Resenha: Contra todas as probabilidades do amor - Rebekah Crane

 


Um livro que merece mais reconhecimento

Zander Osborne é enviada para um acampamento para adolescentes com problemas de saude mental. Mas, ela não sente nada desde de um incidente que destruiu sua família. Grover, cujo pai tem esquizofrenia, está certo que ele também pode herda-la. Alex é um mentiroso compulsivo. E Cassie é a que mais atrai confusão.

A história foca em quatro personagens, com seus problemas e uma amizade que aos pouco vai sendo cultivada em um local inesperado. É possível sentir a dor, a confusão, o medo e a tristeza de cada um.

E a medida que conhecemos cada um, percebe-se que suas tragédias podem trazer sorrisos, aceitação e amizades reais. Lidas com seus demônios, se descobrir e encontrar coragem quando menos esperam.  Aceitando suas falhas e fazendo a esperança crescer.

Tratando de doenças mentais, a autora soube abordar cada um com muita sensibilidade, simplicidade e de maneira verídica. Nos fazendo torcer, rir e ficar com o coração apertado, segurando esse livro junto ao peito para que não escape o sentimento que ele traz.

Gatilhos: transtorno bipolar, transtorno alimentar, ansiedade, depressão, esquizofrenia.

Eu adorei tanto essa leitura e fico até surpresa de ela ser tão subestimada. A identidade de cada personagem é o que torna ela única, tocante e memorável. Quebrando os estereótipos e no final das contas, nos fazendo refletir, se identificar e aceitar que mesmo com as cicatrizes, somos dignos de amar e sermos amados.

 Sem confiɑnçɑ, nós perdemos ɑ fé. Se perdermos ɑ fé, perdemos ɑ esperɑnçɑ. E se nα̃o tivermos esperɑnçɑ, o que nos restɑ? 

“Coragem: reunir toda a valentia que existe dentro de nós. Fazer uma coisa que você jamais acreditou que pudesse fazer. Encarar a verdade. Agir com confiança. E , finalmente, reconhecer o que a sua vida é e sempre será.”

 

Resenha: Questão de classe,

 


E se cada criança fosse categorizada por uma pontuação?


Nesse mundo, cada pessoa é definida pelo número Q, que corresponde a uma nota de rendimento em algumas áreas de suas vidas. Todas as crianças, adolescentes e trabalhadores possuem isso, definindo o quanto podem ser superiores.

Ele separa os estudantes em três classes: o Q elevado garante uma vaga em uma escola premiada; Q médio a escolhas verdes, ou seja, comuns; Q baixo, ás escolas amarelas, tão temidas e negligenciadas do Estado.


O número Q rege uma pessoa, uma família e sua posição na sociedade. Já as mulheres são forçadas a fazem testes que indicam o Q de seu filho. Mas, o que pode vir a acontece se não for o Q esperado?

Questão de Classe da Christina Dalcher já tinha me chamado atenção pelo título e por ser distopico. Porém, as primeiras 100 páginas foram lentas e depois teve algumas reviravoltas já esperadas. Todavia, essa historia não teve o mesmo impactado que Vox em mim.

Elena é uma personagem interessante e que possui inúmeros conflitos. Um dos seus filhos tem o Q alto , enquanto outro Q baixo e seu coração de mãe teme pelo que pode acontecer.

E essa história, bem , ela vai muito além do que parece. Mergulha em temas familiares, igualdade, direitos as mulheres e questiona liberdade. Uma trama que te faz pensar sobre o futuro, abordando o conceito de perfeição para a sociedade.

Mesmo com uma lentidão inicial e com o final um pouco acelerado, gostei desse thriller distopico. A mensagem é difundida e impacta, mas ainda não tanto como Vox.

“Sempre fizemos isso, nós, seres humanos, em nossas pequenas sociedades. Categorizamos, comparamos e inventamos formas de nos segregar em times, como na aula de educação física da escola. Escolho você, dizemos. Mas não ele.”

Resenha:Todas as dores de que me libertei. E sobrevivi , Felipe Rocha


Quando estamos em um momento ruim, pensamos que será eterno. Assim como certos amores, que são prometidos e terminam. Presos ao que sentimos, a tristeza, o sofrimento e as incertezas podem ser tóxicas.

 O que fazer para cortar as raízes e amadurecer? Como voltar a florescer? Como se libertar e sobreviver?

Vamos combinar que amadurecer não é fácil. Aprender com a dor é um caminho árduo. Mas, a cura traz a leveza da vida, o livramento de tudo o que nos consumiu e transformando tudo a nossa volta.

E com novos sorrisos, vem recomeços. Oportunidades para nos amar, cuidar do nosso lar e entender que a vida é um livro: é preciso virar as páginas, escrever um novo capitulo e fazer nosso final.

Adoro ler poemas, crônicas que trazem na dor cotidiana a volta por cima. É incrível a capacidade do autor em trazer a calma, a sensibilidade e o carinho nas palavras. Falando de amor próprio, autodescobertas e da nossa capacidade de ser quem quisermos ser. Felipe Rocha traz em 6 partes a previsão de bons tempos para nosso coração.

