Resenha:RAMONA BLUE, Julie Murphy


Ramona Blue mora em uma pequena cidade com seu pai e irmã grávida em um trailer. Depois do furação, a situação financeira não ficou boa.Tentando ajudar sua família, terminar o ensino médio, ela ainda tem que curar seu coração de um termino com a Grace.

Porém, um amigo de infância, Freddie, volta e a amizade começa a dar outros tons mesmo que ela se considere lésbica.


Desde Dumplin, senti que precisava mais da Julie Murphy e a @editoramelhoramentos me presentou com uma história tão humana, realista e sincera.


Ramona tem dúvidas sobre sua identidade sexual, vive em um trailer com a irmã e o pai, sobrevive de baixa renda em uma cidade pequenas e tem um relacionamento inter-racial. Mesmo com tudo isso, ela é tão madura com suas lutas.


Uma protagonista que está descobrindo sua sexualidade, que enfrenta problemas familiares e sacrifica tudo por quem ama. Sobre a importância da natação, amizade e crescimento.


Pontos a mais por ser um livro LGBTQ com diversidade, grande representatividade e muita comida. Sem esquecer do vínculo lindo entre irmãs, racismo, gravidez na adolescência, discussões sobre rótulos e gênero.


Mesmo não me sentindo identificada com o que Ramona viveu, sei que suas lutas, seja para se descobrir e ser quem é são a realidade de milhares de pessoas sobre IDENTIDADE. Murphy traz uma escrita que conta a história de um retrato autêntico de alguém que está descobrindo quem é.


Mesmo com uma cena do final mais corrida, senti que aprendi muito com essa história. Sobre crescer como pessoa, olhar para o futuro sem abandonar o passado. Julie Murphy aos poucos caminha para se torna uma das minhas autoras favoritas.


Uma leitura reconfortante, que traz tópicos relevantes e faz vibrar pelos personagens.

                                              QUOTES FAVORITADOS:

“Há algo no início da manhã que me faz sentir como se tivesse todo o planeta para mim.”

“Meu coração é elástico. Eu percebo isso pela primeira vez. Por muito tempo eu pensei que havia um limite para a quantidade de amor que eu poderia ter e a quem eu poderia dar. Mas a vida é muito mais dinâmica do que isso. O amor não desaparece quando você o dá, e o novo amor não torna o amor antigo menos legítimo. ”

“A vida é uma série de conflitos, e talvez a única resolução seja aceitar que nem todos os problemas serão resolvidos.”


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.