Resenha: Mentirosos, E.Lockhart


Mentirosos 
Título: Mentirosos 
Autora: E.Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Publicação: 2014
Sinopse : Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. 
"Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas" .
"Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real." - Scott Westerfeld, autor de "Feios"

Mentirosos conta a história de Candence, Johnny, Mirren e Gat, os próprios “mentirosos”. Todos os verões eles se reúnem em um ilha particular que pertence ao avô de Candence: Harris. A família Sinclair é perfeita: altos, ricos e lindos. Iimpenetráveis inabaláveis e invencíveis. Nunca erram, nunca fracassam, não são fracos.

"Somos Sinclair.

Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Vivemos, pelo menos durante o verão,
em uma ilha particular. 
Talvez isso seja tudo o que você
precisa saber a nosso respeito."


Até o verão dos quinze tudo estava perfeito. Mas, algo mudou toda a família e o destino de todos na ilha. Os Mentirosos voltaram a se encontrar no verão dos dezessete, depois que Candence sofreu um acidente na ilha, causando-lhe lesão cerebral. Ela tentará lembrar e juntar todas as peças que faltam na sua memória e porque toda a sua família está diferente.

A narrativa é dada em primeira pessoa por Candence. Afundamos com ela na confusão da sua mente, nas lembranças de seus primos, nas dores de cabeça e nas reações de toda a família. Logo, compreendemos o que segura o laço familiar dos Sinclair e porque são mentirosos.Passamos a conhecer Gat, Mirren e Johnny.

"Mirren. Ela é açúcar. Ela é curiosidade e chuva. (...) Johnny. Ele é estalo. Ele é iniciativa e sarcasmo. (...) Gat. Ele é contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte." 


O amor “proibido” de Gat e Candence alimenta o ódio do avô e definitavamente marca o inicio de uma experiência amorosa real para ambos, onde encontram o porto seguro um no outro em meio a tanta perfeição e egoísmo.

“E eu vi Gat,
E vi aquela rosa na mão dele,
e, naquele momento, com a luz do sol entrando pela janela e brilhando sobre ele,
as maçãs sobre a bancada da cozinha,
o cheiro de madeira e maresia no ar,
eu rotulei de amor.”

Por horas lendo, tentei desvendar todo o mistério em torno dos Sinclair e porque Candice não lembrava de nada e porque toda a reação em cadeia dos outros membros da família. Mas, para minha GRANDE SURPRESA foi a coisa mais impactante que eu nunca poderia ter imaginado.

"Não estou falando de destino. Não acredito em destino, almas gêmeas ou sobrenatural. Só sei que entendíamos um ao outro. Completamente."

Mentirosos traz de uma maneira cortante as consequências do egoísmo, da ambição e do jogo mental das pessoas que deixam de lado a própria família por bens materiais.Onde ter o poder e brincar do que pode ser para os outros é melhor do que a honestidade e imperfeição.

Se eu fosse você eu não lia essa resenha para você ler Mentirosos sem nada na sua cabeça, nenhum spoiler( mesmo não tendo), nem sinopse. Eu sou apaixonada pela escrita de E.Lockhart depois do "Histórico Infame de Frankie_Landau Banks", e nem é a toa que eu tinha que ter o novo livro dela. 
Eu me envolvi de tal jeito com a história, que eu defino como: perturbadora, excepcional, intensa. 

E.Lockhart te confronta e te coloca em um "labirinto" de duvidas e mentiras. A narrativa em primeira pessoa torna a história mais fiel a protagonista, transmitindo seus sentimentos, perturbações e amor. A família Sinclair é misteriosa e complexa, intensa e dividida pelo sorrisos e pela curiosidade. Eu poderia dizer que a história me deixou perturbada, encantada, dolorida e que tive uma das minhas melhores experiências lendo-a, mas tenho até medo de comentar mais do que devo aqui. Superou expectativas e ACABOU comigo, emocionalmente e mentalmente. ARREBATOU! Então, so tenho um conselho: LEIAM !

"O silêncio é uma camada protetora sobre a dor."
NOTA:  ♥ 

Resenha: Apenas um Dia,Gayle Forman



Título: Apenas um Dia #1
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama
Páginas: 384
Ano : 2014
Sinopse : "A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem – organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade – 24 horas que irão transformar a sua vida. ‘Apenas um Dia’ fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro… Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.”

Primeira leitura do ano com a Gayle e seu novo livro lançado pela Novo Conceito: Apenas um dia #1. Quando Allyson termina o ensino médio, ela ganha uma viagem á Europa dos pais, acompanhada por uma amiga. Ela e sua amiga Melanie fogem em um dia para assistirem uma peça de teatro onde conhecem Will Guerrilheiro, encantando-se por uma das melhores peças de Shakespeare. 

