RESENHA: PRINCIPE MECANICO , Cassandra Clare

Editora: Galera Record
Nota: 4,5'
 



"Tique-taque, começou a bater o coração mecânico em seus dedos..."

 

Em Londres de 1878, a órfã Tessa Gray tem apenas um cordão com um pingente de anjinho mecânico de lembrança dos seus pais. Ela ama livros e está em busca do seu irmão Nathaniel, mas é sequestrada por mulheres ou as irmãs sombrias.Para salvar o irmão,Tessa é obrigada a fazer de tudo, até algo que ela nunca imaginou ter o poder de se transformar em outras pessoas tanto vivas e mortas.

Até que Tessa descobre que esta sendo preparada para se casar com O Magistrado, um homem poderoso que tem a intenção de criar um exército de pessoas mecânicas para acabar com os Nephilim (anjo com humanos). E é nesse momento que Will, um caçador de sombras, aparece para salvar Tessa e a leva para o Instituto. Jem é o melhor amigo de Will, que os ajudará a lutar.



Anjo mecânico é incrível. Eu ficava surpresa a cada final de capitulo e com muita ação, fiquei presa nessa história, novamente.  Esse livro pode não ter um o melhor enredo, mas o que faz ele ser memorável é o elenco de personagens. Li Peças Infernais há mais de 4 anos e reler me fez lembrar o que eu amei nessa trilogia: a maneira como eles veem o mundo. A união que eles têm, a sabedoria com poucas palavras, as decisões tomadas e bem pensadas. São personagens tão palpáveis, mostram suas forças, fraquezas, machucados, cicatrizes e ainda são sinceros.

 

 “Sempre se deve ter cuidado com os livros - disse Tessa -, e com o que está dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar.”

 

Tessa é muito ingênua e inocente. Ela não tem ideia do porquê ela foi levada para as Irmãs das Trevas  e vê-la se desconhecer é triste. Porém, até o Will a encontrar e tudo mudar. No desfecho do livro ela já não é mais ingênua, ela é forte e corajosa. Ai Will, você tem meu coração todo seu atrevido. Adoro a personalidade sarcástica dele.

 

— Seja como você for fisicamente – disse ele –, homem ou mulher, forte ou fraco, doente ou saudável, tudo isso importa menos do que o que há em seu coração. Se tiver a alma de um guerreiro, você é um guerreiro. Independentemente da cor, da forma, do tom que a envolve, a chama do lampião permanece a mesma. Você é essa chama.

 

Anjo Mecânico é um livro especial, aquele para deixar em um cantinho único e que mal posso esperar para continuar essa história. Minha meta é ler em julho Principe Mecanico e em agosto Princesa Mecânica. E você? Já leu?

Resenha: A segunda vida de Milly, Beth Morrey


"
Se voce quer mesmo uma coisa, tem que se agarrar a ela. Não desista. Agarre-se como se sua vida dependesse disso."

 Missy Carmichael tem 79 anos e mora sozinha em uma casa grande em Londres. Todos os dias ela sente falta do seu marido, Leo. Porém, ela se esforça para viver normalmente, caminhando no parque próximo, sua distração para o seu coração partido. Nesse dia em especial, Missy acaba conhecendo uma mãe solteira, Angela e seu filho, Otis. Além de Sylvie, uma senhora que está distribuindo croassaints até que Missy tem um desmaio e essas pessoas que estavam ao seu redor ficam preocupadas.

 Dias depois, uma invasão, uma cadela precisando de cuidados e uma mãe solteira viram a vida de Missy do avesso. 

Ao longo do livro, é explicado o que aconteceu com Leo,além das tensões com a filha mais velha e sua relação com Alistair, seu filho mais novo que partiu seu coração. Do outro lado da rua, Missy se encontrava solitária, dando pequenos passos para amizades e isso trouxe luz para sua vida até então cinza.

Nem o coração mais duro resiste ao amor

Quando você se depara com uma pessoa solitária, triste e na terceira idade o que você faz? Eu simplesmente tenho uma vontade enorme de parar o tempo e apenar escuta-la. Seja para contar a história da sua vida, seja para olhar para as linhas do seu rosto. E foi assim que fiquei com esse livro da @intrinseca . Fechei os olhos e imaginei a Missy do meu lado, afaguei a Bob, corri atrás do Otis e ri com a Angela.

