Resenha: Miragem, Somaiya Daud

( Editora: Literalize / Nota: 3,5/5)

Amani é sequestrada de sua tibro, a Cádiz. Levada pelo Império, ela descobre que será substituta da princesa Maram e que deverá aparecer nos eventos públicos, assumindo todos os riscos. Para sobreviver e proteger sua família, Maram será o clone da princesa perfeita.

Miragem é um bom livro, apesar de calmo quando falamos de ação. Ele começa parado e segue sem grandes acontecimentos até a metade. Melhorando após isso. O universo criado de ficção cientifica e cultura árabe chama atenção com a premissa, mesmo não tendo tantos elementos reais do gênero de ficção cientifica.

Ademais, o livro trata do desaparecimento de culturas, trazendo a questão do colonialismo: o apagar dos nativos para Ascenção de uma sociedade superior. Atraves da protagonista vemos a discussão desse tema.

Amani é uma protagonista que tem tudo para crescer, mesmo nesse primeiro volume ela sendo “sem sal” e facilmente manipulada. Espero que ela seja melhor desenvolvida no próximo volume, visto o plot twist final.

Uma das minhas grandes ressalvas é o instalove: do nada, que não convence e parece totalmente superficial. A trama política é inexplorada, sendo tratada superficialmente, assim como a construção de alguns personagens secundários.

Apesar de não ter sentido tantas emoções ao ler a obra, Maram foi a minha personagem favorita e eu torço para que ela mostre para o que veio, saindo da princesa mimada e odiada para alguém poderosa.

 O relacionamento entre Amani e Maram foi algo que me prendeu, a dinamica entre as duas chama a atenção. E Maram é uma vilã com características complexas, trazendo pontos políticos interessantes para a obra.

Para quem quer começar a ler fantasia, essa é uma boa indicação. Ficarei na torcida para que o segundo volume seja lançado e venha com tudo.

QUOTES FAVORITOS:

"A coroa de Dihya foi arrancada de mim, meu rosto mudado, meu corpo quebrado. Mas eu não era uma escrava e não era uma substituta. Eu era a filha da minha mãe, e eu sobreviveria e persistiria. Encontraria meu caminho para casa." Pág:63.

"Voltei a ouvir a voz de Maram, as palavras que ela me disse em nosso primeiro encontro: sua vida depende disso. Ela não precisava ter dito para que eu compreendesse o que estava em jogo. Eu sabia como os vathekeses agiam; todos sabíamos. Falhar não era uma opção." Pág:106- 107.

"Não se ajoelhe nem se curve, disse a mim mesma. Diante de ninguém. Siga em frente." 

Pré-venda de Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar histórias

 Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar histórias já está disponivel em todas as lojas. Estaremos de volta ao universo de  O Povo do Ar.

"Antes de se tornar um príncipe cruel ou um rei perverso, Cardan era uma criança fada conhecida por ter um coração de pedra. Em Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar histórias, a autora best-seller #1 do New York Times Holly Black revela um olhar mais profundo sobre a vida do enigmático Grande Rei de Elfhame."

O livro será em capa dura, com ilustrações na parte interna e com hot stamping! O lançamento está previsto para Maio, mas já esta disponível para reserva nas lojas e livrarias.

Os brindes são: cards, um mapa e UM CARDAN papertoy para chamar de seu.

*Quem ai á vai garantir essa lindezaaaa?

Naondel , a continuação de Maresi

 
Naondel entregou TUDO E MUITO MAIS !

Na continuação de Maresi, conheceremos quem são as primeiras mulheres da Abadia Vermelha. Uma ilha para aquelas que foram torturadas, violentadas, que estão fugindo dos homens ou que querem apenas descobrir seu poder.

𝑵𝒂𝒐 𝒇𝒐𝒊 𝒑𝒆𝒓𝒄𝒆𝒑𝒕𝒊𝒗𝒆𝒍 𝒊𝒎𝒆𝒅𝒊𝒂𝒕𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒎𝒂𝒔 𝒍𝒆𝒏𝒕𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒐𝒔 𝒍𝒂𝒄𝒐𝒔 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒊𝒓𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒗𝒂𝒎 𝒄𝒓𝒆𝒔𝒄𝒆𝒏𝒅𝒐. 𝑴𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓. 𝑪𝒂𝒅𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒖𝒎𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒅𝒆 𝒔𝒖𝒂 𝒆𝒔𝒄𝒖𝒓𝒊𝒅𝒂𝒐 𝒆 𝒄𝒐𝒓𝒂𝒈𝒆𝒎.”
Rica, impactante, sombria e complexa. Eu não esperava que Naondel você me prender de tal maneira. Aquela leitura que te deixa no chão, te faz sentir raiva, apreço , mas cheia de sororidade.

