Resenha:A namorada do meu amigo,Graciela Mayrink



Título: A namorada do meu amigo
Autora: Graciela Mayrink
Editora: Novo Conceito - Selo Novas Páginas
Páginas: 336
Ano: 2014
Sinopse: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Imagina se apaixonar. Agora imagina se apaixonar pela namorada do seu melhor amigo? Isso é bem mais complicado. Cadu, Beto e Caveira são amigos de infância, os três mosqueteiros, e Juju é a vizinha mais chata que vivia pegando no pé dos meninos, até que um dia ela foi embora para Porto Alegre. Desde então, os meninos não ouviram mais notícias de Juju, e agora que ela voltou está linda, simpática e não tão chata. 

Cadu percebe de primeira e parece que seu coração quer sair da boca, só tem um porém: a Juju é namorada do Beto. E agora? Será que o Cadu vai esquecer o que sente por Juju pelo bem da sua amizade com o Beto ou vai lutar com o amigo?

Cadu virou meu queridinho de primeira e eu só desejei o melhor para que o Cadu esquecesse a Ju. A Ju é a menina que todo garoto se apaixonaria e não é a toa que logo dois amigos se apaixonaram por ela. O Caveira é uma comédia sem fim, divertido e aquele amigo que te aponta seus erros e faz você acertar.

Se apaixonar pela namorada / namorado do amigo(a) é até clichê, mas não deixe de provar valores. Eu nunca tinha lido nada da Graciela, mas ouvi tanto falar nesse livro que tive que dar uma conferida. Me apaixonei pela escrita contagiante e uma história divertida. A namorada do meu amigo é uma das histórias mais leves que já li, fofo, divertido e bem real. O valor da amizade, a intensidade de um amor, escolhas e mais escolhas para nossos personagens.

NOTA: 

Inspiração: Retrovisor,Fernando Anitelli

                DO YOU REMEMBER? | via Facebook
"Pelo retrovisor enxergamos tudo ao contrário
Letras, lados, lestes
O relógio de pulso pula de uma mão para outra
E na verdade nada muda
O menino que me pediu R$0,10
É um homem de idade no meu retrovisor
A menina debruçando favores toda suja
É mãe de filhos que não conhece
Vende-os por açúcar, prendas de quermece
A placa do carro da frente
Se inverte quando passo por ele
E nesse tráfego acelero o que posso
Acho que não ultrapasso
E quando o faço nem noto
Outras flores e carros surgem no meu retrovisor
Retrovisor é passado, é de vem em quando do meu lado
Nunca é na frente
É o segundo mais tarde, próximo, seguinte
É o que passou e muitas vezes ninguém viu

Retrovisor nos mostra o que ficou
O que partiu, o que agora só ficou no pensamento
Retrovisor é mesmice em trânsito lento
Retrovisor mostra meus olhos com lembranças mal resolvidas
Mostra as ruas que escolhi
Calçadas e avenidas
Deixa explícito que se for pra frente
Coisas ficarão pra trás
A gente só nunca sabe que coisas são essas."

Fernando Anitelli é um músico, compositor, ator e o responsável pela crianção do Teatro Mágico, projeto inspirado no livro do escritor alemão Hermann Hesse, chamado "O lobo da estepe".O Teatro Mágico é uma mistura de circo, poesia e discussões políticas, que debate temas como arte e cultura.

Notícia: novo livro de E. Lockhart ,"We were liars"

                                                

A Editora Seguinte liberou a capa de Mentirosos,  novo livro da autora E.Lockhart com lançamento para outubro. O livro segundo John Green é emocionante, bonito e inteligente. Para quem não se lembra qual o outro livro da autora : O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks.

Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

Resenha: Filme Se eu ficar

                 

Sinopse: "Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva."

Se eu ficar , de Gayle Forman foi lançado no dia 04/09/2014, nos e eu tive que ir conferir no mesmo instante. Eu li o livro recentemente(agosto), mas o que eu senti assistindo ao filme foi muito intenso.Para quem já leu minha resenha do livro, sabe que a história da Mia é uma reflexão sobre sua vida, que gira em torno de sua família, do Adam e do seu amor pelo violoncelo.
 

