Conversando sobre : Querido ex, Juan Jullian


Depois de viver um relacionamento toxico, o protagonista começa a escrever várias cartas para seu ex, colocando toda a raiva, os medos, frustações para fora. Contando tudo o que viveu no relacionamento e como ficou após ele, o Querido Ex talvez não seja tão querido por todos assim. Mas, da noite para o dia ele vira uma subcelebridade, atraindo a atenção de todos para si.

Tamanhos desabafos me fizeram sentir empatia por situações em que o personagem é incompreendido, humilhado e diminuído para estar ao lado do seu parceiro. E realmente são cenas fortes. Ademais, além de ser um jovem, negro e gay, o preconceito está presente ao seu redor, acrescentando ainda mais para os sentimentos ruins sobre si.

São situações comuns, identificáveis e por mais que eu desejasse que o personagem superasse, visse que se livrou de um embuste, tive a sensação que ele estava se depreciando mais do que o necessário. E que seu ex continua ali, tão presente quanto antes, mesmo na sua mente.


Apesar de ter sido uma leitura curta, rápida e dinâmica, eu queria mais profundidade dos temas citados: racismo, homofobia, gordofobia, relacionamento abusivo, entre outros. Senti que nenhum foi desenvolvido profundamente e talvez mais páginas resolvessem esse problema.

A forma como o livro termina me frustou um pouco, mas é compreensível. Nas entrelinhas desse LGBT nacional, o “Querido ex” traz em uma história dura, com nuances fortes, o que um relacionamento pode tirar de quem o viveu, seja o amor próprio, as amizades e as esperanças para o futuro. Mas, todos nós podemos viver de novo, só precisamos passar pelas fases do fim para recomeçar.

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.