Assim, ela conhece Willem, ator e holandês, um mochileiro que convida Allyson para visitar Paris. Mesmo, não confiando completamente no estranho, ela se apaixona por Paris e dá sua mão para ser guiada pela cidade do romantismo. Em Paris, Lulu( Allyson) passam por pontos turísticos,aventuras e dramas. Em apenas um dia, ela viveu muito mais do que qualquer tempo que teve antes.

“E essa é a verdade. Posso ter apenas 18 anos, mas já me parece bem óbvio que o mundo está dividido em dois grupos: o dos que fazem e o dos que observam. As pessoas com as quais as coisas acontecem e o restante de nós, que meio que se arrasta sobre as coisas. As Lulus e as Allysons. Nunca me ocorreu que fingindo ser Lulu eu pudesse fazer parte do outro grupo, mesmo que só por um dia.”

Sua vida incompleta e sem graça antes de Willem nunca foi percebida. Por acasos, a Noite de reis, Willem e seu apenas um dia, levam Allyson a se arriscar, a acreditar em destino e acasos. O tempo nao existe, o destino dita tudo e um dia parece durar para sempre. Será que acasos te levam ao amor verdadeiro? Será que apenas um dia pode valer por um sonho ?

    "... sinto-me como se tivesse entrado num espaço de outro mundo, onde qualquer coisa pode acontecer, onde as identidades podem ser trocadas como sapatos. Onde os que pensávamos estar mortos podem viver de novo. Onde todos têm o seu "felizes para sempre". Reconheço que é meio fora de moda, mas o ar está morno e gostoso, as árvores estão frondosas e exuberantes, os grilos estão cantando e parece que, só desta vez, é possível acontecer." 

Citaçoes de Shakespeare, dialogos inteligentes e divertidos; identidade, escolhas e acasos são pontos dessa história. Em apenas um dia li esse Apenas um Dia, tão delicioso e romantico quanto Paris, tão bom e até melhor que Se eu Ficar. E definidamente anseio pelo próximo livro:Apenas um ano. Um romance para nao ser esquecido e impossivel nao se apaixonar.

                           

“E, em troca, eu a livrarei do peso do tempo. Ele coloca meu relógio em seu pulso ossudo, onde ele não parece tanto uma algema de prisão. – Por ora, o tempo não existe. É o que Jacques disse… fluido? – Fluido – repito, como um encantamento. Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre.”

NOTA :★★★★★  

Resenha: Um dia de cada vez,Courtney C.Stevens



Título: Um dia de cada vez #1
Autora: Courtney C.Stevens
Páginas: 232
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Sinopse: Alexi Littrell era uma adolescente normal até que, em uma noite de verão, sua vida é devastada. Envergonhada, a menina começa a se arranhar e a contar compulsivamente uma tentativa de fazer a dor física se sobrepor ao sofrimento que passou a esconder de todos. Ela só consegue sobreviver ao terceiro ano do ensino médio graças às letras de música que um desconhecido escreve em sua carteira. As canções parecem adivinhar o que o coração de Alexi está sentindo. Bodee Lennox nunca foi um adolescente normal, mas agora é o menino que teve a mãe assassinada pelo pai. Em seguida, ele vai morar com os Littrell, e Alexi acaba descobrindo que o Garoto Ki-Suco, o quieto e desajeitado menino de cabelos coloridos, pode ser um ótimo amigo. Em Um dia de cada vez, Alexi e Bodee, ao mesmo tempo em que fingem para o resto do mundo que está tudo bem, passam a apoiar um ao outro, tentando viver um dia de cada vez.

Um dia de cada vez é aquele livro que é intenso, emocionante, apesar das poucas páginas. Mesmo nao gostando da capa e por achar que não condiz com a história ou com o titulo,  uma narrativa que ficou rápida em alguns pontos e em alguns momentos tornou-se confusa, mesmo a história sendo chocante e tão real quanto. 

"Eu nunca entendi que a vida pudesse ser tão drasticamente dividida, mas pode. E é. Só existe o depois. E o antes."

Alexi Littrell é uma garota de 16 anos que está passando pelo ultimo ano do Ensino Médio e no ultimo verão sua vida mudou de tranquila para conturbada, lutando todos os dias para ser normal e aparentar bem, mesmo sabendo que algumas coisas que ela passou nao podem ser apagadas. 

Bodee Lennox, um garoto cuja mae foi assassinada pelo proprio pai, tornando-se mais solitário do que nunca. Com o passar dos capitulos, nota-se o quanto esses dois podem se complentar, entrando um na vida do outro, lutando contra a solidão e o sofrimento 

"Bodee é tipo de uma árvore alta e morta no meio de uma floresta verde. Ou uma sempre-viva cercada por carvalhos no inverno. Eu mal consigo ignorá-lo, porque ele é como essas árvores. A gente nota antes de qualquer coisa."