Naondel elevou o nível de Maresi. Trouxe a história das fundadoras da Abadia Vermelha e mostrou a força feminina, mostrando a riqueza do passado e da trama.

 A narrativa acontece em primeira pessoa sob diferentes pontos de vista, assim conhecemos a vida de cada uma e o as une.Todas tem sua própria voz na obra, oriundas de diferentes culturas, mas a serviço de um homem ambicioso e mau.

A escrita da autora surpreende e é tão linda, tão dolorosa e brilhante. Nas primeiras páginas, percebe-se que o que vem por ai é uma história difícil de ser contada, mas suas protagonistas tecem seu sofrimento para que possamos compreender que a união de mulheres é necessária.

É uma força da natureza. Uma obra de partir o coração, mas com a capacidade de nos deixar sem folego. Uma das melhores continuações que já li em 2021.

Naondel é sobre poder, ambição, feminismo, sobrevivência e irmandade. Quem pode estar contra tudo isso?


️ Gatilhos:Estupro e violência sexual; suicídio; aborto forçado; escravidão.



Ordem de leitura para os livros da Cassandra Clare + considerações finais


“Preto para caçar de noite e dar sorte, pois o branco é o cor do pranto e da morte.”

Vamos conversar um pouco sobre os três últimos livros da série Instrumentos Mortais? Depois de devorar os últimos livros, confesso que adorei como não esperava esse universo. Algumas relações foram aprofundadas, personagens secundários tiveram mais espaço e batalhas épicas, claro.

Cidade das Almas Perdidas e o Fogo Celestial foram os melhores livros dos tres ultimos. Tornando a leitura divertida e nos instigando a acompanhar esse elenco maravilhoso: Simon, Izzy, Magnus, Alec, Jace e Clary.

Os conflitos finais me deixaram: AAAAAA e a sequencia foi maravilhosa. Um plot twist me deixou abismada, apesar dos altos dramas da Clary e do Jace, que me fizeram tirar uma estrela. As vezes, a repetição de algumas briguinhas e dramas me fizeram revirar os olhos. Ps: Clary não gosto de voce (fato).

Alec e Magnus; Izzy e Simon tem minha completa admiração. Uma personagem em especial aparece e eu amei ver como ela estava. E também temos uma introdução para a trilogia Os Artificios das Trevas com Emma e Julian. Ps: muitos acontecimentos desse volume influenciam na próxima série. Portanto, fica a dica para ler Instrumentos Mortais antes de seguir em frente.

Para os amantes de fantasia, a Cassandra presenteia com uma narração regada de ação, momentos dramáticos e personagens carismáticos ( uns mais do que outros). Uma das minhas ressalvas é o detalhamento, que em certos momentos torna-se desnecessário e até teria economizado umas páginas.

"Prova de que quero dar a você algo que nunca dei a ninguém: meu passado, a verdade a meu respeito. Quero compartilhar minha vida com você, e isso significa hoje, o futuro e todo meu passado, se você quiser. Se me quiser." ( Magnus para Alec) Pág. 489

"- Mesmo que fossem apenas dias, eu ia querer passar todos com você. Isso significa alguma coisa?
- Sim - respondeu Magnus. - Significa que a partir de agora tornaremos todos os dias importantes." (Alec para Magnus) Pág. 519"

A pessoa mais ansiosa para Os Artificios das Trevas está aqui. Quem vai embarcar nessa comigo?

 

Recomendacao de leitura:

  • Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1)
  • O codex dos caçadores das sombras
  • Cidade das Cinzas (Os Instrumentos Mortais #2)
  • Cidade de Vidro (Os Instrumentos Mortais #3)
  • Anjo Mecânico (As Peças Infernais #1)
  • Os pergaminhos vermelhos da magia
  • Cidade dos Anjos Caídos (Os Instrumentos Mortais #4)
  • Príncipe Mecânico (As Peças Infernais #2)
  • Cidade das Almas Perdidas (Os Instrumentos Mortais #5)
  • Princesa Mecânica (As Peças Infernais #3)
  • As crônicas de Bane
  • Cidade do Fogo Celestial (Os Instrumentos Mortais #6)
  • Contos da Academia dos Caçadores de Sombras
  • O livro branco perdido ( As maldições ancestrais)#2
  • Dama da Meia-Noite (Os Artifícios das Trevas #1)
  • Senhor das Sombras (Os Artifícios das Trevas #2)
  • Rainha do Ar e da Escuridão (Os Artifícios das Trevas #3)
  • Fantasmas do Mercado das Sombras 
  • Corrente de Ouro (As Últimas Horas #1)

A Escada Furtiva,Maureen Johnson


Mais um mistério está a espreita.

A mentira será desfeita.

A promessa pode ser enganosa.

E se está escondido, será confiável?

