Resenha: A Playlist de Hayden ,Michelle Falkoff


 Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. 

Recebi o livro "A Playlist de Hayden", pela Editora Novo Conceito e lê-lo foi como assistir um filme com uma trilha sonora que varia de melancolia á lembranças, mas que traz grandes reflexões.

 O livro inicia-se com a morte de Hayden, seu suicídio que ninguém entendeu, principalmente seu melhor amigo, Sam. Sam encontra um pen drive com um pedaço de folha escrito: "para Sam. Ouça. Você vai entender. "

Após o funeral, Sam conhece Astrid, uma garota misteriosa que também era amiga de Hayden. Porém, disso ele nao sabia, e logo reparou que existiam muitos segredos entre os amigos. Quem seria essa garota e como ela conheceu Hayden? O que aquela playlist queria revelar a Sam?

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”

A playlist é marcada de diversas bandas e cantores: Radiohead, The neighvourhood, Skylar Grey, Ramones, Metallica... Todas as musicas foram escolhidas com significados diferentes para a história. Cada capitulo tem inicio com uma musica que combina com aquela parte da história.

 Sam passa a receber mensagens do usuário de um jogo pelo melhor amigo no chat: Aquimago_Ged e o mistério cresce para descobrir o porquê Hayden fez o que fez.

"O que ele esperava que eu dissesse? Que ambos éramos desajustados sociais que não conseguiam se encaixar em lugar nenhum? Que salvamos um ao outro da solidão durante um bom tempo e que de repente estava tudo acabado?"

Em buscas de respostas, acompanhamos Sam e junto dele vamos descobrir a capa capitulo o mistério e os segredos que Sam escondia, além de escutar a trilha sonora que regava sua vida. Sam e Hayden eram opostos. Hayden é tímido, adora vídeo games e HQ's. Gordinho, com dislexia e baixinho. Sofreu com abusos dos pais, que o oprimiram querendo que seguisse modelos, além de ser ridicularizado pela trifeta do bulliying, formada pelo irmão Ryan e seus dois amigos. Sam é alto, magro, tímido. Vindo de família rica, mora só com a mãe e a irmã. Sam se sente culpado pela morte do amigo, pois não estava ao seu lado para protege-lo da solidão e tristeza.

 A playlist de Hayden não é só um livro com uma seleção de músicas intensas, melancólicas. Muito mais que isso: um enredo que procura abrir nossos olhos para questionar as atitudes más dos outros, para precaver a atitude de pais que querem moldar seus filhos para serem perfeitos, e não possuírem falhas. Preconceito, bullying são os temas gerais. Porém, mais importante como ouvir uma música que quer passar tudo o que você sente mas não consegue transmitir, é escutar o próximo, um amigo, um parente e compreender suas dores e sofrimentos. Poucas palavras tem o poder de mudar uma atitude futura como uma vida que pode ser tirada.

“Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."

Uma leitura recomendada, seja para emocionar ou ensinar. Só um ponto negativo e que não me fez dar as 5 estrelinhas: senti falta de um final próprio para Sam, pois senti que ele ficou sozinho para superar a perda do amigo e sua vida que tendia a mesmice sem Astrid. Aquela sensação que faltou um final apropriado, sabe? A Playlist de Hayden merece um espaço na sua lista de músicas, que tal dá uma chance?

''O que me fez pensar se todo mundo tinha uma vida secreta, aqueles aspectos da gente que não combinavam com o que pareciam ser.

Para ler o livro escutando a playlist: A Playlist de Hayden

NOTA:  ★★★
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Li esse livro recentemente e achei ele incrível. Li tão rápido que fiquei morrendo de saudade quando terminei. Achei a escrita da Michelle muito fluída e gostosa de ler. Além de que não tem como abandonar a leitura sem antes desvendar os mistérios, né?

    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro recentemente e achei ele incrível. Li tão rápido que fiquei morrendo de saudade quando terminei. Achei a escrita da Michelle muito fluída e gostosa de ler. Além de que não tem como abandonar a leitura sem antes desvendar os mistérios, né?

    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessada em ler esse livro... gostei da resenha!
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  4. Muito interessada em ler esse livro... gostei da resenha!
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.