Resenha: Eu te darei o sol, Jandy Nelson


Eu Te Darei o Sol

Título: Eu te darei o sol
Autor: Jandy Nelson
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Ano: 2015
Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, Eu Te Darei o Sol é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Quando recebi "Eu te darei o sol" pela Editora Novo Conceito, fiquei super ansiosa para ler, já que é um livro bem falado lá fora e me encantei horrores com esse livro.

 O livro contará a histórias dos irmãos gêmeos Noah e Jude,porém ambos são bem diferentes. Jude é uma garota agitada, popular, consegue tudo o que quer; corajosa e determinada , sendo aliada do seu pai. Noah é mais tímido, reservado, mas tem um talento artístico incrível, como se nascesse pronto para retratar suas emoções nas telas, tendo a maior atenção da sua mãe, que é professora de artes.

“- Em troca do sol, estrelas, oceanos e todas as árvores, prometo que vou pensar no assunto.”

Todavia, a relação entre os irmãos começa a mudar, ficando mais tenso a cada dia que passa. Lidando com acidentes, disputa por uma vaga na escola de artes e a principal pelo amor, pois ambos estavam apaixonados pelo mesmo garoto novo que tinha chegado no bairro. Isto, porém é o segredo de Noah. Escondendo seus sentimentos e sofrendo por dentro, Noah e Jude disputam a atenção, o futuro e o amor.

A história é narrada pelo ponto de vista dos gêmeos, seguindo uma trilha entre passado e presente. Os capítulos são longos, mas não chegam a ser cansativos.
O enredo vai além do triângulo amoroso formado, mas de um relacionamento familiar confuso. Noah e Jude mesmo sendo gêmeos e agindo de formas diferentes, eles têm o instinto protetor sobre quem amam.

''Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história.''

 É tão fácil se prender a história. É como se estivéssemos em um diário, acompanhando de pertinho as emoções e pensamentos dos personagens, principalmente os desenhos artísticos . Noah é o garoto que me encantou desde o começo. Tudo o que ele sente e pensa, já está esboçado em uma mente. Nunca segurando seu coração e de certa forma, mesmo que para si, libertando-se. Jude segura seu talento, por receios maiores , mas algo a faz mudar e a explodir de uma forma boa também.

"Queria que o mundo parasse como um relógio para que eu pudesse olhar para ele quanto quisesse. Alguma coisa está acontecendo no rosto dele agora, algo muito brilhante tentando transparecer, uma represa contendo toda uma parede de luz. A alma dele deve ser um sol. Nunca conheci ninguém que tivesse alma de sol."

Eu te darei o sol é fofo, encantador, artístico e poético. Prepara-se para apostar alto nesse livro, pois com certeza suas emoções não ficaram intactas. Embarcamos numa montanha-russa de emoções.

Tudo vai além do descobrimento sexual, dos conflitos familiaridades e do quanto o amor pode ser complicado. Temos que nos arriscar um pouco mais, seja para sermos quem queremos ser, seja para viver nossa vida da melhor forma, sem passar por cima de ninguém. A história de Noah e Jude mostra como nossa vida é uma tela em branco ou uma pedra esperando tomar formar, podemos molda-la, mas tudo com cuidado e da melhor forma, senão tudo desmorona e nunca mais é o mesmo.

"Onde está ele durantes esses momentos? O que ele faz lá? Porque suspeito que esteja pintando. Suspeito que, dentro da impenetrável fortaleza de convencionalidade na qual ele se transformou, ainda exista um museu."

Demorei dois meses para ler esse livro, mas agora desejo tê-lo lido antes porque foi melhor do que eu esperava. Conflitos familiares, descobrimento e romance? Eu te darei o sol precisa ser adicionado na lista de favoritos e recomendados. Este livro é o segundo livro da autora Jandy Nelson publicado pela Novo Conceito, o primeiro Foi O Céu Está Em Todo Lugar


NOTA: 

Resenha: Querido John- Filme


Lançamento: 7 de maio de 2010
Duração: 1h45min
Classificação: 12 anos
Diretor: Lasse Hallström
Gênero: Romance
Nacionalidade: EUA
Sinopse: John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária idealista em férias, por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia.

