Resenha: Vango - Entre o céu e a terra #1 , Timothée de Fombelle


Vango - Entre o Céu e a Terra

Título: Vango - Entre o Céu e a Terra (Vango # 1)
Autor :Timothée de Fombelle
Páginas : 360
Editora: Melhoramentos 
Ano : 2015
Sinopse : Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
LIVRO CEDIDO PELA EDITORA MELHORAMENTOS

A Editora Melhoramentos começou me dando alegria nesse mês de junho que mal começou, mas que, por enquanto só está trazendo coisas boas. Eles me enviaram o livro : Vango - Entre o Céu e a Terra, do Timothée de Fombelle, um francês que escreveu esse livro romântico e com a cara de Paris.

Vango é um jovem de origem misteriosa. Ninguém sabe muita coisa sobre ele, que fala cinco línguas, que aprendeu sozinho a escalar muros e telhados, sem causar o menor ruído. Mas, sua vida é cheia de segredos e mistérios colocando-a em perigo e ele só tem uma certeza: desde cedo alguém o persegue.

“Ele olhava a multidão: tantas histórias numa plataforma. E já sentia uma janelinha se abrir dentro dele [...] Nesse instante, compreendeu o que o padre lhe tinha dito. Antes de tudo era preciso ver o mundo, Ele sentiu o poder de um rápido encontro. Vidas que se afetam com apenas um esbarrão, por que passam pela outra com mais ímpeto.”

Aos 19 anos, Vango está prestes a se tornar padre em 1934. porém uma caçada a ele começa. Vango é suspeita do assassinato do padro Jean, sendo alvo da polícia de Notre Dame. Quando isso junta ao seu passado misterioso, a caçada torna-se eletrizante. Criado por sua babá, Mademoiselle, Vango nao conhece sua origem e só uma coisa ele sabe: que foi resgatado do mar quando tinha apenas 3 anos na ilha de Salina, na Sicília. 

E logo, vamos descobrindo que tanto mistério é esse na vida de Vango e o que seu passado reservou para o presente. O livro tem algo muito curioso e que foi um dos pontos positivos: o autor liga os personagens a fatos históricos e pessoas importantes nessa época de primeira guerra mundial. Você pode viajar e conhecer a bordo do Graf Zeppelin, parando até no Brasil.

Além de recorrer a fatos reais, como: Primeira Guerra Mundial e a crise de 29 nos EUA; posteriormente, o regime totalitarista da Alemanha e a Itália, além da ex- União Soviética. Uma mistura de mistério, história e romance. Um ponto negativo no livro no qual o autor pecou, na minha opinião, foram alguns diálogos desnecessários que deixaram a história um pouco lenta no inicio, mas que vai ganhando ritmo com o passar das paginas.

O livro tem continuação e se chama : Vango - Um Príncipe Sem Reino, que será publicado posteriormente pela Editora Melhoramentos. Recomendo para quem gosta de mistério e curte história de guerras. Confere o booktrailer :

       
NOTA:  ★★★
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.