Essa é uma daquelas história em que uma personagem narra sua solidão, seus segredos, dificuldades, mas também conhece por destino( talvez?), pessoas incríveis e que trazem sorrisos antes esquecidos para seu rosto. Nos lembrando que é tarde demais para mudar sua rotina, não importa a idade que tenha. Nem para descobrir novos amigos, viver experiências. O envelhecer vai além dos anos.

E que livro mais maravilhoso. Fui cativada de todas as maneiras possíveis. Pela Missy, a quem quis abraçar e simplesmente sentar no parque para saber mais da sua vida.  Dos novos amigos que ela fez, como Angela , uma mãe solteira, mas durona e divertida. O pequeno Otis, um garotinho fofo. Mas, meu coração se enchia quando Bob, uma cadela fazia Missy se sentir amada e lembrada.

Beth Morrey tem uma escrita fluida, sensível e profunda. Te convidando para uma história cheia de reviravoltas, momentos divertidos e memoráveis. Com certeza, o final foi tocante, cativante e eu abracei esse livro.

Edificante, cômico e acolhedor. A Segunda Vida de Missy é como a vida: muitas vezes, estamos resistentes a mudanças. Mas, como uma flor, chegamos a uma momento que precisamos desabrochar, vivenciar novas aventuras, chutar o que nos deixa tristes e se abrir para outros caminhos. Para rir, chorar e curtir as surpresas que ela trará.

Resenha: Dôra, Doralina, Rachel de Queiroz


Editora: José Olympo 

Nota: 4'

Dorâ Doralina é uma jovem oriunda do interior. Mora com sua mãe, a qual a chama de Senhora. Mas, recentemente perdeu seu marido,vivendo para as ordens da mãe até que decide se mudar para Fortaleza. Trabalhando em uma pensão, Dôra conhece o mundo através das peças , comédias e espetáculos do Teatro José de Alencar. A partir de uma oportunidade de substituir uma atriz em uma das peças, Doralina descobre que é preciso ter mais do que coragem para enfrentar o desconhecido e suas paixões.

Uma obra brasileira que aborda o feminismo, o grito de liberdade de uma garota e mulher , os relacionamentos amorosos em uma jornada dividida em três partes: Livro de Senhora, Livro de Companhia e Livro do Comandante.De certa forma, Doralina chama atenção tamanha as discussões que possa trazer através da sua vida: presa a mãe, posteriormente, “livre”, mas ainda dependente das situações da vida.

Comecei a leitura aos poucos, tanto para me situar quanto a linguagem, como ao contexto social e escrita da Rachel de Queiroz. Cuja publicação original em 1975, tem uma escrita focada na insubordinação da mulher em uma época em que sua independência era vista como afronta.

Já agora o corpo era meu, pra guardar ou pra dar, se eu quisesse ia, se não quisesse não ia, acabou-se. Era uma grande diferença, para mim enorme."

Dôra parte de seu interior, mas por mais que os anos passem, ele não sai dela. Nunca esquecendo quem é e de onde veio. A partir de flashbacks, Dora passeia entre o passado e o presente. E podemos conhece-la pelas suas memórias. Desde criança, sua mãe ou Senhora dizia que ela seria destinada a dor, seria algo intrínseco de sua vida. Perde o pai na infância e sofre de amor durante a juventude.

O retrato nordestino, real e reflexivo sobre o imigrante, suas dificuldades e conflitos sociais. Um clássico da literatura brasileira que fortalece a mulher frente a uma sociedade machista, que a submete a crueldade.

6 motivos para ler O segredo de Rose Gold, Stephanie Wrobel

 


"Dizem que um ressentimento pesa demais para ser carregado.”

1. A ficção é inspirada na HISTÓRIA REAL de DeeDee Blanchard e Gypsy Rose.Em 2015, Dee Dee foi encontrada morta e sua filha, Gypsy , antes cadeirante e precisando de muitos cuidados, desaparecida. Porém, as aparências enganaram a todos e a verdade era que a garota não tinha doença nenhuma, tudo era imposto pela sua mãe.

2 . O THRILLER: O segredo de Rose Gold narra os acontecimentos após a conclusão da sentença de Patty Watts. Condenada por envenenar sua filha, Rose Gold durante sua infância.  Aparentemente, Rose já perdoou sua mãe e a levará para morar com ela. Mas, isso não é o mais suspeito. 

 3.VINGANÇA: Será que Rose Gold está pronta para deixar o passado para trás e recomeçar? Ou isso é apenas o inicio de sua vingança. Porém, aos poucos iremos compreender o que se passou nesses 5 anos em que elas estiveram afastadas.