Resenha:

Este filme foi baseado no livro do meu querido Nicholas Sparks, o qual ainda não li, mas pretendo. Ele conta a história de John e Savannah, interpretado respectivamente por Channing Tatum e Amanda Seyfried. Ele é um soldado do exercito americano e ela uma estudante universitária. 

Eles se conhecem na praia quando John resgata a bolsa de Savannha do fundo do mar. Apartir daí eles não se separam mais e vivem uma linda história de amor por duas pequeninas semanas, porém completamente intensas.

Após esse período de tempo John volta para servir ao exercito durante um ano e Savannah vai para a universidade, mas eles prometem esperar um pelo outro e se comunicam por cartas, contando tudo o que lhes acontecem enquanto estão longe. Há somente 12 meses impedindo-os de serem felizes, 12 meses que os separam.

Depois de passar um ano longe eles voltam a se encontrar, porém mais uma vez eles são impedidos de ficar juntos, mas dessa vez foi por uma escolha e não o destino. Será que esse grande amor é capaz de resistir a tudo?

Particularmente eu sou uma fã de Nicholas Sparks e amo os livros e filmes e claro que com esse não seria diferente. O amor tão bonito e intenso entre os personagens te arrebata do começo ao fim. Não há como você não se apaixonar é torcer por esses dois.

O filme ainda nos trás uma reflexão sobre o relacionamento com nossos pais, mostra que temos que dar valor a quem amamos e nos lembra que não temos todo o tempo do mundo como achamos.

O final vai te surpreender, não era nada do que esperava, mas o Nicholas tem dessas né. Como ainda não li o livro não tenho como fazer uma relação entre os dois e ser mais critica nesse sentido. Filme recomendado.

NOTA: ★ ★ ★
Trailer: 

Resenha: Mentiras que confortam, Randy Susan Meyers

Mentiras que Confortam
Título : Mentiras que confortam
Autora: Randy Susan Meyers
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Sinopse: Cinco anos atrás...
Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção.
Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe.
Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele.
Hoje...Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.

Você já mentiu em outra pessoa? Tomando uma decisão que não seria só sua e que fez tudo mudar? Randy Susan Meyers mostrará o poder e o efeito dominó das mentiras.

Tia é apaixonada por Nathan, porém ele é casado e ela continua nutrindo seu amor por ele. No entanto, Tia acaba engravidando e dar sua bebe para adoção é a única opção, com sua mãe no leito de morte e sua vida amorosa em pedaços. Peter e Caroline são casados e querem ser pais, quer dizer, Peter quer, Caroline é focada em sua carreira na patologia, mas que faz tudo para agradar o marido.

“Mas, acredite em mim, se escolher sofrer em vez de ficar com o seu bebê, você nunca irá se recuperar.”

Juliette perdoa a traição de Nathan pelo bem do seu casamento e da vivencia dos seus filhos pequenos, mas sua insegurança so aumenta e a confiança em seu marido nunca será a mesma.

Depois de cinco anos, tudo parece ter se resolvido, mas engana-se se acha que os corações dessas três mães continua inteiro. Tia parece arrependida de ter dado sua filha para a adoção e continua sentindo sua paixão desenfreada por Nathan, enquanto este se dedica inteiramente a Juliette, a fim de consertar seu casamento, enquanto Caroline faz tudo o que o marido quer e tenta tratar Savanah como filha. A pequena Savannah é o centro dessa trama.

Não importa onde vocês tenham adotado a sua criança, como pais adotivos, vocês vão precisar lidar com a família biológica de seu filho tendo ou não conhecimento dela. Essa família biológica é parte de quem seu filho é.”

Enquanto Tia tenta fazer Nathan conhecer Savannah, mandando fotos da filha, mas é Juliette que abre o envelope e tudo passa a ficar dramático e intenso. A busca pela verdade. As escolhas feitas pelos personagens fará você questionar se faria a mesma coisa, se contaria a mesma mentira para "se confortar".