.A compulsão de Alexi por se arranhar, sua dor todos os dias ao ficar de frente com o que lhe atormenta e o quanto uma amizade pode ajudar a superar essa dor é percebida pela simplicidade das conversas.

Não importa quanto eu arranhe, as palavras continuam na minha cabeça.
Se ao menos eu conseguisse fazer o lado de fora doer mais do que o lado de dentro."

Um dia de cada vez é um dos melhores do gênero Ya/Drama, tanta simplicidade em um desfecho doloroso. Então LEIAM, não vão se arrepender de conhecer esse primeiro livro da trilogia FAKING NORMAL.  

 "Mas hoje é melhor do que ontem. E essa dor ainda é um buraco em mim, mas é um buraco que está diminuindo..."

  NOTA: 

TAG : Liebster Award

Como vocês começaram os primeiros dias do ano? Eu fui taggeada pelo Allyson do blog Minha Estante de casa( veja aqui !) para responder a Tag Liebster Award que consiste em responder 11 perguntas que me foram feitas e indicar mais perguntas para outros 11 blogs, fazendo novas perguntas. Confira ai :

1 - De onde surgiu o nome do seu Blog?
Primeiramente, o blog começou como Lado Bê, devido a uma música que eu me identificava bastante da banda Scracho e depois de 6 meses, defini como Meu Coração Literário, tinha mais haver com o conteúdo do blog e comigo também.

2 - Você tem alguma mania de leitura? Qual?
As vezes fico segurando um lápis ou sempre com um marcador, mas nada demais.

3 - Qual o melhor Filme ou Série baseado em livro que você já assistiu?
Por enquanto, foi Jogos Vorazes e Se eu ficar. Ficaram mais fiéis ao livro, sem contar em A culpa é das estrelas.

4- Qual autor você admira?
Kiera Cass, Cassandra Clare, George Martin, tantos e tantos.

5- Você pensa em escrever um livro?
Já pensei, mas não acho que tenho histórias suficientes ou criatividade que vá longe para escrever mais de 100 páginas.

6- Qual personagem de Livro, Filme ou Série você gostaria que fosse seu amigo?
Katniss de Jogos Vorazes, America de A seleção.

7- Quantos livros você leu no último ano?
192 para ser mais precisa.

8- Qual foi o melhor livro que você leu ano passado?
Trilogia Peças infernais, um caso perdida da Colleen Hoover, Maze Runner..

9- De onde vem o gosto pela leitura?
Eu sempre gostei desde criança, mas nos últimos 5 anos tem se tornado algo essencial para meus dias, mas do que um vicio.

10 – Qual livro mais torturante já leu? Por quê?
Dias Perfeitos, do Raphael Montes e Garota Exemplar da Gillian Flynn.

11 – Quem você gostaria de ser em um livro, filme ou série e por quê? 
Gostaria de ter a coragem da Katniss, a esperteza daTris, a inteligência da America e mistura-las para ser eu mesma.

Depois de responder essas perguntinhas, vou indicar blogs para responder as minhas perguntas : 

Jú - Chuva literaria
Keyla - Meu mundo inabitavel
Sheyla - Na vibe
Claudia - Doce juventude
Sílvia- O inverso do avesso
Fabiane - World Fabi Books
Juliana - Leitores e suas manias
Jessica - Sem papel e caneta com alma e coração
Mikaele -Do lado B ao mais clichê
Camila - Vivendo em constantes mudanças
Gabrielle - Stay tranquilinha
Geovanna - LeCry 
Lana e Ally - Garotas ao mar

PERGUNTAS :
1-Qual foi seu livro preferido em 2014?
2-Qual foi a melhor aposta de adaptação para 2015 nos cinemas?
3-Qual seu autor(a) preferido nacional?
4-Você se inspirou em algum blog para criar o seu próprio?
5-Quais blogs literários ou não fazem parte da sua rotina semanal?
6- Qual sua reação quando ganha aquele livro que esperava por tanto tempo?
7-O que você deseja fazer esse ano para seu blog?
8-Qual a sua trilogia favorita ?
9-Tem alguma citação favorita de algum livro? Qual?
10-Qual o seu seriado preferido ?
11-Você escreveria um livro? Qual seria o título? 

Regras da Tag:
Citar o nome da Tag - Liebster Award
Citar o nosso blog com um link direcionado
Fazer outras novas 11 perguntas, se possivel 
Indicar outros 11 blogs, se possivel

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.