Resenha: Sonata em punk rock #1 , Babi Dewet

Sonata em Punk Rock
Título: Sonata em Punk Rock
Autor(a): Babi Dewet
Páginas: 300
Editora: Gutenberg
Gênero: Young Adult, Romance Contemporâneo 
 Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.
Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Valentina Gontcharov ou Tim como prefere ser chamada, leva uma vida simples com sua mãe. Ela ama punk rock e quer viver de música, mas as necessidades são mais fortes, logo tudo foi deixado de lado, já que a situação financeira não era das melhores.
Todavia, ela têm ouvido absoluto e é  aceita naAcademia Margareth Vilela, uma das maiores escolas de música do país.  Seu pai, um famoso violinista,  que sempre foi ausente em sua vida, quer se redimir e resolve ajudar a garota a ingressar na escola de música, realizando o seu sonho.

 Porém, a pressão na escola é maior do que ela imaginava. Ela precisa se enturmar, fazer amizades, lidar com preconceitos, novos instrumentos e ser punk rock em meio ao clássico de pessoas de classes altas.

Nessa escola, Valentina conhece o Kim, o garoto asiático gatinho e popular, além de ser um dos melhores pianistas do país. Logo, ela vai aprender muito mais que música, técnicas, vai lidar com amizade e amor.

“ A vida é como uma orquestra; são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E, sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. e isso é um saco principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos” .


Babi Dewet aborda  assuntos como déficits de atenção, machismo, homofobia e preconceito racial, narrando uma história muito próxima da realidade. Além disso, temos uma playlist recheada de puro rock: The Beatles, Radiohead, Green Day, Guns N’ Roses, Sex Pistols , The Pretty Recless . Cada capítulo tem como título o nome de uma música, convidando-nós a escutar a música apresentada e nos inserindo na trama. 

Sonata em punk rock é um livro nacional divertido e gostoso de ler, apresentando a importância do respeito, amor,  da amizade e dos sonhos! Um livro que vai , com certeza, conquistar muitos leitores , devido a tanta coisa identificável: música, cultura coreana, rock é muito romance. Agora só nos resta esperar pelos próximos 2 livros da trilogia .

"A verdade é que quando se faz o que gosta, tudo começa a fazer sentido e valer a pena." 

Para dar aquele gostinho musical, abaixo está a playlist completa do livro:
1. Rock & Roll - The Runaways
2. No more dream - BTS
3. Welcome to the jungle - Guns n' Roses
4. Fake Plastic Trees - Radioheard
5. No feelings - Sex Pistols
6. Make me wanna die - The Pretty Reckless
7. O Guarani - Carlos Gomes
8. Head on collision - New Found Glory
9. Good Riddance (Time of your life) - Green Day
10. Nillili Mambo - Block B
11. Rebel yell - Billy Idol
12. Noturno - Chopin
13. Punk Rock 101 - Bowling for soup
14. Cherry Bomb - The Runaways
15. Pretty Girl - Sugarcult
16. Concerto para y violino - Vivaldi
17. Heart of glass - Blondie
18. Queens of noise - The Runaways
19. How soon is now? - The Smiths
20. Baby, I love you - Ramones
21. Sonata para piano - Igor Stravinsky
22. Changes - David Bowie
23. I'm in love with a monster - Fifth Harmony
24. One way or another - Blondie
25. Bad Raputation - Joan Jett & The Blackhearts
26. Boulevard of broken dreams - Green Day
27. Space Oddity - David Bowie
28. I love Rock'n'Roll - Joan Jett & The Blackhearts

“O som do piano era incrível, e a forma delicada com que Kim tocava fazia parecer que a música saía de sua própria cabeça. Era leve, romântica e com combinações de notas que ela não imaginaria que pudessem estar juntas. O corpo inteiro dela pareceu relaxar e ela se lembrou de momentos felizes da sua infância.” 

Nota: ★★★

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.