Esse drama me tirou do chão. Nathan é meu caso de amor e ódio, tinha uma vida perfeita e manteve um relacionamento artificial, iludindo Tia que estava carente. Com sua gravidez indesejada ele ameaçou e a deixou. E quando tudo parecia ter se resolvido, os corações continuavam rachados e procurando uma forma de se curar. Tia tinha minha simpatia em alguns momentos e em outros, eu so sentia desgosto pela vida que ela tinha resolvido viver.

Mentiras que Confortam é uma história que te fará refletir sobre o quanto as mentiras passam a fazer parte de nós, por vezes, nos confortando por hora, mas depois desabando sobre nossas vidas, tomando rumos inesperados. Tratando de temas comuns, mas por pontos de vistas diferentes, como da traição, adoção.

A autora trilha tao bem a história, que não existem pontas soltas, tudo é um nó só. Cada capitulo narrado pelas três mulheres e um pai.Eu não sou muito fã de drama, sempre deixando como ultima opção, mas esse titulo já me chamava e eu estava ansiosa sobre a trama, se iria ser monótoma ou clichê. Mas, diferente de tudo, fiquei ligada a história inteira e ainda fico instigada sobre o enredo.

Quando terminei a leitura fiquei com aquela sensação de familiaridade com o drama. Real, intenso, desconfortante? Se você ler, duvido que não pensará nas atitudes e decisões que tomamos todos os dias ou nas mentiras, por mais pequenas que sejam.

NOTA:  ★★★★

Texto: Só não venha muito tarde



A dor,

O que é a dor?

Sentada a mesa, pensando na vida, me faço tais indagações. Escrevo para organizar o que sinto, para clarear as ideias ou seja o que for. Esses pensamentos que me circulam a cabeça, a maioria não são saudáveis e muito menos felizes. Visto meu melhor sorriso e tento parecer normal, porém bem no fundo a dor me consome. As duvidas me atormentam.

E se tudo for mentira?

E se nada for verdade?

Será que me enganei tanto assim?

Será que li tudo errado?

Não quero acreditar, tento mentir que é só uma fase e que vai ficar tudo bem. Lembro de todas as conversas, de todas as inverdades que arrancam pedaços do meu peito e assolam minha alma. 

Vejo imagens, imagens de nós, do passado e do futuro que eu criei. Vejo momentos, sentimentos, esperanças. A esperança de sorrir outra vez, de ter a cabeça leve e desprovida de pudores.

Meu coração bate, uma, duas, três... eu sinto dor. Não sei explicar e isso me confunde. Como posso querer te mudar. Como faço para te fazer se importar, ver dentro de mim e não te deixar entrar?
Quero meu caminho junto do seu, mas nem sempre o querer importa. O destino pode ser cruel e implacável. Os caminhos são tortuosos e só sinto dor. Ela se entranha no meu ser e me consome, vira-me e revira-me do avesso. Sinto ela tão palpável, pedaços quebrados do que era eu. Perdidos, espalhados e revirados. E essa agonia de onde vem?

Você não me enxerga ou finge não me ver ruir? Como posso atuar tão bem assim?

Quero deixar de sentir, quero ser quente de novo, mas o frio me envolve e me deixa amarga. Abro meu coração, escancaro meus sentimos e me dou conta de que estou vazia.

Me agarro a tudo que você me deu, insisto em continuar, crio um muro de esperanças, as quais eu mesma destruo. Não quero mais sentir, quero parar a dor. Tenho medo que isso seja só o começo.

Essa raiva muda que me cerca e me faz sangrar. Sinto-me perder aos poucos e vou deixando pedaços no caminho para você seguir. Só não venha muito tarde.

Séries: Zoo, nova série baseada no livro de James Patterson

O novo drama que estreou no dia 30 de junho veio com um tema bastante polêmico e que estamos convivendo a todo momento, mas que não demos atenção o suficiente. A nova série Zoo é baseada no romance best-seller de James Patterson, livro que será lançado em agosto pela Editora Arqueiro. 



