Resenha: Desencantada ( #5), Carina Rissi


 
Editora: Verus 

Nota: 4’   

Valentina é a melhor amiga de Elisa Clark, apresentada nos livros anteriores da série Perdida. Ela perdeu sua mãe e teve eu deixar a sua cidade natal para morar com o pai e a madrasta. Por ser uma dama, é esperado que ela arrume um marido, mesmo que ache que não conseguirá encontrar o amor, pelo qual acredita, sendo obrigada a aceitar um casamento arranjado.

 Até que o Leon Navas, um belo capitão espanhol lhe chama atenção. No início, eles não conseguem se dar bem. Mas, é entre faíscas e provocações, que o sentimento começa a nascer. Mesmo desejando um ao outro, eles não admitem. Teimosos demais, com medo demais. Até que o noivado é interrompido devido a um acidente bem suspeito com Valentina.

“Era por isso que eu me sentia perdido neste mundo sem jamais encontrar um lugar onde desejasse jogar âncora. Porque ainda não tinha encontrado você.”

Demorei demais a ler Desencantada, mas estava bem animada para voltar ao mundo de Ian e Sofia. Com uma escrita divertida, sensual e envolvente, Carina conquista com uma personagem cheia de personalidade e um romance empolgante.

Valentina me surpreendeu muito e Leon é apaixonante, porém o relacionamento de ambos chega a irritar, a partir do momento que uma boa conversa resolveria as divergências entre ambos. Embora essa falha na comunicação tenha cansado um pouco a leitura, ainda sim, ela traz um plot twist empolgante e que nos faz suspirar, mesmo com a previsibilidade já esperada.

"O amor nasce sem fazer alarde, sem levantar suspeita, domina o peito e tudo o que se abriga ali, fincando raízes profundas, impossíveis de cortar."

Com um mistério crescente, alguns segredos do passado, a história de Valentina e Leon vale a pena ser lida. Para adentrar ainda mais ao universo da série de Perdida, nos levando a uma sensível mensagem sobre erros, perdão e novas chances.

Resenha: Um verão na Italia , Carrie Elks


 Editora: Verus 

Nota: 4/5 estrelas

 

Cesca Shakespeare é uma jovem roteirista, porém marcada pelo cancelamento de sua amada peça, pelo sumiço do ator principal. Depois de seis anos, ela ainda enfrenta um bloqueio criativo, até tem muita dificuldade para se manter em um emprego. Até que é despedida do ultimo e seu padrinho a ajuda a conseguir um novo, para cuidar da villa na Itália.

Com um cenário exuberante, Cesca tem esperança de voltar a escrever. Até que ela se depara com Sam Carlton, o ator que a deixou na mão há um tempo atrás e agora é o super astro de Hollywood.

Eu comecei lendo essa série pelo último volume ( Uma luz no outono) e me apaixonei pela escrita da autora: fluida, divertida e cheia de romance, obvio.  E agora, eu queria ler toda a série. Cesca me conquistou desde o inicio: vulnerável, com inseguranças e medos. E ao longo da história, é lindo ver sua criatividade dar o ar da graça e ela se redescobrir.

Há um ponto na vida em que ou você aceita que as coisas nunca vão melhorar ou assume a direção e realmente começa a pensar para onde está indo.


O romance foi bem construído, com aquelas briguinhas bobas, mas que acabam em uma amizade. Apesar de possuir um triangulo amoroso, que para mim foi desnecessário, visto que os protagonistas sustentariam a história por si só. O clichê romântico com ares italianos, com um personagem sarcástico, apaixonante e cheio de conflitos me conquistou.

"Um Verão na Italia" é leve, divertido e sensual, com o palco perfeito para uma história de amor se desenrolar e te encantar.

Resenha: A GAROTA QUE LIA AS ESTRELAS , Kiran Millwood Hargrave


Isabella Riosse sempre quis viajar além de Joya, a ilha que mora. Seu pai, um grande
 cartógrafo mapeou um universo.Todavia, quando sua melhor amiga desaparece em uma parte proibida da ilha, ela decide que agora é a hora de usar todos os conhecimentos ensinados por seu pai e das estrelas para encontrar Lupe.

Porém, muito perigo está a espreita nessa aventura e uma criatura ameaça a todos. Isabella vai precisar ser mais do que corajosa para salvar sua amiga e sua cidade.


Sabe aquele livro de fantasia curtinho, mágico e cheio de aventura? “A Garota que Lia as Estrelas” chama a atenção pela simplicidade e lições de vida. Visto que uma garota tao sonhadora e determinada, que viveu presa, decide quebrar regras por uma amizade.

 Kiran Millwood Hargrave constrói uma história meiga, cativante e emocionante. Uma leitura adoravel que vai muito além das lendas antigas da ilha, da magia dela. Abordando amizade, luta de classes contra um tirano e amor. Isabella apesar de ser uma criança, inspira e aquece nosso coração. Nos dando um pouco de sua coragem para enfrentar qualquer adversidade.

O final aberto me deixou um pouco frustada, mas se você gosta de histórias da Mulan, Moana com um certo toque de mistério, indico demais essa fantasia.

"Cada um de nós carrega o mapa de nossa vida impresso na pele, na maneira como caminhamos, até mesmo na maneira como crescemos."

"Nem sempre você precisa de um mapa para encontrar seu caminho de volta."

"– Você é um menino. Mas o que isso tem a ver? Meninas podem participar de aventuras também."

Foi uma das primeiras coisas que papai me ensinou. As estrelas são os mapas mais antigos, os mais precisos. Elas podem dizer onde você está melhor do que uma bússola. [...] Se você aprender a ler estrelas jamais se perderá

Resenha:Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco


" Simão Botelho estava... apaixonado. Aí está uma palavra única, explicando a aparentemente absurda reforma aos dezessete anos."

