Resenha: Agora que ele se foi, Elizabeth Acevedo

"Uma rainha
oferece sua mão para ser beijada
e pode formar um punho
enquanto sorri o tempo todo.”

Camino mora na Republica Dominica e Yahaira, em Nova York.  Elas não se conhecem, mas quando o seu pai morre em um acidente de avião no caminho da Republica Dominica, seu contato é inevitável. Ela se sente desprotegida sem seu pai e logo que El Cero, um cafetão local a persegue. Até que Yahaira vem ao seu encontro e tudo o que ela pensou que sabia sobre seu pai, vira seu mundo.

 

“Então ele criou o teatro de sua vida
e se perdeu em todos os diferentes papéis que teve que interpretar.”


Tem um sofrimento e suas emoções podem ficar agitadas, mas é aquela leitura que vale a pena pela forma como a irmandade, o perdão é retratado. Por ser narrado por ambas as vozes de Camino e Yahaira, os pontos de vistas eram um pouco parecidas demais. 


Abordando o verdadeiro significado de perder alguém e lutar para seguir em frente. A historia do luto das irmãs que não se conhecem, que vivem segredos do pai traz empatia já que as protagonistas fazem tantas perguntas e so querem respostas.

 Alguns detalhes, como : a representatividade  lgbtqia+ , a forma como é escrito e o modo como a língua espanhola está entrelaçada na história, traz autencidade. Ademais, ela interroga sobre como as notícias são passadas pela mídia.  Como as tragedias a populações minoritárias podem ser negligenciadas e minimizadas.

 A poesia de Elizabeth Acevedo é baseada em fatos reais: em novembro de 2001, o voo 587 da American Airlines estava programado regularmente para voar do Aeroporto Internacional JFK para o Aeroporto Las Americas em Santa Domingo, mas caiu em Belle Harbour/na Península Rockaway de Queens, tirou a vida de 260 pessoas e quase 90% eram dominicanos e descendentes de dominicanos. 

 Um YA lírico, emocionante e fiel a vida.

 Aviso de conteudo: morte de um dos pais, acidentes de avião, perseguição, agressão sexual

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.