Resenha: Amy & Matthew, Cammie McGovern


Amy e Matthew

Título: Amy & Matthew
Autora: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Ano: 2015
Sinopse : Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro… exceto o que mais importa.


Pela sinopse de Amy & Matthew, eu já sabia que se tratava de um romance triste, mas me enganei ao lê-lo e me deparar que podemos ser muito mais que aparências e defeitos para o amor crescer.

"Ás vezes, eu te amo é o mais difícil de dizer."

Esse livro tão lindo conta a história deAmy & Matthew. Amor, mas não é só isso que define eles dois. Não é algo comum para esses dois. Amy é uma garota que tem uma doença degenerativa no qual seu corpo tem um certo grau de paralisia, então ela só consegue falar através de um computador. Matthew sempre foi colega da Amy, então passou a observa-la e mesmo mal lhe dirigindo as palavras, nunca pensou em se aproximar dela. Antes de Amy terminar o Ensino Médio, Nicole, sua mãe resolver contratar alguns "enfermeiros" que seriam amigos de Amy para cuidar dela na escola. Amy, convida Matthew a se candidatar a uma das vagas e ele acaba aceitando. Acredito que a partir daí, de uma amizade, grandes amores possam surgir.

“- Perguntei se eu poderia ajudar porque nunca fui capaz de fazer isso por ninguém. Queria ver se eu conseguia. É terrível ser sempre a pessoa que precisa de ajuda. Me desculpe se me enganei. Esse negócio de ter amigos é tão novo pra mim que às vezes cometo erros.”

A história me encantou. E mais ainda ao ler apenas algumas frases que pela primeira vez, não dizem muito sobre o livro, mas acabam dizendo tudo na sinopse. O preconceito de que Amy não pode amar, não pode ir a festas e só é tida como uma garota com QI alto e deficiente, é algo muito presente em nossa realidade. Se apaixonar por Amy será inevitável. Ela é sem amigos e com tantos problemas que poderiam a fazer desistir da vida, mas com seu Pathway - a maquina que serve de voz para Amy- você entenderá o porque de tanta ironia no livro.

“Amy desviou o olhar, de modo que foi impossível dizer o que ela estava pensando. Já não era muito fácil, com sua gama limitada de expressões, mas se olhasse nos olhos dela, em geral, conseguia entender. Talvez suas palavras tivessem soado muito egoístas. Como se ele só estivesse pensando em como aquilo o afetava. Não estava. Ele queria que ela soubesse que ele não estava ali para ser legal ou porque sentia muito. Queria que ela soubesse que era muito mais do que isso. Não havia palavras, de fato, capazes de explicar.”

O romance é narrado pela Amy & Matthew, em terceira pessoa, por meio de e-mails, mensagens de textos e textos da Amy. Entre diálogos bem humoradas, a história que poderia ser tão melancólica, passa a ser divertida e reflexiva. Cammie tratou um tema tão forte de uma maneira leve, doce e reflexiva.

Mexeu com os rótulos impostos e os defeitos que insistem em ser encontrados em alguém. Mostrou que em meio a tantas dificuldades encontradas na vida de Amy & Matthew poderia existir amor para tudo se tornar mais “suportável”, fazendo se sentir normal. Tão especial quanto.Amy & Matthew é uma leitura SUPER recomendada !

"(...) não acho que você tenha que cortar todos os seus relacionamentos para fugir das expectativas que as pessoas têm de você. Você pode simplesmente não fazer o que elas esperam, certo?"

 NOTA : ★★★★ ♥

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Eu tô l-o-u-c-a para ler esse livro!
    Parece a coisa mais fofa do mundo!
    Assim que der vou comprá-lo!
    Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.