Resenha: A Garota que Lê no Metrô, Christine Féret-Fleury


O que você faz quando encontra alguém lendo?

A - Se estica um pouco para ver o que o outro está lendo. 

B- Fica quietinho, morrendo de curiosidade.

C- Inventa uma desculpa e começa uma conversa sobre livros.

D- Observa de canto de olho e sonha que este será o amor da sua vida.

Juliette faz todos os dias o mesmo percurso de metro, vendo sempre as mesmas pessoas que o frequentam. Lendo o mundo ao seu redor ao invés de seu livro. Até que um dia, ela decide mudar o trajeto e conhece a livraria misteriosa do iraniano Soliman. Ele lhe dá um cargo: encontrar novos proprietários para seus livros, mas ela deve observar se essas pessoas realmente precisam daquele livro.

Eu tenho uma ligeira queda por livros sobre livros. Todavia, o que poderia ser fofo acabou sendo uma decepção para mim. É frustrante, eu sei. Mas, infelizmente não consegui me conectar com nenhum personagem, nem suas escolhas. E uma das coisas que mais me incomodaram foi os “pulos” na história.

Estávamos em uma cena e de repente, cortava para outra cena, o que trouxe um pouco de confusão e coesão na narrativa. A respeito de alguns nomes de lugares franceses, pode ser até familiar para quem tem uma familiaridade com a França, mas teria sido legal notas de rodapé com uma descrição.

A transformação de Juliette mesmo tratada superficialmente, foi doce e você percebe o quanto sua “missão” em distribuir influencia nisso, além de ter conhecido o Soliman e sua filha.

Mesmo com esses pontos negativos, teve alguns positivos, como: a discussão, mesmo que rasa e superficial sobre o poder de transformação da leitura e mudanças de rotina. Também adorei o cenário de Paris, dando aquele toque vintage e sonhador. Além da lista das obras citadas que a autora disponibiliza, você talvez reconhecerá alguns.

É uma leitura rápida, simples, mas eu gostaria que tivesse se prolongado um pouco mais e ter sido melhor desenvolvida. Independente da minha experiência razoável com a obra, lembre-se que todo LIVRO É UMA EXPERIENCIA INDIVIDUAL. Não é porque não consegui me conectar, que você não irá também, okay?

E tudo bem, por isso, espero que ele ainda possa cativar os corações daqueles que se identificarem.

 * LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA VALENTINA

NOTA: 3'

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.