Somos apresentados a uma realidade em que uma onda violenta de ataques de animais contra seres humanos no mundo inteiro. Enquanto os ataques ocorrem agressivamente, um jovem renegado James Wolk deve descobrir o porquê desse mistério que cerca o Planeta, antes que as pessoas entrem em desespero.


Uma série que só o tema é polêmico e nos leva a discutir o que fazemos com a natureza e que a este ponto ela já revida e que pode vim revidar com mais afinco. Para quem gosta de um bom drama e é fã de James Patterson, é uma série que vale a pena assistir, tanto para reflexão quanto para divertimento.

      

Resenha: Soldier, Sam Angus

Soldier
Título: Soldier
Autor: Sam Angus
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Ano: 2015
Sinopse: Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.
Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.
SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.


Soldier: Leal até o Fim”, de Sam Angus é um livro baseado em uma história real que se passou durante os 2 últimos anos na Primeira Guerra Mundial, em que cães foram usados como mensageiros do exército durante o campo de batalha.

 A história começa quando Rocket. a cadela de Stanley engravida depois de fugir de casa. Seu pai, Da, fica furioso e ameaça a vida dos filhotes, depois que Rocket, uma corredora poderosa não será mais a mesma. Ele avisa a Stanley que nao admitirá cachorros mestiços em sua casa. Rocket dá a luz a 3 cadelas e 1 macho pequeno e com o pelo meio cinza, que quase não sobrevive ao nascimento.

 Então, Stanley dá o nome de Soldier(soldado) em homenagem a seu irmão mais velho, Tom, que está lutando na França. Seu pai leva os filhotes para os ciganos, que so aceitam cadelinhas e Soldier fica em casa, até que seu pai ameaça com mais veemência a vida do cachorro. Até que Stanley decide fugir de casa por não ter mais Soldier, se alista no exército a procura de Tom. Na manhã do seu alistamento, Stanley vê se pai indo embora e percebe que foi tarde demais e que seu pai matará Soldier afogado.

“Sempre serei grato por você ser muito jovem para vir para a a guerra – porque o mundo nunca mais será o mesmo para quem esteve aqui.”

Durante seu período na guerra, Stanley torna-se adestrador de cães mensageiros. Em algumas cenas ele se depara de frente com a morte, onde seus cachorros são treinados para salvar e morrer pela vida do país.

“O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajoso e honrado. Não é só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas caindo, através de furacões de fogo e de campos com tanques se deslocando, pelo seu desejo de estar com você. Se ele o amar, vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro."

A narrativa é feita em terceira pessoa com vista de Stanley e em cada capitulo temos a data e o lugar onde ele está. Tudo se passa durante 1917 e 1918, o período decisivo na guerra, onde Stanley depara-se mais com a morte e a dor que seu irmão antes tentava evitar, já que ele jamais seria o mesmo depois disso.

Stanley é um adolescente que busca o amor, antes de qualquer coisa. O que ele sente pelos cães é um companheirismo fora do comum, tendo em vista o sofrimento que seu pai estava passando depois de perder a mulher. Como ele disse: “ o sofrimento e a dor mudam uma pessoa de uma forma devastadora”.

"Bones assumiu sua coragem, seu senso de honra como sendo dele próprio. Ele sempre será verdadeiro, leal e corajoso; até a última batida do seu coração ele dará - e disso eu não tenho dúvida - a própria vida por você. 

Logo, podemos ver seu crescimento durante toda história. O amadurecimento, o sofrimento, o amor e o perdão. Podemos entender os terrores durante a Primeira Guerra Mundial, o que acontecia nas trincheiras, o trabalho dos cães , que pelo menos eu não sabia disso.Ao ler pude relacionar com o filme que saiu em 2011 “Cavalo de Guerra”, um dos melhores filmes que já assisti sobre as guerras mundiais.