A trilha sonora é incrível e me emocionou tanto, que meu coração bati mais rápido e eu tinha vontade de ficar ao lado do Adam, escutando-o tocar ou sentir o que a Mia sentia ao tocar seu violoncelo.

Não sei ao certo o que aconteceu comigo, e pela primeira vez no dia, não me importo nem um pouco. Não deveria me importar. Não deveria ter tentado tanto. Percebo agora que morrer é fácil. Viver que é dificil.

Obvio que algumas partes do livro faltaram no filme, como: a roqueira que entra no hospital causando confusão, criando uma distração para Adam ir a UTI e algumas cenas da infância de Kim e Mia. Mas, tudo foi contado na medida certa e todas as cenas cruciais para fazer a história ser fiel ao livro estavam lá.


Adam roubou meu coração. Jamie Blackley que o interpreta é um ator fantástico e carismático, tendo uma ótima química com a  Chloë que estava incrível no papel de Mia. Porém, que família aquela da Mia hein? Os pais roqueiros Denny e Kat estão hilários no papel.


A mistura de  música clássica com rock foi uma das minhas cenas favoritas. O momento da reunião de amigos ao redor da fogueira, tocando e cantando.. Nossa, fiquei sorrindo querendo aquilo também. Confiram um pedaçinho :



O final nos deixa sem saber o que vai acontecer em seguida. Vamos esperar para ver se o filme terá continuação( eu espero que sim!). O próximo livro “Para onde ela foi” será lançado em outubro. Então, fica a dica para quem quer assistir um romance esse mês e quer se emocionar e refletir sobre as escolhas que fazemos na vida. Afinal, a vida é feita de momentos inesperados, e quando você menos espera pode ganhar ou perder tudo.

A vida é uma grande, gigantesca, confusão. Mas essa é também a beleza dela.

    Sabe como sai do cinema? Realizada e sentindo-me bem com todas as reflexões que pude fazer do filme. A valorização da família, mesmo com membros tão diferentes. Assumir quem você é, independente da opinião dos outros e amar aquilo que se faz.


   Quem disse que pessoas diferentes não podem se amar? Aquele garoto roqueiro e a nerd deram tão certo nesse filme, que tornaram-se um dos meus casais preferidos.

Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.

Entrevista com Chloë Grace Moretz pelo Hangout : 



Trailer do filme: 


SPOILER : O segundo livro da duologia: “Para onde ela foi”,desta vez a história é contada por Adam que foi obrigado a se separar de Mia e nunca mais a viu de novo. A causa de separação de Mia e Adam, é que, Mia precisa se recuperar da perda que sofreu,  ainda não estando pronta para voltar ao romance. Depois de três anos, eles se reencontram e o amor surge de novo.
“Tudo começa com a leveza do reencontro, do tempo que nada mudou e do amadurecimento que reacendeu a paixão. Adam vislumbra via imprensa a ascensão de Mia, que gradativamente se tornou uma musicista famosa. Mia acompanhou toda fama que envolve seu amado, e ambos acabaram por admirar suas respectivas carreiras.” 

    Link para compra : Saraiva

Inspiração : Meu lado que ninguém percebe


Eu disfarço muito e quase ninguém percebe. Tem um monte de gente por aí que acha que me conhece o suficiente. Outros tantos acham que sabem o bastante sobre a minha vida. Entra no meu mundinho quem eu deixo. Acho que a gente não deve escancarar a vida, tem coisa que é só nossa e de mais ninguém. Quanto mais a gente dá liberdade para os outros mais eles se sentem no direito de se intrometer e meter o bedelho. Não gosto, pois da minha vida cuido eu. Das minhas coisas só eu sei. Do nosso amor a gente é que entende e sente.

Muita gente me acha bem extrovertida e falante. E eu sou. Mas uso isso como uma espécie de proteção, camuflagem, escudo. No fundo, acredite, sou tímida. Bem tímida. Sou tão tímida que fico vermelha quando me envergonho. Vermelha mesmo, pareço um pimentão. E apesar de ser libriana eu odeio aparecer. Juro.

