Winston Smith é um funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade. Seu trabalho é falsificar registros do passado para o presente. Não existem leis e sim regras do Partido, comandado pelo Grande Irmão, um tirano que patrulha a liberdade, proíbe o amor e mantém uma vigia do pensamento.
Ele odeia tudo isso, mas escreve em seu diário seus pensamentos até que se apaixona por Júlia e compreende que sentir é se rebelar contra o regime.
De que forma pode-se combater uma sistema ditador tão forte?
Impossível seria ler 1984 e nao associa-lo a nossa realidade. Não lembrar de distopias mais atuais e lembrar que a tecnologia comanda nossas vidas, controla o tempo e dita as regras. Escrito para criticar os regimes stalinistas e nazistas, denunciar as mazelas , Orwell foi um dos primeiros autores a extrair a realidade através de metáforas.
Mesmo não me apegando a nenhum personagem, sei que a história é complexa e atemporal. Afinal, Black Mirror, BBB estão ai para provar que o controle é possível. A verdade pode ser manipulada, a alienação pode acontecer.
Escrito há mais de
30 anos, mas descrevendo o presente de uma forma assustadora, se você for parar
para pensar. Um clássico distópico marcante e que te fará sair da zona de
conforto, por mais denso que seja. O desfecho da obra é de tirar o fôlego.
Então, não espere uma historia feliz. Essa é a dura realidade.
- Aviso de conteúdo: tortura física e psicológica.