Resenha:Antes de partir - Colleen Oakley


Título: Antes de Partir

Autora: Colleen Oakley

Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 384
Ano: 2016
Sinopse: Na véspera do que esperava ser uma triunfante comemoração de três anos livre do câncer, Daisy, 27 anos, sofre um golpe devastador: seu médico lhe diz que a doença está de volta, desta vez ainda mais agressiva. Tendo apenas de quatro a seis meses de vida, ela está apavorada com o que será de seu marido, Jack, quando não estiver mais lá para cuidar dele. Esse medo tira seu sono, até que uma solução lhe vem à mente: ela precisa encontrar outra mulher para ele. Com uma determinação singular, Daisy visita parques, cafeterias e sites de relacionamento à procura do par perfeito para Jack. Mas, à medida que ela avança em sua busca, ela se vê forçada a decidir o que é mais importante no curto tempo que lhe resta: a felicidade de seu marido ou a sua própria?

Antes de Partir da Colleen Oakley é o segundo  livro do projeto #OutubroRosaAmigosLiterários 💕

Daisy tem 27 anos, mas há 3 anos venceu o câncer de mama e depois disso sua vida mudou para melhor:ela pratica ioga, não come carne vermelha, está se alimentando melhor. A cada ano que passa, ela comemora com seu marido Jack  , o  terceiro aniversário livre do câncer de mama. Porém , no ultimo check up , ela recebe uma noticia fatal: o câncer voltou e com metástase em vários órgãos e no cérebro.Seu planos, sua nova vida acabou.

"Uma coisa é considerar a morte quando ela constitui algo intangível, um evento em um futuro distante. Mas e quando ela está fungando em seu cangote? Impossível."

O que você faria se só tivesse seis meses de vida? Esse é o grande dilema de Daisy. Porém, a única coisa que lhe preocupa é como Jack ficará sem ela. A partir disso, ela se meterá em confusões, sua ansiedade, depressão, medo do futuro também a deixaram atrapalhada e confusa .

Confesso que Daisy me angustiou desde o momento do retorno do câncer. Tive vontade de abraça-la e depois dizer umas poucas e boas a ela, mas sabe? Depois que finalizei a leitura, eu entendi seu comportamento. Eu gostei do livro, gostei dos diálogos e eu até que me simpatizei com Jack, mas queria que eles tivessem conversado mais.  Eu so senti falta de um final mais planejado, mas tudo bem.

"O que há de errado com nós dois? O câncer não deveria aproximar mais os casais? Não era pra estarmos gastando todo o nosso tempo acariciando os dedos um do outro enquanto sussurramos frases como "eu te amo", arrependimentos e esperanças..."

"Antes de partir" é uma história sobre câncer com personagens reais em uma situação desestabilizadora. Além do mais, a doença não é o tema central, mas sim a forma como ela afeta o relacionamento de ambos e como eles lidam com a notícia.

Em suma , gostei da leitura de Antes de Partir. Colleen Oakley construiu uma trama leve e melancólica, mas ao mesmo tempo uma história emocionante e bela. Se você está em busca de um bom romance, este livro é mais que indicado. 

Nota: ★★★(4/5) 


Resenha: Estamos bem, Nina LaCour

Título:Estamos Bem
Autora:Nina LaCour
Ano: 2017
 Páginas: 224

Editora: Plataforma21

Gênero: Ficção / Jovem adulto / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira
Sinopse: Marin deixou tudo para trás. A casa de seu avô, o sol da Califórnia, o corpo de Mabel e o último verão agora são fantasmas que ela não quer revisitar. O retrato de uma história em que já não se reconhece mais. Ninguém nunca soube o motivo de sua partida. Nada se sabe sobre a verdade devastadora que destruiu sua vida. 

Agora, ela vive em um alojamento vazio e está sozinha no inverno de Nova York. Marin está à espera da visita de sua melhor amiga e do inevitável confronto com o passado. As palavras que nunca foram ditas finalmente se farão presentes para tirá-la das profundezas de sua solidão.

"O desconhecimento é um lugar escuro. É difícil se render a ele. Mas acho que é onde moro a maior parte do tempo. Acho que é onde todos nós vivemos, então talvez não precise ser tão solitário. Talvez eu consiga me acomodar, me aconchegar, construir um lar na incerteza"

Marin deixou a Califórnia e largou sua vida após a morte do seu avô, a quem era fortemente ligada. Agora, ela está em uma faculdade em Nova York , sobrevivendo dia após dia aos fantasmas do último verão. Uma história que tornou-se passado e ao qual ela não quer mais lembrar. Ela partiu sem contar a verdade a ninguém.

Ela  passará as férias sozinha no alojamento, porém sua melhor amiga vai visita-la no inverno. Marin está a espera do confronto com o passado. Das palavras que nunca disse, da verdade que nunca revelou e dos medos que não a deixam sair das profundezas da solidão.

O livro narra a depressão que Marin passa, seu isolamento do mundo, sua tentativa de interagir o mínimo possível com as pessoas: um fantasma na vida. Mas, com sua amiga ali, ela acaba exteriorizando seus sentimentos.

A história se passa em 3 dias: o tempo que Mabel passa no alojamento com Marin, logo dando a impressão que uma pequena conversa entre as duas torna-se sessão de terapia, já que aos poucos Marin vai se abrindo. Com uma narrativa alternando entre passado e presente, a história é melancólica e sensível. É possível perceber o quanto Marin está quebrada, já que tem a impressão de não ter realmente conhecido o avô, como se a relação dos dois fosse falsa.


Alguns fatos se tornam repetitivos com uma melancolia constante. Ainda não me decidi se gostei ou não do livro. Para mim, faltou aprofundamento. Mas, a mensagem da autora foi clara: nesses momentos de isolamento, solidão, o que pode salvar alguém é um abraço, uma palavras de  amor ou só estar presente.

Nota: ★★★(3,5/5) 

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.