Resenha: O Penúltimo Capítulo, Clarice Pessato

Título: O Penúltimo Capítulo
Autora: Clarice Pessato
Páginas: 208
Gênero: Biografia

Sinopse: O Penúltimo Capítulo - Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.

Eu sei que não sou muito de ler autobiografias, mas quando chegou em minhas mãos "O penúltimo capítulo", fiquei tão curiosa para saber um pouco mais da história de Clarice Pessato, que deixei de lado qualquer coisa que poderia atrapalhar. Confesso que recebi o livro em novembro e só na primeira semana de maio peguei o livro para ler. Na verdade, acho que ele me convidou a ser lido, pois era chegada a hora. 

Essa autobiografia foi tão tocante e tao importante para mim, que logo você entenderá que o que nos tornamos com as  adversidades da vida, mostra de forma transparente o que somos e o que temos o poder de superar com Ele.

Em 1981, a vida de Clarice se desfez. Um acidente de carro mudou sua realidade de jovem aos 18 anos, cheia de sonhos e anseios. Com uma lesão medular grave, as consequências ficar tetraplégica e essa luta não só envolveria Clarice, como também sua família e amigos. O distanciamento dos seus amigos que nao souberam lidar com suas condições e a ajuda que ela teve de pessoas que nao esperava foi algo miraculoso. 

"Não sei porque alguns morrem, mas estar vivo é o primeiro requisito para que no sofrimento tenhamos paciência e possa existir a esperança do melhor. Só através da vida temos oportunidade de lutar, mesmo nas condições que eu me encontrava."

Tudo era frustante para ela e para não ficar pensando na sua condição o tempo todo, Clarice procurava fazer atividades : pintar quadros e ler, mas nada disso tirava o peso em seu coração. com o passar dos anos, Clarice pode entender como seu caminho mudou quando Deus mostrou o sentido de tudo e deu a ela um novo proposito. 

A provação não é falta de fé nem manifestação de vida com pecado, mas é um recurso usado por Deus para fortalecer a nossa fé."

Não vou me alongar na resenha, pois acho que o desfecho você deveria ler sem spoilers, pois essa história vai além do cunho religioso. A fé, a superação e a força de vontade mostrou a Clarice o impossível ser possível . E, antes de terminar a resenha, quero agradecer de coração a autora, por ter me dado a oportunidade de ler seu livro e através dele esperar em Deus para entender os planos que Ele têm na minha vida.

"O penúltimo capítulo" é um instrumento de fé, perseverança e superação, além da salvação em Cristo. É uma história real de dor, crescimento e vitória. Fico imensamente feliz em saber que esse livro chegou em minhas mãos e que depois será repassado para aproximar pessoas da fé, pois Cristo move as montanhas e tem poder de salvar qualquer pessoa.

"A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que 'e foram felizes para sempre'. Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer." 

 Quer conhecer mais a autora? Aqui estarão os links da escritora para que você possa conhece-la e entrar em contato. Um livro que têm o poder de te levar a metamorfose como uma borboleta, assim como foi Clarice. Recomendo !


Nota:★★★
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.