Resenha:Sombra e Osso ,Leigh Bardugo.


Sombra e Ossos

Titulo: Sombra e Ossos -  Grisha #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Ano: 2013
 Sinopse : Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se
à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Alina e Maly são órfãos e viveram juntos em um "orfanato". Com apenas 17 anos, mais ou menos, eles fazem parte do Primeiro exercito do Rei, Alina como cartógrafa e Maly como rastreador. Em uma missão a Dobra das Sombras ( uma linha de escuridão habitada por monstros), ao tentar salvar Maly , Alina revela um poder que antes não sabia da sua eexistência chamando a atenção de Darkling, o líder dos Grisha.

"Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada."

Os Grisha fazem parte do Segundo Exercito do Rei, mestres na pequena ciencia e guerreiros, contendo certos poderes. Os Corporalki são curadores e sangradores; os Etherealki controlam o ar, o fogo e agua, com poder de invoca-los. E os Materialki tem poder para fabricação de qualquer item necessário á corte e também conseguem mudar a face humana. Através desse novo poder, Alina é levada pelo Darkling para aperfeiçoar e treinar para dominar seu poder, mas as coisas nao serão facies e tudo o que ela verá será perguntas sem respostas.

"Eu espero por você há muito tempo, Alina.", disse ele. "Você e eu mudaremos o mundo." "Eu não sou do tipo que muda o mundo." "Apenas espere.", disse ele suavemente, e quando olhou para mim com seus olhos de quartzo cinza, meu coração de um pequeno pulo." 

O livro tem aquele melhor amigo, que nao deu bola para sua melhor amiga apaixonada, o bad boy poderoso que forma um ótimo triangulo amoroso, os poderes da Alina, que apesar de magra e pequena é a chave para o mistério; amigas, inimigos e tudo o que uma história precisa ter, certo?

"- Se podemos encarar Ana Kuya, podemos lidar com alguns volcras.
- Se eu me lembro bem, a última vez que cruzamos com Ana Kuya, você tomou uma bofetada nas orelhas e nós dois terminamos trabalhando nos estábulos.
Eu me retraí.
- Estou tentando ser reconfortante. Você podia pelo menos fingir que estou tendo sucesso."

 Um único porém, que deixou a história uma pouco complicada de ser entendida sao algumas coisas russas, mas pareceu bem interessante, apesar dos nomes complicados e detalhes. A mitologia dá aquele toque especial nesse romance fantasia. Diferente e muito bem construido, unico e singular.

"Eu me pegava caminhando por aí para encontrar você, sem qualquer razão, apenas por hábito [...] e então me lembrava que você não estava mais lá e todas as vezes, cada uma delas, era como se me faltasse o ar [...] Eu tinha arriscado minha vida por você [...] e faria tudo isso de novo e de novo e de novo só para estar com você, só para passar fome com você e congelar com você, e ouvir você reclamando sobre queijo duro todo dia. Então não me diga que seu lugar não é ao meu lado."

 NOTA : ★★★★★
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.