O que aprendi lendo " Quatro compromissos, Don Miguel Ruiz"

 
Se voce me desse um livro desse gênero há alguns anos atrás, provavelmente ele seria esquecido. Confesso que já tive receio de ler auto-ajuda por achar que nao fosse para mim. Eu não precisava daquilo.

Hoje em dia, livros assim trazem uma calma para uma pessoa que problemas para acreditar em si mesma. O livro da filosofia tolteca apresenta preceitos que sabemos, mas não praticamos. 

Juliette, a vencedora do BBB21 contou em uma live que seguiu os conselhos do autor enquanto estava confinada no programa. E isso também me fez querer lê-lo. E sua mensagem nao podia ser mais clara, necessária e transformadora.

Nunca é demais ser lembrado de palavras tão essenciais. O autor traz nos 4 compromissos basicos uma forma de ter liberdade pessoal. Quer saber o que aprendi? Confira abaixo:

1. As palavras tem PODER - quantas vezes fomos machucados pela fala de alguém?  Então, use sua palavras com sabedoria, seja positivo e verdadeiro quando falar. 

2." O mal que eu não quero pra mim , não desejo e nem faço para o meu próximo." - É difícil levar isso em consideração quando estamos com raiva. Mas, uma coisa é fazer uma critica respeitosa, outra é ser maldoso. 

3. Não seja precipitado - é fácil julgar , mas difícil ser julgado. Logo, nao tire conclusões. Devemos ser transparentes, não ignorantes.

4. Faça seu melhor - Lembra quando seus pais ou seus amigos te disseram para acreditar que voce é capaz? Para pensar positivo em algo? Um mero incentivo nos leva a sermos uma pessoa melhor. Isso muda todo o nosso dia.

* Qual é seu compromisso com voce nos ultimos dias?

Desejo: Dê uma mordida, Tracy Wolff


A vida de Grace muda quando seus pais morrem um acidente. Assim, ela se muda para o Alasca e começa a estudar na Academia Katmere. Só não esperava que fosse ser uma mera mortal entre vampiros, dragões, lobos e bruxas.

Algo une os seres dessa academia: o ódio contra a nova garota.  Sem contar que  Jaxon,um vampiro chama atenção por um grande segredo. Será que a garota nova é a isca para um acontecimento perturbador?

Eleito o melhor Young Adult de 2020 pela Amazon,”Desejo” já tinha atiçado minha curiosidade. Já que fazia um bom tempo que não lia nada associado a vampiros. Nem me perguntem o porquê, mas talvez eu tenha pegado ranço.

Uma mistura de Crepusculo, The Vampire Diaries, The Originals e Legacies. O livro traz algumas semelhanças ao longo da história. Com faíscas, provocações e mistérios, ao ler tive a sensação de deja vú.  

Grace sente que não pertence a aquele lugar até o momento que descobre que talvez ela tenha sido trazida com um proposito. Gostei da personalidade da protagonista: impulsiva demais, atrevida e um pouco irritante, até então vou passar pano para algumas atitudes. Mas, ela continua fincada no clichê adolescente, por mais que levante a bandeira do girl power.

O cenário não é bem descrito, mesmo no Alasca que poderia ter sido melhor explorado. Não há grandes menções ao cotidiano do colégio e talvez isso tivesse feito a diferença.Infelizmente, por ser um livro mais teen, o fato de o livro ser longo, acaba saturando.

A tensão romântica entre Grace e Jaxon, a garota nova e o vampiro que recusa sentimentos levam a trama. Claro que até podemos ter um crush em Jaxon: seu jeito protetor, determinado e intimidador.


“Não há muito o que temer quando você já perdeu tudo o que importa”

O enredo foi intrigante, porém não conseguiu me cativar. Tem muitos monólogos, descrições demasiadas de ambientes e tantas repetições de falas que deixava a leitura cansativa. O romance instantâneo não me convenceu, mesmo que tenha uma explicação no desfecho.

O final me surpreendeu, com um ritmo acelerado de eventos e ainda trouxe alguns capítulos na visão do Jaxon. E fiquei pensando que talvez se tivesse alternado entre os protagonistas, se tudo não seria mais interessante.

“Desejo” é um bom livro que traz a nostalgia de um romance com vampiros, porém mais quente e bem humorado.

 

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.