Quando histórias reais tornam-se livros com discussões acaloradas }.
Laurie está preocupada com o movimento iniciado pelo professor Ben Ross, chamado “A Onda”,que parece inofensivo, porém aos poucos, toma conta dos seus alunos. O professor queria mostrar aos alunos, como seria a ideia difundida pelo nazismo. Porém, a turma passa a saudar, marchar e difundir o movimento, até o momento em que a violência também é levantada e tudo é colocado em pauta.
“A onda” foi uma leitura interessante e bem reflexiva, pois é baseado em fatos reais e que aconteceram em uma escola americana. De uma forma brilhante, o professor aborda a Segunda Guerra Mundial, porém o que seria tão simples, passa a gerar caos entre os alunos.
❝ Força por meio da disciplina, força por meio da comunidade. ❞
✊🏻O que seria um teste disciplinar pode terminar dramaticamente. Ensinar uma lição foi muito além da ideia geral e isso acaba gerando uma pressão social e contribui para a disseminação do medo.
O livro mesmo sendo curto, passa a criar uma curiosidade sobre a ideia e em uma sentada é possível termina-lo. Mesmo tendo sido bom, eu desejei ter mais páginas e um maior aprofundamento de fato, na ideia inserida no contexto escolar.
Se você quer conhecer como um argumento pode ter consequencias e isso modificar a sociedade, indico a leitura dessa obra. Lembrando que ela inspirou a série “Nós somos a Onda”, da Netflix, que usa a mesma ideia para inspirar a trama, porém o mais legal é a sua trilha sonora. E o filme alemão homônimo, lançado em 2008, que retrata com uma maior proximidade ao que de fato aconteceu.