Um dia

Por Bia L


Nada contra a tua alegria. Contra a tua paz e sua leveza. Querer algo assim é invejar sua causa? Querer ser você? Não. É querer sentir o mesmo que você. O respirar agradável. O falar contagiante. O coração palpitando de felicidade. 

É errado dizer que a vida está sendo mais dura comigo do que foi com voce? É vergonhoso  sentir-se vulnerável as vezes? Acho, que sou como o homem de lata, aquele personagem de Oz, tenho um coração, mesmo com um corpo de ferro . Sou assim também. 

Tenho aparência de guerreira. Minha alma trava lutas constantemente . Meu cansaço em alguns dias vence. Meu desespero toma conta e minha cabeça explode. Lágrimas, raiva, incompetência. Colei as palavras "continuar, seguir em frente" em frente a minha cabeceira. 

Tentei seguir em frente, como sempre. Caindo e tropeçando nas pedras, mas nunca saindo do caminho. Meu coração se despedaçando e eu precisando de uma mão, ou de algumas palavras que possam acalmar meu pequeno órgão pulsante da minha vida. 

 Por uma questão de sobrevivência, luto contra meus medos, enfrento meus demônios apenas por mais um dia. Um dia de cada vez. E vou me levantando e dizendo a mim mesma: " siga em frente, pequena, só em frente".

Quebra-cabeça



Por Bia L.


   Não se trata de aparência, nem é a coisa mais importante. Não é que eu queira alguma coisa má, mas quero algo grande, que eu não esqueça. 
   Quero a certeza de Fugir do sociável.Quero fugir do comum, quero correr na contra mão. Ser toda certinha me dá uma vida sem graça. Quero ter minhas aventuras de vez em quando. 
  Perceba que, uma pessoa não é nunca calada ou tímida quanto parece, ou tão boa ou má, ou tão vulnerável ou forte , tão doce e ingênua. Formamos páginas cobertas por uma capa. Podemos ser tudo ou nada. Depende da nossa vontade.
      O amor pode fazer parte da sua história ou não, mas ele não te define. Ele pode te transformar em algo melhor , mas também pode te desdenhar. Ele é apenas a lombada. Ficará intacta ou será destruída?
    Não precisa me entender. Ele é como o mar, ao olhar de longe aquela imensidão de calmaria pela manhã. No final da tarde, as ondas começam a se quebrar e a noite pode ou não permanecer calmo ou tempestuoso. Depende. Tudo depende. 
   Você pode nadar na água tranquilamente, mas pode ser afogado se não souber a profundidade que está. O amor pode chegar quando menos se espera , quando estamos sendo nos mesmos ou fingindo algo que nao somos. Avisado ou de surpresa.
      Não acontece quando você procura por alguém que preencha as suas lacunas vazias. Não resolverá preenchendo suas palavras cruzadas. Não adianta forçar sua mente para descobrir o tal mistério, você que dar um tempo e quando menos espera, plum ! Você descobre. Acontece. Nos momentos mais incertos, a certeza aparece e tudo vai se encaixando. Como um quebra- cabeça, tudo no seu encaixe perfeito.

Resenha: A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Título: A Garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2014
Páginas: 384
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.


      A autora de Como eu era antes de você e a última carta de amor, lançou mais esse livro com essa capa linda neste ano. Suas palavras sao leves e sensiveis. Em " A garota que você deixou para trás", Jojo cria dois mundos distintos, mistura o passado e o presente, entrelaçando as histórias.
    O livro é dividido em duas partes e tem dois personagens principais: Sophie Lefévre e Liv Halston. Sophie é uma garota francesa, que tenta sobreviver em uma cidade francesa tomada por alemaes durante a primeira guerra mundial. Casada com Édouard Lefévre, um jovem pintor o qual é loucamente apaixonada.
    Sophie trabalhava em uma loja , logo Édouard ficou encantado com sua beleza e lhe fez um convite: que ela fosse a sua casa, pois queria pintá-la. O pintor fez um retrato dela, que levou o nome " A garota que você deixou para trás". Édouard é obrigado a deixar a pequena cidade e lutar pela França nos campos de batalha da Primeira Guerra MUndial. Todos os dias Sophie ver o quadro na sua sala, o que lhe estimula a continuar a ter esperança que seu marido voltará para casa sã e salvo.
     No presente, o quadro que Sophie tanto amava está pendurado na parede da jovem Liv Halston e possui o mesmo efeito esperançoso e calmo, assim como Sophie também se sentia. O quadro de Liv foi um presente de casamento do seu falecido marido, que era arquiteto. No aniversário da sua morte, Liv sai para beber e conhece Paul, um homem bonito e simpatico que logo chama sua atençao. O tempo passa, e ela percebe que pode seguir em frente e ser feliz novamente, porém Paul trabalha em uma empresa que recupera obras de arte saqueadas durante as guerras e o quadro de Liv está sendo procurado por ele.
    Liv precisará enfrentar tudo e arriscar o resto que lhe sobra em uma batalha judicial para ficar com o quadro, logo começara uma busca pela verdade presa no passado de Sophie, revelando sua historia. O que aconteceu com Sophie depois que Édouard foi embora? Como o quadro veio parar com Liv?

