Resenha: A sorte do agora, Matthew Quick

 Tìtulo:A SORTE DO AGORA
Autor: Matthew Quick
A Sorte do AgoraEditora: Intrínseca
Páginas: 224
Ano:2015
SINOPSEBartholomew Neil passou todos os seus quase 40 anos morando com a mãe. Depois que ela fica doente e morre, ele não faz ideia de como viver sozinho. Wendy, sua conselheira de luto, diz que Bartholomew precisa abandonar o ninho e fazer amigos. Mas como um homem que ficou a vida toda ao lado da mãe pode aprender a voar sozinho? Bartholomew então descobre uma carta de Richard Gere na gaveta de calcinhas da mãe e acredita ter encontrado uma pista de por quê, afinal, em seus últimos dias a mãe o chamava de Richard... Só pode haver alguma conexão cósmica! Convencido de que Richard Gere vai ajudá-lo, Bartholomew começa essa nova vida sozinho escrevendo uma série de cartas altamente íntimas para o ator. De Jung a Dalai Lama, de filosofia a fé, de abdução alienígena a telepatia com gatos, tudo é explorado nessas cartas que não só expõem a alma de Bartholomew, como, acima de tudo, revelam sua tentativa dolorosamente sincera de se integrar à sociedade. Original, arrebatador e espirituoso, A sorte do agora é escrito com a mesma inteligência e sensibilidade de O lado bom da vida. Uma história inspiradora que fará o leitor refletir sobre o poder da bondade e do amor.

Finalizando minha quase maratona de Matthew Quick, li A Sorte do Agora que nos apresenta Bartholomew Neil, um homem que 39 anos que morou com sua mãe até seu falecimento. Nos últimos dias de sua vivencia, sua mãe passa a chama-lo de Richard e Bartholomew acredita que está sendo assim por conta da grande paixão por Richard Gere, fingindo-se ser esse ator até os últimos dias da mãe.

Bartholomew é um homem solitário. Sem amigos e sem emprego. Acreditava que seu pai era muito católico e que este foi assassinado por isso, segundo sua mae. Agora, sozinho no mundo, a única pessoa  mais próxima da mãe e dele era o  Padre Mcnamee. Além disso, ele nutre uma paixão secreta pela Meninatecária, uma garota que trabalhava na biblioteca que ele frequenta.

Bartholomew encontra na gaveta da sua mae , uma carta assinada por Richard Gere, sobre a libertação do Tibete.A partir dai, ele começa a escrever para Gere como seu confidente , narrando tudo o que acontece em sua vida.

“Sempre que algo de ruim acontece com a gente, uma coisa boa acontece. Normalmente com outra pessoa. Essa é A Sorte do Agora. Precisamos acreditar.”

A cada capitulo, temos uma correspondência de Bartholomew para Richard Gere. Dialogos, dúvidas, conselhos, perguntas. È como um diário, porém com algumas vozes em sua cabeça.  Bartholomew  recebe a visita inesperada do Padre Mcnamee, que não é mais padre e que diz que Deus não quer mais falar com ele.Ele começa a morar com  Bartholomew.

 Depois, Wendy, terapeuta de Bartholomew o aconselha a frequentar um grupo de terapia e lá ele conhece Max, o cara louco por gatos e que esta sempre falando palavrões. E a partir dai, Bartholomew conhecerá mais pessoas e aumentará seu circulo de amigos, vivenciará muitas aventuras do que nos últimos 39 anos vividos e sempre compartilhando com seu Richard Gere.

Matthew Quick soube trabalhar o personagem com um teor psicológico e diferenciado dos demais livros.Porém, o livro não é o melhor dele, na minha opinião. Já que li recentemente Garoto 21 e só pude elogiar.

“órfão + gordo + desempregado + feio + mãe é sua única amiga x mãe morre - você está se aproximando dos 40 (...) É igual a onde eu estou agota! Isso é loucura?”

Leveza, profundidade, simplicidade, complexidade, tudo junto e misturado nesse livro. A história continua caprichada e curiosa com o passar das páginas, surpreendendo muitas vezes o leitor. Recomendo o livro para quem sinta desejo de ler uma aventura mais profunda e que o faça refletir sobre propósitos na vida, sobre suas sortes  e seus “agoras”.

“Lembre-se de que não conseguir o que se quer, algumas vezes, é um tremendo golpe de sorte.”

Nota: ★★★★

Resenha: O Mensageiro #3, Lois Lowry

O MensageiroTítulo: O Mensageiro
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Ano : 2016
Sinopse:Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.
Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.
Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.
Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.