Um livro emocionante, triste, mas que não me fez chorar, mas pude sentir cada emoção ali vivida . Lembrando que a história é baseada em um fato real. Recomendo demais a leitura, mas principalmente para “amantes de cães” e quem é atraído para histórias sobre guerra. Não duvide, esse livro talvez seja para você.
NOTA:  ★★★ 

Cinema: Lançamentos de Agosto

Mês de agosto e muitos filmes vão estar nos cinemas para você curtir. Confira minha lista com os favoritos:

1-Quarteto Fantástico
Nova aventura para os cinemas do consagrado grupo de super-heróis da Marvel, formado pelo Senhor Fantástico (Miles Teller), Mulher Invisível (Kate Mara), Tocha Humana (Michael B. Jordan) e Coisa (Jamie Bell).

2- A Dama Dourada 
Década de 1980. Maria Altmann (Helen Mirren) é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro "Woman in Gold", de Gustav Klimt - retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista (Ryan Reynolds).


3- A Escolha Perfeita 2
Sequência da comédia musical de 2012 sobre um grupo de estudantes que formava um coral acapella e decidia desafiar o famoso coral de garotos do mesmo colégio.


4- A Esperança é a Última que Morre
Hortência (Dani Calabresa) é uma repórter de TV dedicada, sonhadora, que alimenta a esperança de deixar de fazer reportagens fuleiras e tornar-se âncora do telejornal local, comandado por JP (Augusto Madeira). Quando fica sabendo que Vivian (Adriana Garambone), a âncora do jornal, está para ser detonada por seu chefe, ela se anima toda, mas a jornalista Vanessa (Katiuscia Canoro) também quer essa vaga. Agora, Hortência precisa arrumar um jeito de garantir seu novo posto, nem que para isso necessite criar um assassino serial de mentira, suficiente para garantir seu destaque diante da concorrência. Ela conta com a ajuda de dois amigos (Danton Mello e Rodrigo Sant’anna), que trabalham no Instituto Médico Local, mas essa mentirinha vai acabar saindo de seu controle.




5- Missão Impossível - Nação Secreta
Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis...



6- Linda de Morrer
A cirurgiã plástica Paula (Glória Pires) aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites e morre. Com a ajuda de um amigo psicólogo/médium, ela volta à Terra e tenta evitar que a gananciosa sócia coloque o nocivo produto no mercado. 


7- O Pequeno Príncipe 
Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.


8- Hitman: Agent 47
Agente 47 (Rupert Friend) é um assassino de elite geneticamente modificado criado para ser a máquina de matar perfeita. Agora, ele precisa caçar uma mega operação que pretende usar o segredo de sua criação para a formação de um exército imbátivel. Ao juntar forças com uma misteriosa jovem, que pode ser o diferencial para o sucesso desta missão, ele vai descobrir segredos de sua origem em uma batlha épica contra sue maior inimigo.



9- Ted 2
Desta vez, o urso de pelúcia Ted (voz de Seth MacFarlane) está namorando com Tami-Lynn (Jessica Barth), e o casal pretende ter um bebê. No entanto, para terem direito à inseminação artificial, Ted deverá provar na justiça que é um ser humano. Ele conta com a ajuda da jovem advogada Samantha (Amanda Seyfried) e do grande amigo John (Mark Wahlberg).


6 de agosto
Quarteto fantástico (The Fantastic Four)
Real Beleza
13 de agosto
A Escolha Perfeita 2
A Esperança é a Última que Morre
Missão impossível - Nação Secreta (Mission: Impossible 5 - Rogue Nation)
20 de agosto
O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince)
Linda de morrer
27 de agosto
Hitman - Agente 47 (Hitman: Agent 47)
Ted 2

Música: Jéf - Interior



Com uma musicalidade encantadora, chegou no dia 31 do mês passado Interior, segundo álbum do gaúcho de Três Coroas, Jéf. Se você curte baladinhas românticas, vai adorar cada música desse álbum, e caso não goste, depois de ouvir algumas das músicas, vai abrir uma exceção.
Interior, lançado pela Sony Music, também conta com a participação do Lucas Silveira, da Fresno, na faixa Rema e Acredita.

Jéf foi o vencedor ano passado do Breakout Brasil, reality exibido pela Sony. Esse segundo álbum traz uma nova roupagem para algumas músicas que estão também no primeiro trabalho dele, Leve. Enfim, não dá pra reproduzir nem a mínima parte dos sentimentos que as canções do Jéf despertam, só ouvindo mesmo para entender. As letras conseguem ser simples e robustas de sensações. O único defeito é ser um álbum curtinho, que vai te deixar com um sentimento de quero mais.

