confesso que recebi o livro em novembro e só na primeira semana de maio peguei o livro para ler. Na verdade, acho que ele me convidou a ser lido, pois era chegada a hora. 

Essa autobiografia foi tão tocante e tao importante para mim, que logo você entenderá que o que nos tornamos com as  adversidades da vida, mostra de forma transparente o que somos e o que temos o poder de superar com Ele.

Em 1981, a vida de Clarice se desfez. Um acidente de carro mudou sua realidade de jovem aos 18 anos, cheia de sonhos e anseios. Com uma lesão medular grave, as consequências ficar tetraplégica e essa luta não só envolveria Clarice, como também sua família e amigos. O distanciamento dos seus amigos que nao souberam lidar com suas condições e a ajuda que ela teve de pessoas que nao esperava foi algo miraculoso. 

"Não sei porque alguns morrem, mas estar vivo é o primeiro requisito para que no sofrimento tenhamos paciência e possa existir a esperança do melhor. Só através da vida temos oportunidade de lutar, mesmo nas condições que eu me encontrava."

Tudo era frustante para ela e para não ficar pensando na sua condição o tempo todo, Clarice procurava fazer atividades : pintar quadros e ler, mas nada disso tirava o peso em seu coração. com o passar dos anos, Clarice pode entender como seu caminho mudou quando Deus mostrou o sentido de tudo e deu a ela um novo proposito. 

A provação não é falta de fé nem manifestação de vida com pecado, mas é um recurso usado por Deus para fortalecer a nossa fé."

Não vou me alongar na resenha, pois acho que o desfecho você deveria ler sem spoilers, pois essa história vai além do cunho religioso. A fé, a superação e a força de vontade mostrou a Clarice o impossível ser possível . E, antes de terminar a resenha, quero agradecer de coração a autora, por ter me dado a oportunidade de ler seu livro e através dele esperar em Deus para entender os planos que Ele têm na minha vida.

"O penúltimo capítulo" é um instrumento de fé, perseverança e superação, além da salvação em Cristo. É uma história real de dor, crescimento e vitória. Fico imensamente feliz em saber que esse livro chegou em minhas mãos e que depois será repassado para aproximar pessoas da fé, pois Cristo move as montanhas e tem poder de salvar qualquer pessoa.

"A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que 'e foram felizes para sempre'. Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer." 

 Quer conhecer mais a autora? Aqui estarão os links da escritora para que você possa conhece-la e entrar em contato. Um livro que têm o poder de te levar a metamorfose como uma borboleta, assim como foi Clarice. Recomendo !


Nota:★★★

Texto: País das utopias - PARTE III


        Eu sempre achei que teria alguém me esperando em algum lugar, mas não sei se acredito nisso mais. Comecei a me levantar, devagar e segurando o coração nas mãos. Devagar e sempre procurando um lugarzinho que eu chame de lar. Fui parada mais vezes do que imaginava. Algumas peças de tabuleiro se moveram e eu tive que desviar, fazendo escolhas e tomando decisões precipitadas que traziam tantas consequências para meu presente, naquele momento.
      Eu não me sentia real, não me reconhecia e quem me via estranhava a garota dos longos cabelos negros, dos olhos brilhantes e perdidos, que sempre andava com as mãos segurando um coração negro como o fundo do oceano.
       Um dia ela encontrou alguém. Uma peça branca naquele labirinto. Soltou uma mão e com a outra segurou a mão da peça que também estava quebrada. Ela tinha grandes cortes e suas mãos não existiam. Ambos continuaram pelo mesmo caminho, quando uma pedra caiu e a peça tropeçou.
         A garota derrubou seu coração no chão, desesperada em ajudar alguém que era um conhecido somente. Segurou os pulsos e apertou. Aquele órgão oco e pulsante ficou jogado e ela não sabia se deixava no caminho ou se deixava o amigo. Na dúvida, não sabia se o coração valia mais que amizade. Soltou as mãos e disse ao amigo:" guia-me para casa, para o melhor lar que encontrares, pois não aguento mais o cansaço. Não consigo caminhar sem saber meu fim. Leve-me para onde eu possa descansar meu coração."
     Mas, a peça recusou. Disse que estava mais perdida do que antes de tropeçar. Não conseguia diferenciar as cores e tudo ficou cinza. A garota prometeu guiar por um certo tempo, guiando além da sua expectativa, mas nem ela sabia onde estava e nem como se encontrar.
      Uma confusão enublou seus pensamentos e uma chuva de pedras caiu, jogando-a no chão e derramando mais uma lagrima do seu oceano, este que ela não aguentava mais secar. Deitada, olhando para cima. Cabelos molhados, roupas amassadas e rachaduras que só aumentavam em sua pele.


Leituras de maio

Olá pessoal. Como vocês estão? Como foi esse mês de leitura? Para mim, sempre é a coisa mais maravilhosa da vida ler sempre que posso . Li um total de 10 livros e um extra, que “O livro do bem 2”: interativo e que vai durar até o final do ano. Aqui abaixo está a lista e as estrelinhas, se clicar , pode ir direto para a resenha escrita. Porém, confira tudo em um vídeo completo sobre as leituras:

01. Só a gente sabe o que sente - Frederico Elboni ★★★★
02. O penúltimo capítulo - Clarice Pessato ★★★★★
03. Laços de família - Clarice Lispector ★★★
04. Felicidade Clandestina - Clarice Lispector ★★★
05. A coroa #5 - Kiera Cass ★★★★★
06. Batman: A Piada Mortal - Alan Moore ★★★★★
07. Na Estrada Jellicoe - Melina Marchetta ★★★★
08. Talvez um dia #1 - Colleen Hoover ★★★★★
09. Filosofia - As grandes ideias de todos os tempos ★★★★★
10.Belo sacríficio #3 - Jamie Mcguire ★★★

        

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.