A quem o controle será dado?

Em 2018, “Cordialmente, Cruel” me deixou pensando: mas, o que diabos está acontecendo?

🕵🏻‍♀️ Para um bom investigador, é preciso a mente e a alma. A verdade pode ser encontrada, se for espero o suficiente para cutuca-la.

Maureen Johnson constrói através de flashback e o momento presente para introduzir novos personagens e mais mistérios.

“A escada furtiva” é o segundo livro da série e nunca foi tão bom voltar a Ellingham. Stevie é uma personagem admirável e que ama mistérios, genial somente.

Se você ama ler sobre crimes e ficção, te apresento essa escola isolada. Em uma montanha, que lembra um internato mal assombrado. O inicio é lento e só começa acelerar mais além de 50% da leitura. Mas, ainda apresenta um enredo cheio de crimes, com diversidade de personagens e um suspense incomum no gênero.

Terminei esse livro no precipio: com uma revelação final de deixar qualquer um LOUCO.

 

"Um bom livro dá tudo. Dá uma janela para outras almas, outros mundos. O mundo é uma porta. Livros são a chave."

Stevie não consegue esquecer o mistério de "Cordialmente,cruel" que continua a lhe pertubar. Um quebra-cabeças que ela precisa montar. Com sua amiga desaparecida, um colega de classe morto e uma vaga para a academia Ellingham oferecida por Edward King, o politico para quem seus pais trabalham. Stevie não pode deixar essa chance escapar.

Sabe quando você está quase descobrindo algo e no instante que segura, ele escapa por suas mãos? Foi exatamente assim que me senti com as respostas.

Quando tinha uma pista, era feita de trouxa. Virei as páginas para encontrar a verdade e me viciei em crimes, mortes e um elenco genial.

Como bombas, os segredos explodem. Deixando tensão, arrepios e rostos chocados.  A cada peça de dominó derrubada, um efeito no passado e presente era desvendado.

Stevie é incrível: coragem, com uma mente afiada e determinada. Ela vê o perigo e corre em direção a ele. Ela gosta de brincar no fogo e está em sua mente é ESPLENDIDO. Apesar de focar mais no suspense, o romance ainda dá o ar da graça.

 

Divertido, instigante e envolvente. Mal posso esperar pelo ultimo volume. 

O filme “Castelo Animado”, do Studio Ghibli

 





Filme do Studio Ghibli! O filme “Castelo Animado”, do Studio Ghibli, é inspirado nos livros da Diana Wynne Jones e é uma animação incrível que possui diversos fãs ao redor do mundo! 


Em japonês: Howl no Ugoku Shiro foi lançado em 2004. E ainda foi indicado para a categoria de Melhor Animação para o Oscar em 2006. 


Críticas a guerra, poder militar e alienação. Assim , como a questão do campo x cidade. O filme está disponível na Netflix :)

Quem ai ja vai assistir?

5 curiosidades sobre O Castelo Animado,Diana Wynne Jones

 
Voces sabiam que a obra foi publicada em 1980 e considerada uma fantasia desde então?Inspirando muitas outras histórias por ai. Confira 5 curiosidades sobre O Castelo Animado:  

1. Hayao Miyazaki e Diana Wynne

O diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, chegou a visitar a autora na Inglaterra e contou com a ajuda dela para adaptar, ganhando uma indicação a Melhor Animação no Oscar em 2006.A autora ganhou o prêmio Phoenix da Literatura Infantil em reconhecimento as sus obras.


2.  A autora foi aluna de escritores famosos

Diana foi aluna do famoso C.S.LEWIS ( autor de As Cronicas de Nárnia) e J.R.R Tolkien ( do Senhor dos Anéis) em Oxfort.


3. Há diferenças entre o livro e a animação

Há diferenças entre o livro e o filme, algumas apreciadas pela autora. Uma delas é o enfoque maior na guerra na animação. Assim, como os personagens que são diferentes. Os vilões no livro tem um lado mais obscuro e marcante. Sendo assim, só a primeira parte da história foi adaptada.

4. Sophie é mais marcante na obra

Quem é a Sophie? Na verdade, a Sophie do livro é mais impactante. Uma jovem que é transformada em velha, mas antes disso ela já tinha uma alma considerada antiga. E na obra, ela é mais poderosa e destemida.


5. A mensagem por trás do conto de fadas

Um conto de fadas escrito para crianças e adultos.    A obra literária captura a beleza da magia, a opacidade das críticas e o poder de transformação. Um conto de fadas que crianças podem se encantar e adultos também. Uma jovem que é amaldiçoada e transformada em uma idosa. O quanto essa história pode falar com essa premissa?


* O novo Box de Castelo Animado já está em pré-venda nas principais lojas do Brasil. Quem ai animou?

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.