Resenha:Dois Irmãos de Fábio Moon e Gabriel Bá


DoisIrmaos

Título : Dois Irmãos
Autor: Fabio Moon e Gabriel Bá
Baseado na Obra de: Milton Hatoum
Editora: Quadrinhos na Cia.
Páginas: 232
Gênero: HQs, Comics
SINOPSE:- Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Entre os mais premiados da última década, os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma verdadeira legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. 
Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor. No traço deles, a vida dos gêmeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos. A Manaus dos quadrinhos, feita de um jogo de luz e sombras, acolhe este drama que cruza gerações e, seja nos grandes planos ou nos mínimos detalhes, carrega o enredo original de energia e vitalidade.
Quem conhece a obra de Hatoum vai não apenas reencontrar, mas redescobrir com outros olhos personagens marcantes como Domingas, Halim, Zana e Dália. E os novos leitores terão contato com um riquíssimo universo ficcional, um drama que, ao esmiuçar a intimidade e a rivalidade de Yaqub e Halim, lança luz nas frestas das relações familiares, do amor e da história recente do Brasil.

Dois irmãos contará a história dos gêmeos Omar e Yaqub, descendentes de libaneses que moram em Manaus. Inicialmente, os irmãos estão brigando e os motivos desta desavença os separam, criando ódio um pelo outro. Pela garota que ambos eram interessados e pela Segunda Guerra Mundial, o pai decide separa-los. O pai pretendia manda-los para o Líbano, mas Zana, sua mae não queria ficar sem os dois filhos. Entao, Yaqub foi mandado para a guerra, ficando fora de casa por 5 anos. Enquanto isso, Omar foi protegido pela mae.

A distancia não serviu para amenizar o ódio entre os irmãos. Yaqub não conseguia esquecer a briga, pois a marca ficaria para sempre no seu rosto. Omar vive protegido pela mãe, faz tudo o que quer e sempre está saindo para festas e mulheres. Yaqub é fechado, calado e um gênio da matemática, tornando-se posteriormente independente financeiramente dos pais.

Dois irmãos  é uma história de vingança e ódio,todavia não é focada somente na relação entre os irmãos. Todos os membros da família tem problemas e questionamentos quanto a sua vida. Halim e Zana sempre foram apaixonados, mas quando os garotos nasceram o relação não se restringiu mais a eles. Zana morre de ciúmes de Omar, então sempre dá um jeitinho para afastar ele das mulheres.

No começo não sabemos quem narra a história, porém com o passar do enredo percebemos que ela é contada pelo filho de Domingas, uma moça que ajuda Zana e mora com a família desde criança.O personagem narrador desconfia que é filho de um dos gêmeos.

Tive que pensar bastante depois de ter lido a HQ de  Fábio Moon e Gabriel Sá , mesmo sem ter lido a historia original de Milton Hatoum e dessa forma pude concluir que o enredo abrangeu diversos pontos da vida dos gêmeos e de seus familiares, mostrando a realidade sem pudor.

Nota : 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.