Amor literário

 Por Bia leite.


     Gosto do quarto arrumado. Das palavras ainda mais. Dos livros organizados na estante. São felicidades diarias. Fui arrumar meus livros,como faço toda semana e procurei aquele, sim, aquele da história romântica e do autor conhecido. Não achei. Emprestei. Droga.Era o um dos meus preferidos entre tantos. Eu deveria ser presa por emprestar a alguém algo tao especial.
    Me chamem de louca, viciada, lunática, nao me importarei. Amarei esses novos apelidos. Mas livros carregam historias, não apenas palavras quaisquer. Um pouco de mim e de você. Da vida. É como ter esperança depois de um dia cansativo. É ver o horizonte, onde a vista vai muito além do que se pode imaginar.
   Aquele primeiro toque, o cheiro, as paginas folheadas. É tudo igual ao primeiro amor. O cheiro, o beijo, as primeiras palavras ditas. A cada minuto, uma página é escrita. A cada dia, um novo capitulo se origina, a fim de formar uma grande história. Por isso, compro tudo. Compro o titulo que me interessa, seja o autor ou a capa interessante, ou qualquer um que um amigo me indique.
     Não me ache tão egoísta.Não faça isso. Me diga algo que é seu e você não o emprestaria para ninguém. Sinta-se como eu. Sinta o que muitas palavras se perdidas podem trazer a um leitor como eu. Mas, quando alguém vê o que estou lendo e me pergunta: " me empresta depois", o que vou dizer? Eu digo: " quando eu terminar", e o abraço tão forte como se fosse o mundo que estivesse ali e eu fosse perder-lo a qualquer momento. 
    Pensei que talvez era para ter um livro que vinhesse com instruçoes de boas maneiras á leitores. Deviam saber que meu amor é algo muito grande para ser "emprestado". Nao haveria mais desculpas esfarrapadas, nem sorrisos tristes meus e perdas de companheiros tão doces e professores tão pacientes.
   Desculpa se meu amor literário me deixa exagerada. Mas não sou doente, não faço mal a ninguém. Entenda que nenhuma historia é igual a outra. Podemos ler dois livros parecidos, mas no fim, teremos aprendido algo diferente. Então, em nome de todos os títulos que tenho na minha prateleira e no meu coração, essas lindas historias podem ser espalhadas, mas por favor nao a percam de vista, nao deixem que haja estragos, porque tudo vai além de palavras, são, no fundo , minhas marcas.


Viajar pela leitura" / sem rumo, sem intenção. / Só para viver a aventura / que é ter um livro nas mãos. / É uma pena que só saiba disso / quem gosta de ler. / Experimente! / Assim, sem compromisso, / você vai me entender. / Mergulhe de cabeça / na imaginação!
- Clarice Pacheco
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.