Os gatilhos que nos deixam desprotegidos. Os papos furados do passado que insistem em perturbar nossa paz. O despertar que merecemos ter uma página virada. A certeza que um coração aberto tem espaço para sonhos próprios. As memorias que se foram para mostrar novos caminhos .

Tantas coisas podem ser ditas e sentidas quando uma escrita lhe conquista. A inspiração para viver apesar dos tsunamis. E como um dia tempestuoso, esse livro vem para cumprir uma missão: lhe abraçar e fazer acreditar que podemos sim, ser nossa melhor versão.

Ter empatia significa ter coração, encarar a gaiola do outro e desejar todo o bem para ele se ver livre dessa prisão.

E com muita vulnerabilidade, espalhar a bondade e ser uma pequena luz na escuridão.

Livros assim fazem as emoções fluírem, a mente acalmar, sorrisos surgirem e nos fazem acreditar que o impossível pode ser possível de realizar.

Resenha: COISAS DO CORAÇÃO , Kika Seixas e Toninho Buda


A verdade é que não esperava que fosse me emocionar com o relato da Kika Seixas sobre Raul Seixas, sua relação e momentos do rock brasileiro.

Querendo deixar registrado para Vivian Seixas, a filha do casal, a vida do pai Raul, Kika coloca em cada página a juventude, as revoluções, momentos divertidos e tensos que viveu.

Coisas do Coração é o nome de uma das músicas mais consagradas do Raul Seixas. Porém, há uma revelação por trás dessa melodia tão linda.

Em especial, a própria Kika escolheu dois narradores para dar voz baiana a mãe do Raul e ao musico.

Diarios, cartas, trechos, fotografias e a intimidade em um livro rico sobre o pai, filho, músico, compositor Raul Seixas.

Quem diria que a história de Raul e Kika me tocaria. Me peguei diversas vezes cantando seus hinos que revolucionam a cultura brasileira. Incentivaram o rock nacional, a liberdade de expressão e o poder de uma população em uma época que tudo era opressão.

Um tesouro que traz uma intimidade, leveza e associado ao audiobook, a experiencia se torna inesquecível.




* LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A UBOOK

Resenha:53S76O – Draco Cola, A Cauda do Dragão


 Uma embaixatriz que comanda uma agência de espionagem. Um navegador que fugiu de suas origens para ser outra pessoa. Um homem com a missão de conseguir mais informações para o Império Naval.

Passando no século XV, esses personagens terão suas histórias cruzadas em uma grande aventura em que a busca por conhecimento, por novos territórios e descobertas estava veemente a todo vapor.

Na época em que o astrolábio, a bússola guiam as caravelas e naus pelos mares a procura de novos mundos.

Você lembra como o Brasil foi descoberto? As aulas de história permeiam as páginas de “ Draco Cola, A Cauda do Dragão. Nos ensinando através de uma ficção baseada em fatos históricos, que traz esboços de invenções que hoje em dia não vivemos sem: relógios, os telescópios que são essenciais para a ciência.

 Os nobres como os CEO’s do Império, que iniciam o projeto de colonização, formação da nação. Nos remetendo a nossa identidade nacional.

O livro baseado em fatos históricos converge em uma narrativa que se prolonga e intriga pelos diversos personagens e suas motivações. A história é interessante e de fato, se  você sempre gostou da disciplina de história, vai ter uma experiencia agradável e diferenciada dos fatos, com toques de ação, suspense e drama.

Apesar da leitura ter sido um pouco cansativa, acredito que algumas ressalvas atrapalharam um pouco a experiencia. Porem, está mais ligado a falhas de escrita, descrições demasiadas e partes que poderiam ter sido cortadas.

Mesmo assim, acredito que é um nacional desafiador, que traz uma certa nostalgia das aulas de história e abraça o passado associando com críticas presentes. 


*LIVRO DISPONIVEL NA Amazon


Observadora das sombras, Maria Anna Martins e Leticia Santiago


Minha vizinha, a pernambucana 
@m.annamartins lançou sua primeira obra infantil “A Observadora de Sombras” para falar sobre algo, que causa medo nas crianças: o escuro.

Quem ai já sentiu medo? Eu pelo menos morria de medo, até da minha sombra pela casa. O livro foi lançado pela @editoraflyve e contará a história de uma garotinha que investiga como a sombra se comporta, aquela das pessoas, dos objetos e ela descobre algo muito mais curioso ainda.

Com sensibilidade, leveza e um ar divertido, a autora ilustra bem esse medo e traz na inocência de uma criança a coragem para enfrenta-lo. Com uma parceria com a ilustradora @leticia.ilustra, a obra adquire um tom fofo, dinâmico e ideal para adultos, jovens e crianças.

A autora se inspirou em suas primas e mostrou uma parceria linda, que me deixou ainda mais ansiosa para quem sabe, algo mais jovem ou adulto no futuro.

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.