4. PERSPECTIVAS: através da narração de ambas, conhecemos o passado e o presente.  Porem, fique atento as omissões que a obra traz. Estar na mente dessa mãe e filha foi algo louco, até enojante e difícil. A patologia não é somente física, mas mental. Em quem acreditar? Em quem confiar? O livro é tenso e confesso que não escolhi nenhum lado.

5.DOENÇA OU MALDADE: A obra aborda a doença de Munchausen, um transtorno mental no qual a pessoa acredita no que lhe é imposto, no caso de Rose Gold que acreditava estar doente já que sua mãe a induzia a isso. RoseRose Gold e Patty são o retrato frio do quanto a crueldade pode vir dos traumas e ser criada pelas situações. 

6. INSTIGANTE: Pegue o café ou chá, até uma pipoca e se tiver estômago, mergulhe na escrita da autora .Com um ritmo rápido, cenário de muita tensão e suspense, só enfatiza o quanto os personagens são duvidosos e manipuladores. Esse é o tipo de jogo que você não sabe em que apostar, mas tem muito medo do quão explosivo será. SeSe você gosta de thrillers psicológicos, sombrios e questionáveis, este é altamente recomendado. As reviravoltas não param e são assustadoras.


Resenha: OS SONHADORES | Karen Thompson Walker | Tag inéditos | 4’

                     

Em Santa Lora, uma cidade interiorana da California, uma doença acomete a população. Todos a chamam de doença do sono que começou em um dormitório da faculdade.Causando sono um incontrolável, cujos sonhos são estranhos. Aos poucos, a doença se alastra. O hospital não comporta mais tanta gente e uma quarentena é estabelecida. Ao cair no sono, não se tem a certeza se em algum momento acordarão.⁣

"É fácil confundir um desejo com um fato, uma esperança com uma mentira, um mundo melhor com aquele que existe de verdade".⁣
 ⁣
O livro tem uma transparência e pude perceber o quão real é isso. Vivemos o medo da doença, a saudade do contato, as incertezas do amanhã e a espera de noticias melhores. ⁣

Os sonhadores foi uma leitura especial para mim. Uma premissa que me chamou atenção de cara. A forma como a autora explora as faces da humanidade, as dificuldades do sistema de saúde em uma situação inesperada, o terror do momento, associado ao sonhos foi uma boa maneira de discutir o tema. Minha ressalva foi quanto ao final abrupto, rápido e senti que faltou explicações dos significados dos sonhos.⁣

A escrita de Karen Thompson Walker é instigante, mesmo com um ritmo mais lento. Mesmo assim, eu não consegui parar de ler. Era como se eu estivesse vendo um episodio de Black Mirror ou lendo sobre nossa pandemia. Senti pânico, medo, solidão e uma angustia paralisante. Mas também, pude refletir as repercussões de uma doença para a humanidade. ⁣
 ⁣
O sono não deveria ser uma momento de relaxamento, esvaziamento dos nossos pensamentos para descanso da mente? É exatamente por isso que Os sonhadores instiga e atrai com sua trama. Um romance com uma ficção científica leve, cheia de tensão. ⁣

A obra é navega entre uma situação extrema e o poder dos sonhos. A autenticidade humana como pano de fundo de uma história assustadora. No final das contas, a autora traz uma profundidade nas ultimas páginas, onde os personagens possuem uma simbologia a ponto de nos propiciar uma forte reflexão .

FORA DE CONTROLE, ASSUSTADOR, SOLITÁRIO E REAL.

 

Se você pudesse voltar no tempo, qual livro você gostaria de ter lido logo quando foi lançado?⁣



Acho que minha resposta seria Harry Potter. Visto que depois de anos e anos, vim ler em pleno 2020. Alguns meses atrás para me distrair de IT . Poucas horas depois devorei o primeiro livro e engatei nos dois seguintes.⁣
 ⁣
Foi tão viciante, rápido e fluido. E divertido, sim, muito divertido conhecer (dessa vez, sem procrastinar) esse universo fantástico. Confesso que o mundo da magia sempre me encantou, mas tamanho o hype de HP simplesmente me repeliu por anos. ⁣

