Resenha : Asylum, de Madeleine Roux.


Título: Asylum #1
Autora: Madeleine Roux
Editora: V&R Editoras
Páginas: 336
Sinopse: Para Dan Crawford, 16 anos, o New Hampshire College Prep é mais do que um programa de verão – é uma tábua de salvação. Um pária em sua escola, Dan está animado para finalmente fazer alguns amigos em seu último verão antes da faculdade. Mas, quando ele chega no programa, Dan descobre que seu dormitório para o verão costumava ser um sanatório, mais comumente conhecido como um asilo. E não apenas qualquer asilo — um último recurso para criminosos insanos. À medida que Dan e seus novos amigos, Abby e Jordan, exploram os recantos escondidos de sua casa de verão assustadora, eles logo descobrem que não é coincidência que os três acabaram ali. Porque o asilo é a chave para um passado terrível. E existem alguns segredos que se recusam a ficar enterrados.

Sempre tive medo de ler livros de terror, até de filmes e series. Comecei a assistir American Horror Story e fui perdendo um pouco, então antes de começar a assistir a 2º temporada da série, li o livro Asylum. A capa já me assustava, mas iniciei a leitura tranquila, até que fui me envolvendo com a história.

 Tudo o que ouvi sobre Asylum me deixava curiosa, e até achei que a história seria mais macabra e assustadora. Porém, é só um suspense bem desenvolvido, mas não dos melhores. O livro é cheio de imagens, dando aquele toque a mais na história, fazendo-a parecer real.

Primeiramente conhecemos  Daniel Crawford ou Dan, estudante do ensino médio que passará o curso de verão no New Hampshire College. Porém, todos os alunos ficaram nos quartos do Brookline, o que antes fora um manicômio, conhecido por seus atos de crueldade e todos os tipos de loucura.

A loucura é algo relativo. Depende muito do lado da grade em que a pessoa está.

Dan se depara com a grandeza e o medo ao ver aquele prédio e como seria se relacionar com outros alunos. Ao chegar no seu quarto, Dan se depara com uma fotografia antiga, onde um homem lhe encarava, porém, seus olhos estavam rabiscados. Logo, seu colega de quarto Felix Sheridan entra, eles conversam e vão a um escritório abandonado onde foi o escritório do diretor do manicômio. Mais tarde, Dan conhece Abby e Jordan, tornam-se amigos e o trio cresce. Eles passaram a se aventurar pelo escritório abandonado e descobrir sobre os experimentos que aconteciam ali.






O suspense é bom, mas não chega a dar grandes arrepios. Eu esperava mais informações sobre o manicômio. Mas, a amizade, o suspense e o toque de terror proporcionam uma boa leitura. Em breve, a Editora V&R lançara os outros volumes da série, que eu espero que sejam melhores.

(2º livro : Sanctum)

NOTA:  ★★★

Série de TV : Forever - Quem disse que você só vive uma vez?

Com o término de sua primeira temporada, Forever, série estrelada por Ioan Gruffudd (o Senhor Fantástico) conseguiu prender a atenção do público por 22 episódios, mas ainda assim não teve sua renovação pela ABC. Simples, leve, inteligente, com um tom romântico/saudosista (mas nada meloso) e bem-humorada, acho que isso resume bem a série de Matt Miller (produtor de Chuck e roteirista de alguns episódios de Las Vegas).
Com um enredo leve e bem sóbrio, a série conseguiu uma ótima aprovação do público, mas foi considerada mediana pela crítica. O Rotten Tomatoes, site especializado em críticas de séries deu uma classificação de 55% para Forever, com base em 42 avaliações, com uma classificação média de 5.8 pontos num total de 10. Já por parte do público, a classificação da série foi bem pontuada, chegando a 89% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma classificação de 8,3 em 10. A audiência média ficou acima de 4 milhões de espectadores nos EUA e atingiu um público constante de mais de 8 milhões de espectadores, incluindo as estimativas de compartilhamento online.

Enfim, é uma série muito boa, bem dirigida e nada monótona. E pelos números que vinha apresentando, é estranho a ABC não ter renovado para mais uma temporada. Mas, para quem ainda não conhece ou pouco sabe sobre Forever, vamos à sinopse.