Sempre tive peito grande, por isso andei com os ombros curvados por grande parte da adolescência. Tinha vergonha dos peitos, de pensarem olha-lá-ela-já-tem-peitão. Eu chamava atenção, tinha sardas, era loira, peituda, bunduda, então tinha vergonha de ser mulher, queria me esconder, não queria ser notada, não queria me destacar. Era o oposto de todas as meninas da minha idade: todas queriam chamar atenção de alguma maneira. Eu queria me esconder do mundo até o fim do mundo.

Na verdade, acho que sempre tive vergonha do meu lado mulherão. Por isso, até hoje me escondo atrás de meninices. Gosto de pijamas fofos, coisas com fru-frus, abobadices e coisas queridas em geral. E o lado mulherão? Cadê a cinta-liga, o batom vermelho, o olhar fatal, a jogada de cabelo? Não sei. Sei que isso tudo está em algum lugar de mim, mas acho que por tanto tempo escondi meu lado uau que agora ele brinca de pega-pega comigo. Tomara que eu consiga ter a coragem de pegá-lo de uma vez e, enfim, não ter a menor vergonha de me descobrir e ser quem eu, lá no fundo, sou.

Clarissa Corrêa é gaúcha, redatora publicitária e escritora. Já trabalhou em várias agências de Porto Alegre: Oxigênio, Super Comunicação, Escala, Martins + Andrade, e21.  É autora de três livros: Um Pouco do Resto, O amor é poá e Para todos os amores errados e também é colunista do site da revista TPM. 


Resenha: A Vida do Livreiro A.J. Fikry,Gabrielle Zevin



Título: A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Autor(a): Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
Páginas: 192
Ano: 2014
Sinopse: "Livrarias atraem o tipo certo de gente". É o que descobre A.J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é "Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo". Apesar disso, A.J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A.J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A.J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.

A vida do livreiro A.J. Fikry : uma história sobre livros. Todo mundo sabe e é obvio o quanto eu amo ler, e logo ler um livro sobre livros , haha. A.J.Flikry é o dono da única livraria de Alice Island, a Island Books, ele está amargurado, diferente e ranzinza, sofrendo pela morte de sua mulher.

As vendas vão mal, a livraria está sendo pouco visitada.  Em um certo dia, A.J. vai achar algo que mudará sua vida para sempre e lhe dará esperança para a felicidade. A história é simples, não é tão dramática, mas é nas poucas páginas que está sua beleza.

“As pessoas contam mentiras chatas sobre política, Deus e amor. Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?"

A.J. é o tipo de personagem que te conquista e que você sente uma certa ligação por ele. A maneira como ele cuida de Maya, o orgulho em ser nerd, a fidelidade ao Lambaise, seu amigo. E Amélia que não desiste dos livros e que tem um charme para conquistar A.j.

“Às vezes os livros só nos encontram no momento certo.”

Uma leitura agradável demais, simples e bela nas suas poucas páginas para um grande amor. Uma história para ler em uma sentada, em um final de tarde.
NOTA: 

Cinema: O que vem por ai em Setembro

Setembro é aquele mês de filmes incriveis, muitas comédias, ação e filmes brasileiros também. Quer já se programar ? Então confira aqui :]

1-Maze Runner

  Baseado no livro de mesmo nome escrito por James Dashner, o filme tem tudo pra ser um sucesso e fazer de Dylan O’Brien o novo queridinho dos adolescentes. Na história, Thomas tem sua memória apagada e é preso em uma comunidade dentro de um enorme labirinto, como parte de um estranho experimento.

2-Anjos da Lei 2

Os oficiais Schmidt e Jenko (Channing Tatum) têm agora uma nova missão: se infiltrar em uma faculdade local. O problema é que, em meio à investigação, Jenko conhece sua alma gêmea e Schmidt, após se infiltrar no centro de arte boêmia, começa a questionar a dupla. Em meio aos inevitáveis problemas de relacionamento, eles precisam encontrar um meio de desvendar o caso que estão investigando.