SIM ! Depois que li O Doador de Memórias, da Lois Lowry, assisti ao filme e me apaixonei pela perspectiva de tudo. E não é à toa que esse último livro da série é uma mistura de realidade e fantasia, cheio de críticas sociais através de suas metáforas.

Em O Mensageiro, Matty  mora com o Vidente há seis anos no Vilarejo. Esse local é conhecido por abrigar forasteiros, pessoas que foram oprimidas, acolhendo e mantendo um clima amigável. Todavia, algo está se infiltrando no Vilarejo, mudando a rotina dos moradores e os motivando a fechar as fronteiras, para que nenhuma pessoa nova seja recebida. Matty é conhecido por sua habilidade como mensageiro e é encarregado de sair em busca de Kira, filha do Vidente, antes que as fronteiras se fechem e ela não possa mais estar com o pai.

Algo inesperado em O Mensageiro foi que temos a presença de Kira,  protagonista de A Escolhida e a  de Jonas, protagonista de O Doador de Memórias. Mostrando a existência de diferentes comunidades que coexistem em um mesmo universo.

O  clima em O Mensageiro é mais ameno do que os dois livros anteriores, que se mostram mais severos e cruéis com aqueles que são diferentes. Porém, a partir do momento que as coisas começam a mudar na comunidade, as reflexões se tornam mais intensas, refletindo sobre o caráter humano.

 A narrativa em terceira pessoa é fluida e simples. As metáforas são muitas, já que temos uma mistura de fantasia e realidade através do sentido figurado.  Finalizei o ultimo livro da Lois Lowry e fiquei extremamente tocada com o final e a delicadeza em que foi narrado. Uma série que recomendo demais por sua simplicidade e capacidade de envolver o leitor em um misto de fantasia e realidade.

Nota:★★★

Playlist : Esquadrão Suicida

Okay, essa é definitivamente a melhor trilha sonora para este filme: Esquadrão Suicida e a melhor que já escutei até hoje. Desde maio , algumas músicas andaram sendo divulgados que estrariam em um dos filmes mais esperados do ano da DC e da Warner ! Nao vou comentar nada sobre o que achei do filme, mas como fã de música , só tenho a dizer que ESCUTEM A PLAYLIST MAIS ELETRIZANTE e aposto como você ficará igual a mim: colocando REPEAT nas músicas.

Se você assistiu o filme e ficou louco, pensando: "OMG, preciso baixar essa trilha sonora e colocar no repeat" , você precisa mesmo, pois têm Eminem , Panic at the disco, Skylar Grey, Twenty One Pilots,Skrillex, entre outros.

                     

"Dentre tantos destaques de “Suicide Squad: The Album” estão as parcerias de Action Bronson & Dan Auerbach (de The Black Keys) [Feat. Mark Ronson] e Skrillex & Rick Ross; as novas músicas de Kevin Gates, Kehlani, Skylar Grey e Grimes, além do surpreendente cover da banda Panic! At The Disco do clássico “Bohemian Rhapsody”, do Queen. O  álbum traz ainda as inesquecíveis bandas War (“Slippin’ Into Darkness”) e Creedence Clearwater Revival (“Fortunate Son”), além de “Without Me”, de Eminem, a versão moderna de “You Don’t Own Me”, de Leslie Gore, com Grace e G-Eazy, e a primeira versão integral do cover do clássico “I Started a Joke”, de ConfidentialMX (Apres. Becky Hanson) – lançada no trailer de Esquadrão Suicida que foi divulgado na Comic-Con San Diego de 2015."

Para quem tiver interesse em baixar o album completo: Suicid Squad : The Album . Confira a lista de músicas ( as músicas destacadas de vermelho são as minhas favoritas):
1. Purple Lamborghini [Explicit] by Skrillex & Rick Ross
2. Sucker For Pain (with Logic, Ty Dolla $ign & X Ambassadors) [Explicit] by Lil Wayne, Wiz Khalifa & Imagine Dragons
3. Heathens by twenty one pilots
4. Standing In The Rain (feat. Mark Ronson) [Explicit] by Action Bronson & Dan Auerbach (of The Black Keys)
5. Gangsta [Explicit] by Kehlani
6. Know Better [Explicit] by Kevin Gates
7. You Don’t Own Me (feat. G-Eazy) by Grace
8. Without Me by Eminem
9. Wreak Havoc by Skylar Grey
10. Medieval Warfare by Grimes
11. Bohemian Rhapsody by Panic! At The Disco
12. Slippin’ Into Darkness by War
13. Fortunate Son by Creedence Clearwater Revival
14. I Started a Joke (feat. Becky Hanson) by ConfidentialMX

gif-_Arlequina

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.