Um aviso aos leitores, depois de ouvir, dificilmente vão parar de dar replay por dias.

Resenha: Fragmentados,Neal Shusterman

Fragmentados
Título: fragmentados #1
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Ano: 2015
Sinopse: Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe. O vencedor do Boston GLobe-Horn Book Award Neal Shusterman desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

 Após a guerra civil , o governo achou uma alternativa diferente para tratar o aborto. Não se pode fazer nenhum mal a uma criança até os 13 anos , a partir dessa idade, e até os 17 anos, os pais podem entregá-la para ser fragmentada.  Ao ser fragmentado é a solução aceitável da sociedade para doação de órgãos, e a chance de ficar livre de um filho, se os países quiserem. O adolescente é partido pedaço por pedaço e suas partes, órgãos são colocadas em alguém que precise, seja um braço, um olho ou uma parte do cérebro. E uma coisa louca é que o governo acredita que as pessoas mesmo fragmentadas continuam vivendo em outras pessoas, sendo útil de alguma forma para outra vida. 

‘‘A Lei da Vida declara que a vida humana não pode ser tocada desde o momento da concepção até que a criança chegue à idade de treze anos.’’
  
Connor é um garoto complicado, com temperamento explosivo e um tanto rebelde.

“Ficar sozinho não fazia parte de seus planos, mas ele percebe que já deveria ter entendido. Desde o momento em que seus pais assinaram aqueles papéis, Connor estava sozinho.”

 Risa é uma garota que tem um imenso talento pra piano, além de ser tutelada do Estado, porém sua presença não é o suficiente para se destacar no mundo. Risa. Lev é um menino de 13 anos que nasceu para ser um dízimo humano ( sacrificado).Só para esclarecer: Lev não é o único dízimo do livro. Adolescentes que nunca se conheceriam em situações normais, acabam se encontrando. O que eles têm em comum? Em breve serão fragmentados. 

“- Tudo bem ficar assustada. Toda mudança é assustadora.
- Mudança? - grita Risa - Como assim, "mudança"? Morrer é um pouquinho mais do que uma "mudança".

Imagina só se você na sua adolescência , com aquela fase rebelde em que dá muito trabalho para seus pais e eles resolvessem assinar um acordo de fragmentação e você fosse para os campos de colheita? Até para pensar você considera essa ideia impossível e brutal. 

Uma sociedade que aceita que jovens rebeldes sejam fragmentados em pro do bem da sociedade. Ao conhecer  Connor, Risa e Lev, esses três jovens estão destinados a serem fragmentados, mas arrumam um jeito de fugir do sistema. Cada um des possui uma história e o que os levaram a fragmentação, fatos que vocês irão descobrir ao ler o livro. Ambos são Guerreiros, lutando por sua vida e para sobreviverem INTEIROS até os 18 anos.

Em um mundo perfeito, todas as mães desejariam seus bebês e estranhos abririam seus lares para aqueles que não são amados. Em um mundo perfeito, tudo seria preto ou branco, certo ou errado, e todos saberiam a diferença. Mas este não é o mundo perfeito. O problema são as pessoas que pensam que sim.”

A narrativa em terceira pessoa e feita através dos personagens principais, porém com personagens secundários também participando da história. Neal Shusterman escreve de uma forma tão viciante que te embala rápido na história, fazendo-nos refletir e sentir o que cada um dos personagens sente, até mesmo as partes brutais .tão bem que o mundo criado por ele parece ser bem real, mas revoltante. Ao longo do enredo os personagens vão amadurecendo e nos levando a sentir medo, a querer fugir e a sentir até raiva por esse tipo de futuro existir. 

''... se cada parte de você está viva, mas dentro de outra pessoa... você está vivo ou morto?''