Da sua história de vida, Camila Castelo Branco apresenta a juventude de Simão, Teresa e Mariana. Simão, que aos 16 anos comete um crime contra um pretendente que amava Teresa, ficando preso após isso. No entanto, Teresa fica isolada em um convento e Mariana alimenta uma paixão incompreendida pelo Simão, sendo devotada a ele em todos os momentos.

A história de Simão e Teresa é bem parecida com Romeu e Julieta, visto que temos uma disputa entre famílias rivais e o acompanhamento dos desdobramentos trágicos do romance.  Através dos personagens podemos entender as mudanças dos valores sociais.

Enquanto Teresa é uma jovem que luta contra o destino, Simão combate todos a sua volta para ter sua amada. E Mariana continua amando aquele que não a ama.

Nesse clássico português, temos a abordagem do amor oposto as convenções sociais, a inferioridade da mulher, a denúncia de uma constituição social opressiva, seja pela família, pelas classes sociais e pela igreja. Além de relacionar com amores não correspondidos e a luta por quem se ama.


Com uma narrativa dinâmica, instigante e tensa, a leitura flui e conquista aos poucos devido a morbidade e como tudo parece caminhar. Eu estou amando essas edições dos clássicos pela Faro. Para quem sempre quis ler clássicos e tem medo da linguagem rebuscada, as novas traduções nos ajudam a perder esse receio e compreender perfeitamente a história, sem precisar de um dicionário do lado.


Em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco  temos críticas sociais e ao romantismo, migrando para o realismo. Então, essa não é a típica história de amor em que a morte salva o casal, não há beijos demasiados, palavras doces e promessas. Temos dois jovens que vão contra suas famílias, sociedade para viver um amor, mesmo que não possam estar juntos.

E através de edições assim, que clássicos se tornam mais acessíveis e mostram que um livro escrito há mais de 100 anos atrás, pode ser atemporal, palpável as dores do amor, a incerteza da paixão e aos desejos do coração.

[...] Os encantos da vida, os mais angélicos momentos da alma, são esses lances de misterioso alvoroço, que os mais fracos de coração, sucedem em todas as estações da vida, e a todos os homens, uma vez pelo menos.

Resenha: Os Segredos que nos Cercam, Kathryn Hughes


Beth perdeu sua mãe e o seu único filho precisa de um transplante de rim. Nem ela, nem seu marido não são compatíveis, logo ela precisa descobrir tudo sobre o seu passado, incluindo o pai que nunca conheceu para encontrar um doador para Jake.

Todavia, ela não esperava que tantos segredos estivessem guardados e muitas emoções virão á tona, além de magoas do passado.⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀

O amor verdadeiro só vem uma vez na vida, Jerry.

Logo no inicio, eu pensei: “essa será aquele tipo de história que terá um drama familiar e reviravoltas”. E com certeza tem isso, porém com personagens carismáticos e que parecem não estarem interligados até que tudo muda.

 Aos poucos, vamos descobrindo pistas e colhendo informações sobre a Beth, seus pais biológicos e até onde ela está disposta a ir pelo seu filho. Com plot twist a cada capitulo, descobrimos muito sobre todos envolvidos nessa trama e que, nem tudo o que foi no passado, continua no passado. Pode reveberar no presente.

Alternando entre presente e passado, a autora nos guia por uma jornada dolorosa, que pode provocar conflitos internos , mas altamente contagioso. Afinal, não consegui parar de ler essa história até finaliza-la. Eu estava presa aos segredos em torno da Beth, ao seu desejo de ajudar o filho e seus ressentimentos que muitas verdades foram omitidas.

💬 O final me deixou surpresa e tudo terminou além do esperado, mesmo com um pouco de previsibilidade. Adorei demais conhecer a escrita da autora e compreendi que, precisamos aprender a lidar com as dores, as verdades que podem nos ter sido omitidas pelo nosso bem.

 

#OsSegredosquenosCercam #KathrynHughes #AstralCultural

Resenha: Missão Carbunculo, Gustavo Rosseb

 

Cosmo é um boto rosa que consegue também virar um humano e Pedro Malasartes é apenas um jovem que é encontrado por ele. Mal sabe, que esse inicio o levará a viajar por lendas e perigos em busca de uma pedra preciosa que está na testa do lagarto gigante, o Carbúnculo. Para isso, eles deverão cumprir 7 desafios nas situações mais inevitáveis do folclore brasileiro.

 "Há três mundos que coexistem - explicou Cosmo. - O mundo terra, que é onde você e todos os provincianos vivem; o mundo água, que é onde eu e todo o meu povo habita; e o Além, que é para onde vão as coisas que morrem, tanto na água quanto na terra"

Sabe o que mais me chamou atenção em Missão Carbunculo, do Gustavo Rosseb desde o inicio? O nosso folclore em uma grande aventura. Dos botos á Caipora, pude mergulhar nas lendas do nosso país e relembrar a beleza do povo.

 De certa forma, cada mito assumiu um tom divertido e único. Pedro e Cosmo estão em busca da pedra preciosa no Carbúnculo e para isso precisaram passar por vários desafios.

O autor consegue descrever o universo, com uma criatividade e dinâmica, que fica impossível não resgatar a cultura brasileira. Enquanto lia, consegui visualizar o fundo do oceano, a mata e seus mitos, a caverna do Carbúnculo...

Abordando várias temáticas, como amizade, esperança, liderança e valores humanos, ela reflete sobre a traição, a competição e a busca constante pela riqueza. Indo muito além da trama principal, despertando nosso interior para uma história cheia de figuras fantásticas.

Uma ficção juvenil brasileira que surpreende, cativa e exalta os mitos nacionais.

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.