Resenha: 1984, George Orwell

 


Winston Smith é um funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade. Seu trabalho  é falsificar registros do passado para o presente. Não existem leis e sim regras do Partido, comandado pelo Grande Irmão, um tirano que patrulha a liberdade, proíbe o amor e mantém uma vigia do pensamento.

Ele odeia tudo isso, mas escreve em seu diário seus pensamentos até que se apaixona por Júlia e compreende que sentir é se rebelar contra o regime.

De que forma pode-se combater uma sistema ditador tão forte?

Essa é a segunda vez que leio a obra e nessa edição da @faroeditorial, temos uma diagramação que permite ir com mais calma, com uma linguagem mais tranquila, mesmo com um ritmo lento e que pode se tornar cansativo. Posso dizer que não foi simples, nem tão fluido, mas algumas leituras pedem tempo e paciência.

Impossível seria ler 1984 e nao associa-lo a nossa realidade. Não lembrar de distopias mais atuais e lembrar que a tecnologia comanda nossas vidas, controla o tempo e dita as regras. Escrito para criticar os regimes stalinistas e nazistas, denunciar as mazelas , Orwell foi um dos primeiros autores a extrair a realidade através de metáforas.

Mesmo não me apegando a nenhum personagem, sei que a história é complexa e atemporal. Afinal, Black Mirror, BBB estão ai para provar que o controle é possível. A verdade pode ser manipulada, a alienação pode acontecer. 

Escrito há mais de 30 anos, mas descrevendo o presente de uma forma assustadora, se você for parar para pensar. Um clássico distópico marcante e que te fará sair da zona de conforto, por mais denso que seja. O desfecho da obra é de tirar o fôlego. Então, não espere uma historia feliz. Essa é a dura realidade.


  • Aviso de conteúdo: tortura física e psicológica.

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.