Não farei resenha, pois acredito eu talvez seja a mais atrasada no role. Mas, saibam que até agora gostei de todos os livros e já tenho a Hermione como personagem favorita, afinal uma girl power merece ter um lugar especial no meu coração.⁣
 ⁣
A magia nos livros é inegável. Um garoto órfão que descobre que é bruxa e talvez tenha um proposito maior em combater o mal, além de abordar a amizade, o amor, família. A fantasia, os segredos, a ação e os personagens tão imperfeitos levam a uma leitura viciante. Ademais, são tantos mistérios e perguntas a serem respondidas, que só me deu mais vontade de, finalmente, ler tudo de uma vez.⁣
 ⁣
Confesso que li os 5 primeiros livros da série e meu favorito até agora foi o Calice de Fogo. Hoje comecei o quinto livro: Harry Potter e o Enigma do Príncipe e espero ler as Reliquias da Morte antes que o ano acabe.⁣

VOCE TEM MEDO DE CAMALHAÇOS?⁣


Já vou começar dizendo: Não se desespere pela quantidade de páginas e siga esse fio:⁣


📖O DESAFIO: as vezes, queremos ler um livro gigantesco , pode ser aquele com mais de 500 páginas, do seu autor(a) favorito ou pela indicação desse mundo literário. Encare esse DESAFIO. Leia se quiser, se tiver vontade mesmo . E a sensação quando concluir a leitura será: “We are the champions, my friends.”⁣

📖VÁ NO SEU TEMPO: se você quiser intercalar com um livro mais leve, com poucas páginas, uma HQ, vá em frente. Leia quando for o melhor momento para você. Não importa se um amigo leu esse livro em 2 dois, cada um tem seu tempo e é isso.⁣

📖METAS DE LEITURA: recentemente li Crescenty City com as @sistersbookaholic , @icontextualize e @blogliterarte e fizemos com base é tempo para concluir o livro. Tivemos a intenção de ler em 10 dias. Assim, dividimos por quantidade de páginas. Imagina que seu livro é algo que você comprou e parcelou em “X” vezes, você escolhe a quantidade de dias que quer ficar nele, numero de páginas, capítulos ou partes.⁣

📖LEITURAS COLETIVAS: esse ano participei da LC de IT, da @unslivrosnaestante e foi meu EMPURRÃO para ler esse encalhado de 2 anos. Graças a Deb, pude seguir as metas de leitura, conversar sobre o livro e tirar muitas dúvidas. Veja se tem LC do livro que você quer ler e aproveite essa comunidade para ler juntinho.⁣

📖SE DER , LEIA NO KINDLE: eu já percebi que no KIndle, minha leitura flui mais rápido. Há algo mágico nos e-books, costumo ler mais rápido e mais confortavelmente nele.⁣

🌟SE DEDIQUE: pensa que ler um camalhaço é como uma nova atividade, um exercício de resistência e paciência. Então, foque. Crie um hábito. Se tiver dificuldades em render informações, anote, use marca páginas ou algo do tipo.

💕 PS : em breve vou começar Amigo Imaginário e vou mostrar por aqui o andamento .

Resenha: Batman: Arkham Knight Marv Wolfman


O tao esperado momento de Gotham City: O Coringa está morto e para não haver duvidas foi cremado. Porém, com a morte do rei de Gotham, uma guerra entre gangues surgirá, para nomear o Rei do Crime na cidade.

 O Espantalho é um dos vilões que vem provocar Gotham City espalhando sua toxina do medo e com ele o novo vilão: Arkham Knight. Esse novo vilão sabe tudo sobre o Batman, inclusive a sua real identidade, conhecendo os truques, armas e ferramentas que alguém muito próximo de Bruce saberia. E para piorar tudo, o Coringa volta,para assombrar o Homem Morcego, trazendo à tona lembranças do passado violento e que abalará o herói.

Já fazia um tempinho que adiava a leitura desse livro, publicado pela Darkseid. Porém, a história tem um inicio lento, mas a ação acelera e quando mal percebemos já estamos nos capítulos finais. Todavia, a trama trabalha muito com o psicológico do Batman: trazendo todas as lembranças, medos e conflitos do herói.

A narração em terceira pessoa nos prende, com cenários descritos detalhadamente e uma boa novelização dos sucessos da Dc Comics. Um prato cheio para quem curte ação, quem aprecia o Batman e quem gosta do universo que o cerca. Lembrando que veremos vários vilões consagrados dos quadrinhos: Hera Venenosa, Arlerquina, Pinguim...
Os: nos momentos finais, meu coração quase parou !

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.