Resenha: Agora que ele se foi, Elizabeth Acevedo

"Uma rainha
oferece sua mão para ser beijada
e pode formar um punho
enquanto sorri o tempo todo.”

Camino mora na Republica Dominica e Yahaira, em Nova York.  Elas não se conhecem, mas quando o seu pai morre em um acidente de avião no caminho da Republica Dominica, seu contato é inevitável. Ela se sente desprotegida sem seu pai e logo que El Cero, um cafetão local a persegue. Até que Yahaira vem ao seu encontro e tudo o que ela pensou que sabia sobre seu pai, vira seu mundo.

 

“Então ele criou o teatro de sua vida
e se perdeu em todos os diferentes papéis que teve que interpretar.”


Tem um sofrimento e suas emoções podem ficar agitadas, mas é aquela leitura que vale a pena pela forma como a irmandade, o perdão é retratado. Por ser narrado por ambas as vozes de Camino e Yahaira, os pontos de vistas eram um pouco parecidas demais. 


Abordando o verdadeiro significado de perder alguém e lutar para seguir em frente. A historia do luto das irmãs que não se conhecem, que vivem segredos do pai traz empatia já que as protagonistas fazem tantas perguntas e so querem respostas.

 Alguns detalhes, como : a representatividade  lgbtqia+ , a forma como é escrito e o modo como a língua espanhola está entrelaçada na história, traz autencidade. Ademais, ela interroga sobre como as notícias são passadas pela mídia.  Como as tragedias a populações minoritárias podem ser negligenciadas e minimizadas.

 A poesia de Elizabeth Acevedo é baseada em fatos reais: em novembro de 2001, o voo 587 da American Airlines estava programado regularmente para voar do Aeroporto Internacional JFK para o Aeroporto Las Americas em Santa Domingo, mas caiu em Belle Harbour/na Península Rockaway de Queens, tirou a vida de 260 pessoas e quase 90% eram dominicanos e descendentes de dominicanos. 

 Um YA lírico, emocionante e fiel a vida.

 Aviso de conteudo: morte de um dos pais, acidentes de avião, perseguição, agressão sexual

 

5 COISAS QUE AMEI EM ELATSOE:

 

- A premissa: Ellie vive em um mundo onde seres sobrenaturais andam lado a lado. Ela tem o dom de trazer animais mortos de volta, este que foi passado por sua família.  Porém, quando seu primo aparece em seus sonhos, revelando que foi assassinado. Ela deseja resolver esse mistério.

 
- A escrita: Foi tao fácil ler, tão simples, caprichosa e ao mesmo tempo tem todos os elementos fantásticos de uma fantasia. O ritmo traz diferentes histórias entrelaçadas. E as ilustrações são amáveis, acompanhando perfeitamente toda a beleza da história.

- A vibe: Tem uma vibe macabra com direito a mistério de assassinato, fantasmas, fadas, vampiros e feéricos. Todos os elementos fantásticos que conhecemos adicionados as tradições orais e laços de amizade.

- A identidade: A representatividade indígena e assexual é bem abordada e isso gera identidade. Tudo nessa história se torna familiar, já que aborda bem a ancestralidade e como tudo é passado.

- Os detalhes: um fato bem importante sobre esse livro é não ter romance. Isso sim é uma bela surpresa. Baseando nas raízes indígenas, na cultura colonial e americana. A história vai além do que se pode imaginar, se voce parar para ler e pensar.

Elatsoe foi uma bela surpresa. Criativa, emocionante e memorável. Enfatizando o poder das suas raízes, da sua essência mesmo quando todo o mundo quer que voce o esqueça.

Aviso de conteúdo: morte de um ente querido, assassinato, violência física e sobrenatural, racismo

Resenha: Em fogo alto, Elizabeth Acevedo

 

 

Emoni Santiago tem 17 anos e ama cozinhar. O seu sonho é aprimorar seu dom em uma escola de culinari, mas sua filha é sua prioridade no momento. E ela quer ser a melhor mãe diferente da sua.

 

Quando a sua anuncia uma nova aula de artes culinárias que possibilitará o estágio na Espanha, seu sonho a traz muita esperança.

 


“ EM FOGO ALTO” trouxe a coragem, a esperança e a fé de uma garota/ mulher que mesmo com tantas responsabilidades, não desiste do seu sonho.

 

A escrita de Elizabeth Acevedo dá voz e um belo puxão de orelhas em todo o julgamento que mães jovens passam.  Já que a maternidade, seus medos, dificuldades e bençãos são tratadas de forma honesta.

