Resenha: O leitor do trem das 6H27 - Jean Paul Didierlaurent


o_leitor_do_trem_das_6h27_1440449597523368sk1440449597b

Título:O leitor do trem das 6H27
Autor: Jean-Paul Didierlaurent
Editora: Intrínseca
Páginas: 176
Ano: 2015
Sinopse:Um romance sensível sobre o poder dos livros e da literatura.Operário discreto de uma usina que destrói encalhe de livros, Guylain Vignolles é um solteiro na casa dos trinta anos que leva uma vida monótona e solitária. Todos os dias, esse amante das palavras salva algumas páginas dos dentes de metal da ameaçadora máquina que opera.A cada trajeto até o trabalho, ele lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador na véspera. Um dia, Guylain encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar cores diferentes para seu mundo e escrever uma nova história para sua vida.Com delicadeza e comicidade, Didierlaurent revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que os personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedia a monotonia cotidiana.

O leitor do trem das 6h27 foi uma leitura que me surpreendeu, seja pelo tamanho do livro , mas pela simplicidade e capacidade de fazer de encantamento. Seus personagens eram encantadores  e leves em toda a narrativa. 

Comecei achando um pouco chato , mas terminei a leitura suspirando e amando a delicadeza da historia. A rotina de Guylain Vignolles é monótoma, simples e ele é um rapaz que todos os dias lê em voz alta nos vagões do trem.Ele é  operador de uma máquina que “tritura” livros velhos, porem esse personagem salva páginas aleatórias e soltas ao vento todos os dias depois do expediente, lendo para quem quiser ouvir. Todavia,a  rotina de  Guylain  muda e o surpreende fazendo-o superar suas próprias dificuldades em busca de algo maior.

As primeiras impressões podem parecer chatas: livro curto, titulo grande e sinopse sem grandes dicas, PORÉM tudo é surpreendente. O autor trabalha o romance de um modo único, mostrando a superação e a delicadeza da trama, que tem uma mensagem tao bonita que nos faz refletir a importância das palavras e o quanto elas podem mudar uma situação. Uma obra que sem duvidas recomendo e que promete tocar teu coração de uma forma que nunca imaginastes.

Nota : 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.