Queridíssima Sophie,
Faz muito tempo que não tenho notícias suas. Rezo para que esteja sã e salva.Digo a mim mesmo em momentos sombrios que alguma parte de mim sentiria, como as vibrações de um sino distante, se você não estivesse bem.Tenho muito pouco para contar. Pela primeira vez, não desejo traduzir em cores o mundo que vejo ao meu redor. As palavras parecem inadequadas. Saiba apenas, adorada esposa, que estou bem física e mentalmente e que pensar em você é o que mantém o meu espírito inteiro.Os homens aqui seguram fotografias de seus entes queridos como se fossem talismãs, proteções contra a escuridão - imagens amassadas e sujas dotadas das propriedades de tesouros. Não preciso de fotografia para evocá-la, Sophie: basta eu fechar os olhos para recordar seu rosto, sua voz, seu cheiro, e você não tem ideia de quanto me conforta.Saiba, minha querida, que marco cada dia, não do mesmo modo que meus companheiros, grato por ter sido mais um a ter sobrevivido, mas agradecendo a Deus pelo fato de cada um significar que seguramente devo estar vinte e quatro horas mais perto de voltar para você.


Seu Édouard
   Eu sempre gostei muito de livros que abordem guerras, principalmente a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Confesso, que é um livro longo. Inicialmente parece cansativo, mas me surpreendeu como todos os livros da Jojo Moyes. Eu fiquei :" Nossa, sério que isto está acontecendo". É o que se pode esperar dos livros dessa autora incrível: o laço perfeito das histórias e suas reviravoltas.

   
Recomendo o livro para quem gosta de romance históricos, que são a marca dos livros da Jojo ou policiais. O livro fala de perdas, amor, desejo de começar tudo de novo. Simplesmente , toca o teu coraçao.
    
Uma linda história onde "duas jovens separadas por quase um século estão juntas em sua determinação de lutar por aquilo que amam - custe o que custar".

" - Sabe, vou lhe contar uma coisa sobre ter sido casada cinco vezes. [...] Isso ensina tudinho sobre o amor. [...] ensina à gente, Sr. McCafferty, que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer."
 Nota :

Sã e salvo

Por Bia L.

                
Free
    Nunca pensei que a vida seria fácil, nem tão dura. Nunca imaginei que teria que me humilhar para conseguir um pouco de alegria. Ou, que precisaria de mais coragem para mostrar quem eu sou e para que vim. Nunca cogitei a ideia que precisaria cantar mais do que o necessário para me fazer sorrir. Nunca.
     Eu só queria ficar sã e salva no fim do dia. Fugir da monotonia e encarar o medo no ring todos os dias. Não era tão fácil como eu imaginava. E eu só queria chegar em casa no fim do dia.
    Eu poderia me levantar e dizer o que você queria ouvir , mas nada disso seria minha verdade, só sua vontade. Eu poderia ser sua sorte e você meu escudo contra esse vasto mundo. E nos estaríamos sãos e salvos .
    Eu poderia mostrar meu mundo de mistérios e você poderia me apresentar ao amor, a poesia e o, de fato, alegra sua vida. E no fim do dia, estaríamos sãos e salvos.
     Eu poderia fazer as sombras e seus pesadelos irem embora, tornaria seus dias mais luminosos. Suas lágrimas mais raras. Seus dias mais coloridos.
   Feche os olhos. Não soltarei sua mão. O dia está se pondo e a noite logo chegará. Não tenhas medo da escuridão, estarei aqui para te manter sã e salvo.
  Não olhe para além da sua porta. Não tenha medo , querido. Tudo ficará bem no fim do dia. Seu medo tornará sua alma mais forte, seus olhos enxergaram as coisas mais simples da vida.Seu sorriso irá nascer ao amanhecer do dia e você verá, que estaremos sãos e salvos no fim do dia.

O terceiro lugar.

Por Bia Leite

Eu conheci um garoto 
Daqueles lindos
 E me apaixonei por ele
 Perdidamente, loucamente
 Mas a vida é mais de que uma caixinha de surpresas
 Ela é um poço do inesperado
 Do abalável 
Da dor e do sofrimento,
 como também do amor e da alegria
 Barraram nossos corpos 
Separaram nossos laços 
Mas nada em mim mudou
. Nada do que eu sinto mudou.
 Só preciso de mais algum tempo,
 porque não posso mais ocupar o terceiro lugar.
 Não quero ocupar o terceiro lugar. 
Não quero atrapalhar,
 não quero ver suas confusões e seus ataques de amor 
Chance á cabeça ou ao coração? 
 Estarei no meio termo. 
Deixarei a vida me dizer o que você será
 Continuarei a lutar pelos meus sonhos
 Não posso mais ser machucada por você
 Decida-se então o que de mim será
 Primeiro, segundo ou terceiro lugar?
 A faculdade e seus estudos, 
sua mãe e suas opiniões
 Decida o que quer ser,
o que de mim também será.
Tomarei minhas próprias decisões,
 e serei independente do seu amor.
 Não sumirá. 
Nada apagará.
 Então decida.
Serei o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar? 
A garota finalmente terá o espaço em Seu lugar?

Tag: Dias da semana em livros




Dia de domingo e dia de mais um vídeo no canal Meu coraçao literário ! Hoje farei minha primeira tag que vi a Pâm, do garota it fazendo no VEDA. A tag foi criada pelo Thiago e a Amana. Dias da Semana em livros, confira agora : 


Categorias :
Domingo – Um livro que você não quer que termine ou não quis que terminasse.
Segunda – Um livro que você tem preguiça de começar.
Terça – Um livro que você empurrou com a barriga ou leu por obrigação.
Quarta – Um livro que você deixou pela metade ou está lendo no momento.
Quinta – O livro de quinta. Um livro que você não recomenda.
Sexta – Um livro que você quer que chegue logo (lançamento ou compra)
Sábado – Um livro que você quis começar novamente assim que ele terminou.

Se gostou do vídeo, não deixe de curtir e se inscrever no canal para poder ver todos que postarei daqui para frente. Até a próxima semana :]

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.