3-Hércules

O semideus Hércules sofre há 400 anos, por ter perdido toda a sua família. Após realizar os doze trabalhos, ele conhece seis homens sanguinários e impiedosos, e une-se ao grupo em busca de novas tarefas e de qualquer trabalho que puder encontrar, com a condição de ser remunerado. Esses homens assassinam diversas pessoas em seu caminho, e com isso acabam despertando fama na região, até que o rei da Trácia chama Hércules e convida-o a treinar o seu exército, na intenção de transformá-los em verdadeiros mercenários.

4-Mesmo se nada der certo

Uma cantora (Keira Knightley) se muda para Nova Iorque, mas logo após chegar ao local, seu namorado americano decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor, certo de que ela pode se tornar uma estrela. A partir daí a vida dessa simples cantora muda totalmente.

5-3 dias para matar

Um antigo agente secreto está à beira da morte. Seu último desejo é reatar com sua filha, com quem perdeu contato há muito tempo. Temendo não ter tempo hábil para encontrá-la, este homem descobre a existência de uma potente droga que pode salvá-lo, contanto que ele aceite um último trabalho.

6- Se eu ficar

Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.

7-O doador de memórias

Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Para tanto uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de formar a poupar os demais habitantes do sofrimento e também de guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe a um jovem (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno desta tarefa.

8-Um amor de vizinha

Um corretor de imóveis egocêntrico (Michael Douglas) vive tranquilamente até que seu filho, com quem ele não fala há anos, pede que ele cuide da sua neta por um tempo. Sem a menor ideia de como proceder com uma criança que ele mal conhece, ele pede ajuda a sua vizinha (Diane Keaton) para cuidar da menina.

9- A bela e a fera

No ano de 1810, um naufrágio leva à falência um comerciante (André Dussollier), pai de três filhos e três filhas. A família se muda para o campo e Bela (Léa Seydoux), a filha mais jovem, parece ser a única a se entusiasmar com a vida rural. Quando o pai de Bela arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado, ele é condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro (Vincent Cassel). Para salvar a vida do pai, Bela vai jantar com o mostro diariamente. Lá, encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza e aos poucos descobre o passado da Fera. O monstro se sente cada vez mais atraído pela jovem moça, que usará de toda a sua coragem para destruir a maldição que atormenta seu estranho admirador.

10- Um milhão de maneiras de pegar na pistola

O covarde fazendeiro Albert (Seth MacFarlane) se encanta com a misteriosa forasteira Anna (Charlize Theron) e, movido pela paixão, demonstra ter sim um pouco de coragem dentro de si. Sua recém-descoberta bravura, porém, logo é posta em xeque com a chegada do marido da bela, o famoso pistoleiro Clinch (Liam Neeson), foragido da justiça.

11- Será que?
Wallace (Daniel Radcliffe) e Chantry (Zoe Kazan) são amigos muito próximos, mas a relação entre os dois começa a entrar em dificuldades quando eles começam a se apaixonar um pelo outro.

Roleta russa


Observo-o de longe. Não sei bem o seu sobrenome, nem muito de onde é e o que quer. Ele me fita como se visse alguém indecifrável. Olho para trás de mim e não sei bem se sou eu. Sou eu? Seus olhos são de um castanho escuro profundo e seu semblante é sério demais para mim. Não sei o que sinto. Se é atração ou repulsão. Sinto desafio no ar. Sinto sua alma tentando me analisar. E não sei bem se quero ser avaliada. Alma não se estuda, não é? Consegue ver a confusão que me causa? Espero que não, espero que recue para que eu não surte.

Cruzei com o mesmo moço um dia desses. Sentado no banco, ele estava lendo ou resolvendo uns cálculos de matemática, tendo em vista sua concentração. Que coisa mais irritante! Minha vontade era que ele me estudasse, digo, sou mais interessante. Se ele me olhou tanto antes a ponto de me desafiar, vou força-lo a provar do próprio veneno. Calma. Que psicose essa minha. Um estranho e eu querendo força-lo a tragar-me com teus olhos. Isso só podia ser coisa da minha cabeça mesmo. Dessa vez, ele se levantou e veio na minha direção. Sem mais, nem menos. Parou e sorriu.