 

Com muita ternura, amor e identidade, Emoni transborda nas páginas. Seja através da rede de apoio que a cerca, seja amor a cozinha.  A força, coragem e a vulnerabilidade sobre arriscar para seguir sua felicidade. O ser jovem x ser mãe e o constante julgamento que a cerca.


Uma historia única, saborosa e que dá uma agua na boca por mais da autora. PS: impossível será não querer cozinhar ou comer algo da Emoni durante a leitura.

 

Explorando a identidade cultural, a maternidade e os preconceitos sobre o tema. O equilíbrio perfeito da escrita lírica com uma dose de realidade. 

 

“Às vezes, concentrar-se no que você pode controlar é a única maneira de diminuir a dor no peito quando pensa nas coisas que não pode.”


“E então, aos quatro anos, aprendi que alguém podia chorar de uma memória feliz.”


Enquanto lia, só pude ficar agradecida pela escrita de Elizabeth Acevedo. Suas palavras tocam fundo e você percebe que há amor em cada linha.


Avisos de gatilho: Abandono, perda de um ente querido no passado, ansiedade/sustos médicos, conversa sobre aborto, consumo de álcool por menores de idade.

 

Resenha: Galo de briga, Pellegrini Breitweiser

 

Alguém misterioso libertou um grupo de bandidos, tudo para acabar com o Galo de Briga. Destruir sua vida e sua reputação.

Todo mundo quer o Frank,vulgo o herói na tv. Porém, a fama o fez deixar de lado sua função como herói.

Como um bom quadrinho de ação, traz personagens bem carismáticos, muitas cenas e um traço forte. Por se tratar de um livro curto, voce pode ler em poucas horas e por ser rápido, já querer uma continuação.


As ações foram desenvolvidas rapidamente, porem a introdução sobre o protagonista e a grande reflexão sobre ser herói, suas obrigações e sacrifícios foi bem abordada.

Algumas questões ficam em aberto, o que traz um desfecho que promete mais por ai.Eu adorei essa leitura por ser amante de quadrinhos e mais ainda por ter uma trama que envolve e instiga a querer mais.

 

 

Resenha: Para sempre, F.T. Lukens

 

 Arek foi o escolhido e salvou o Reino. Mas, o que aconteceria depois que ele e sua equipe finalizassem a missão? Sendo acidentalmente coroado como rei e também amaldiçoado, ele é obrigado a encontrar sua alma gêmea antes de completar 18 anos ou morrer.

O livro foi tão gostoso de continuar, tão queer e que traz toda a fantasia onde tem personagens caóticos e divertidos.Eu adorei os aspectos estranhos que são normalizados na história.


Algumas coisas foram relevadas, como a falta de comunicação de Arek e Matt. Se falassem sobre seus sentimentos, tudo seria mais simples. Porém, por terem personalidades diferentes, a dinâmica entre o casal é bem interessante

Ademais, faltam explicações quanto a magia, acho que teria sido mais interessante se tivesse sido aprofundado.

 É tão hilário, ridículo e encantador. Com muitas tiradas sarcásticas quanto ao gênero, vibrante e com muita representatividade LGBTQIA+ . Porém, sem esquecer de abordar temas pesados.

FT Lukens já tem várias estrelas por esse romance amigos para amantes em uma fantasia peculiar.

Matilda + A fantástica fábrica de chocolate

  


A minha infancia em duas histórias :⁣⁣

⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
Impossivel não ter assistido a essas duas adaptações em algum momento.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
🙇🏻‍♀️Matilda: a garotinha muito esperta, leitura como a gente e brava. Nela, eu me vi quando criança: sentada no sofá, com um livro na mão e alheia ao mundo. ⁣⁣
⁣⁣
Essa historia sempre significou muito para mim. Tanto pelo fato de me encantar pela literatura, como a sensação de liberdade quando mergulhamos em outros mundos.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
🍫 A fantástica fabrica de chocolates traz o Sr.Wonka, o Charlie, seus avós e avôs. Toda a doçura, a inocência e a esperança de uma criança por dias melhores, sem nunca perder o respeito pelo outro.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
Por mais que o tempo passe, provavelmente lerei essas histórias para meus filhos e ainda sim, abrirei um sorriso por cada uma dela tem um pedaço de mim. A Bia que ama ler e mais ainda, aquela que não desiste de sonhar.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
Voce tem algum livro que te lembre sua infância?

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.