Resenha: Marcados pela luta , Marcos Zanon

Editora: Penalux 
Nota: 3,5'

Gumercindo é um garoto que veio de uma família carente e a observa se desintegrar pela violência. Mesmo assim, busca com seus irmãos um futuro na cidade. Após alguns anos, ele se casa e perde a sua esposa e seu filho. Mas, tudo que lhe resta é seu neto, Josef. Morando com seu avô, uma cumplicidade e afeição é criada. Até que um dia, seu único companheiro de vida falece e agora? Como lidar com a vida estando sozinho no mundo? ⠀
⠀

"E olhando para o passado, Josef percebeu que tinha orgulho das cicatrizes que carregava no corpo e na alma."


💬 Ao longo da leitura, me deparei com as lutas de outros personagens além do Josef: Gumercindo, Lívia, Ricardo e outros. A vida dessas pessoas estão ligadas a partir de Josef. Um garoto que cresceu com o avô e que após a perda, saberia que estaria sozinho no mundo. Mas, ainda sim, seguiu em frente, conheceu as oportunidades, a traição e as decepções.


💬 Através dessa história é possível perceber as facetas humanas, marcadas pelas cicatrizes, pelo amor e falta dele, as suas ambições e seus desafios em busca da felicidade. Gostei muito dessa abordagem social e psíquica do ser humano. Apesar do contexto interessante e o laço do enredo, não consegui sentir empatia por nenhum personagem, até cheguei a ponto de odiar propriamente alguns e suas atitudes. Todavia, a leitura ainda foi prazerosa e bem reflexiva.
 
💭 Mesmo assim, a escrita do autor é fácil, fluida e ágil. Ao virar das páginas, ficamos mais atentos ao que tudo pode acontecer e as reviravoltas que chegaram surpreendendo a todos. Todos somos marcados por nossas lutas diárias, pelas cicatrizes do passado, porém mesmo com algumas feridas abertas, merecemos viver e lutar contra nossos medos. Afinal, viver é uma luta e todos dias recebemos uma nova chance para experimentar a vida de uma forma diferente.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.