Sinopse: Dr. Henry Morgan (Ioan Gruffudd) é um médico legista de Nova York, que estuda os mortos nos casos criminais para tentar resolver o mistério da sua imortalidade. Henry teve a sua "primeira morte" há 200 anos, enquanto trabalhava como médico no comércio de escravos africanos, ao morrer, ele desaparece quase que imediatamente, e sempre retorna à vida nu em algum lugar com muita água (normalmente em rios), mantendo também sua aparência de 35 anos. Através de sua longa vida, Henry desenvolveu conhecimento e habilidades de observação notáveis ​​que impressionam a maioria das pessoas que encontra, incluindo a detetive Jo Martinez. Flashbacks aparecem constantemente retratando acontecimentos de outras vidas de Morgan. Os únicos que sabem o segredo de Henry são Adam, um assassino que persegue Henry e alega ter a mesma "maldição" por mais de 2000 anos, e Abe, que foi adotado por Henry e Abigail (o grande amor de Henry) quando o encontraram recém-nascido em um campo de concentração alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma série definitivamente obrigatória para quem quer aprender um pouco mais a valorizar o tempo, vida, amores, amizades, etc..

Renato Gomes 

Resenha: Marcados, Caragh M. O’Brien



Série: Marcados #1
Autor: Caragh M.O’Brien
Editora: Gutenberg

Páginas: 368
Ano: 2014
Sinopse : No futuro, o mundo é árido e hostil, dividido entre os que moram dentro do conforto da muralha, o chamado Enclave, e os que duramente tentam sobreviver no miserável lado de fora, como a jovem Gaia Stone. Aos 16 anos, assim como sua mãe, segue o ofício de parteira, e cumpre sem questionar o dever de entregar uma cota dos recém-nascidos para o Enclave. Porém, sem que ela entenda o porquê, seus pais são presos pelas mesmas pessoas a quem eles sempre serviram e desaparecem. Os esforços de Gaia para resgatá-los a levam para dentro da muralha, e ela acaba descobrindo a existência de um código, cujo significado pode colocar muita coisa em risco, mas que também ameaça sua vida e a segurança de sua família.

O Planeta Terra em 2400 tornou-se um lugar seco e caótico, onde o sol não dá trégua. Parece que a única cidade que sobrou foi o Enclave que é cercada por muros. O pai de Gaia é um costureiro conhecido e sua mãe, uma parteira, de quem ela herda sua função A função da parteira na cidade é uma das mais importantes: entregar ao Enclave os três primeiros bebes nascidos de cada mês. Lá no Enclave eles são adotados por família ricas e vão crescendo lá, sem saber sua origem.

"Isso não significa que eu não seja responsável. Tomei aqueles bebês das mães. Entreguei-os para este... para esta sociedade insana."

Marcados é uma distopia onde algumas pessoas moram no Enclave e outras do lado de fora dos muros, no qual a pobreza predomina. Gaia é de uma família pobre que consegue sobreviver devido ao trabalho dos seus pais. Mas, os pais dela são presos e ninguém sabe o porque. Gaia fica sem respostas para suas perguntas e decidi entrar no Enclave para resgatar seus pais, porém ao entrar na cidade perfeita ela se depara que nada é como ela pensava.

"Há muitas maneiras de ser uma criminosa ou uma heroína. Não se esqueça disso ".

Marcados é narrado em terceira pessoa, dividido por capítulos nomeados e com bastante ação no enredo, porém acabou com partes repetitivas. Gaia é uma moça corajosa, determinada e mesmo com seu rosto deformado e humilhada pela sociedade, ela busca a liberdade para si e seus pais. Não medindo esforços contra o governo autoritário.

"De algum apartamento acima, o cheiro temperado de um ensopado mesclado ao cheiro da chuva lembrava Gaia de forma zombeteira que o resto do mundo estava preparando o jantar cotidiano enquanto ela poderia estar dando seus últimos passos." 

O sargento Grey é um dos personagens secundários mais apaixonantes desse livro. Ele é todo charmoso e sua aparição em primeiro momento nos revela sua paciência e generosidade. O final é ótimo, mas nada de novo nessa distopia. Aqueles que amam uma boa distopia, terão que entrar nessa luta com Gaia.

 NOTA:  ★★★

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.