Uma distopia que já tinha me ganhado pela capa exótica, pelo título e por retratar de uma forma tão revoltante. A diagramação do livro é perfeita. Capítulos curtos, sem erros gramaticais. E pesquisando, descobri que existem 4 livros da série .E se já terminou deixando pontas soltas, esperto que A Editora Novo Conceito publique o mais rápido possível, porque Necessito da continuação do livro.

''... a única razão para eu estar vivo é que aquela pessoa foi fragmentada.
 - Então - diz Connor -, a sua vida é mais importante que a dela? ''

O autor aborda um cenário tão futurísticos e só de pensar na possibilidade de algo assim acontecer nos leva a enloquecer pensando nisso. O enredo de  Fragmentados é diferente de tudo que já li, e olha que sou viciada em distopias. Caótico e mortal de uma maneira que você nunca viu. Enfim, recomendo a série para amantes de distopia e acredito que vocês não irão se arrepender.

''Lobo frontal esquerdo.
 Eu... eu... eu não me sinto muito bem.
 Lobo occipital esquerdo.
 Eu... eu... eu não lembro onde...
 Lobo parietal esquerdo.
 Eu... eu... eu não consigo lembrar o meu nome, mas... mas...
 Temporal direito.
 ...mas ainda estou aqui.
 Frontal direito.
 Eu ainda estou aqui...
 Occipital direito.
 Ainda estou...
 Parietal direito.
 Estou ...''


NOTA:  ★★★★★ 

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal #1- JK. Rowling

Titulo: Harry Potter e a Pedra Filosofal #1
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Gênero: Ficção/Distopia
Ano: 2000
Páginas: 223
Sinopse: Harry Potter e a Pedra Filosofal’ conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventurar que irão ensiná-lo sobre a vida.


Resenha:

Tenho que confessar que nunca me interessei em ler Harry Potter, tinha tentado uma vez quando era mais nova, mas não cheguei a terminar. Não sei se foi porque eu comecei por um livro no meio da serie, ou porque não queria ler mesmo. Mas ai de tanto meu noivo me encher o saco eu resolvi incluir ele na minha tbr da #MLI 2015 (Post falando sobre a maratona). E num é que eu gostei.

Esse  é o primeiro livro da serie e conta a história do menino Harry, que perdeu os pais em um "acidente de carro" e mora com os Dursley. Harry era um menino normal, ia a escola, fazia as tarefa, porém quando ninguém estava olhando acontecia coisas estranhas que nem mesmo ele sabia explicar. Seus tios o tratavam mal e o faziam dormir em um armário debaixo da escada cheia de teias de aranha, enquanto seu filho Duda dormia no maior quarto da casa, vestia roupas de segunda mão e óculos remendado. 

Vivia com os Dursley havia quase dez anos, dez infelizes anos, desde que se lembrava, desde que era bebê e seus pais tinham morrido naquele acidente de carro. 

Em seu aniversario de 11 anos Harry descobre que nem tudo que seus tios lhe diziam era verdade. Após receber uma coruja com uma carta endereçada em seu nome, a qual seus tios tentam a todo custo não deixá-lo ler, ele descobre que seus pais eram bruxos e que foram mortos por Lord Voldemort. 

Harry inicia sua nova vida de Bruxo famoso na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mesmo sem conhecer nada desse mundo e ele se vê encantado com sapos de chocolate, quadribol, vassouras, fantasmas e fotos que se mexem. Ele foi rejeitado por toda a sua vida e nunca teve um amigo de verdade até que encontra seus dois melhores amigos amigos Rony e Hermione, juntos eles vão viver as maiores aventuras de sua vida.

Mas, daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas.

É uma leitura fácil e gostosa, onde você se vê preso nas paginas cheias de encantos de J.K. Rowling. O livro é narrado em 3° pessoa, uma das formas que eu menos gosto de ler, mas não influenciou tanto porque o livro é muito bom. Se soubesse que iria gostar tanto assim do livro, já teria lido há seculos. Para quem não leu ainda eu te desafio a ler e me contar o que achou. Se você mesmo assim não gostar, vai continuar não gostando (risos). Livro super recomendado.

Trailer do Filme:



NOTA: ★ ★ ★ ★ 

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.