Nesse cruzar de olhares e no desafio proposto, fizemos um jogo. Ainda não descobri qual é o prêmio, se ganharemos ou perdemos juntos. Atiramos palavras como bomba e nunca erguemos bandeira branca. Erguemos nossas armas e matamos e ressuscitamos argumentos pra defender nosso ponto de vista. Palavrões só são permitidos se pensados. Escrevo, leio, apago, rescrevo, penso e o odeio. Por me fazer pensar demais em coisas banais ou normais, por fazer de mim mais racional que antes. Mas, em minha defesa não foi ele que me mudou. Foi o jogo.

Não tenho como trapacear. Posso engana-lo um dia. Ele é observador demais e eu sou teimosa demais. Ele não entende a história pelas entrelinhas ou se entende quer uma explicação mais plausível. E eu continuo irritada por fazer disso um novo capítulo.

Ele diz que sou uma ambiguidade. Certo "honey", sou uma mistura de "talvez" e "certezas", até porque gente que não pense de um lado para o outro não sabe brincar como eu. Digo, gosto de um bom drama, daquele suspense com música de fundo e uma na hora de gargalhadas. O que que tem? Ser algo a mais do se tem?.

Hoje em dia, atualmente, são locuções ou palavras que não se encaixam com meu palavreado. Talvez eu esteja bem com isso, ora mexendo as peças, ora tentando decidir o jogo. Uma roleta russa, em que não quero saber, não de imediato quem vai ser o primeiro a gritar quando a velocidade aumentar.

Resenha :Cartas de amor aos mortos,Ava Dellaira



Titulo:Cartas de amor aos mortos
Autora:Ava Dellaira
Ano:2014
Editora: Seguinte ( Selo Companhia das Letras)
Páginas:337
Sinopse:Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos.Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop¿ apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era: encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um, é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Laurel é uma adolescente de 15 anos, garota boa e inocente, quieta e isolada, a qual passa uma semana com seu pai e outra com sua tia Amy. Antes da morte de sua irmã May, seus pais haviam se divorciado e depois da morte de May, a mãe foi morar na Califórnia.

Quero ser purificada, quero queimar todas as lembranças ruins. E talvez a paixão faça isso. Que uma vida, uma pessoa, um momento que você precisa manter, fique com você até a eternidade.

Laurel decide começar o ensino médico em uma escola nova, onde esperava que ninguém soubesse da morte de sua irmã May e a lembrasse dela. Hannah e Natalie viram suas amigas e um novo sentimento surge entre as duas. Elas são meninas que não são lá boa companhia: bebem, fumam maconha e namoram muito. Laurel é introduzida nesse novo mundo, o qual antes era totalmente inocente.

Srt.Buster, sua professora de inglês, passa uma atividade, na qual ela terá que escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel escreve para vários idolos da sua irma: Kurt Cobain, Amy Winehouse, Judy Garland, Amelia Earhart, River Phonix e sua irmã, May. Porém, Laurel não entrega sua atividade e vai escrevendo cartas pelo resto do ano.

"Tem coisas que não posso contar pra ninguém além das pessoas que já não estão mais aqui."

Quando li "Cartas de amor aos mortos" comparei ao livro " As Vantagens de ser Invisível", escrito em cartas e com questões tratadas : homossexualidade, estupro, violência física, suicídio.O livro é todo escrito por cartas, eu adoro ! Pequenos capítulos e uma leitura que flui e emociona.

(...) Você acha que conhece alguém, mas essa pessoa sempre muda, e você também está em transformação. De repente entendi que estar vivo é isso. Nossas próprias placas invisíveis se movem em nosso corpo, e se alinham à pessoa que vamos nos tornar.

A cada carta descobrimos mais sobre May e sua vida "perfeita" aos olhos de Laurel, a família desestruturada, os segredos de Laurel. Eu queria, na verdade, abraçar Laurel e dizer a ela que não teve culpa de nada, porque a Laurel se culpa por tudo no livro. Cartas de amor aos mortos é um livro incrível, drama, sensibilidade e criatividade estão nele.

É um livro que precisa ser sentido e doído. Recomendado para quem gosta de histórias sensíveis, dramas com temas fortes e uma leitura que vai fazer você sentir a vida de alguém.

 NOTA: 

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.