Resenha: Yamesh, Feu Franco




Austin é um programador que trabalha em uma empresa conceituada, mas deseja ser seu próprio chefe. Em um certo dia, ele conhece uma garota misteriosa, que o revela um dom: de viajar entre mundos. Yamesh é sua primeira parada, porem ele se sente diferente:está mais forte e com uma tatuagem tribal, com outro nome e pensando de outra forma. Nesse mundo, ele vive a vida de Rihu, um exímio guerreiro. De volta a Terra, ele acredita que se passaram vários dias, mas quase um segundo se passou. Intrigado com isso, ele percebe que possui o poder para voltar a esse mundo e viver a jornada que está predestinado.

Austin é apenas um jovem, Rihu um guerreiro. Um perderá seu emprego, outro uma luta. Yamesh é um cenário simples, mas que proporciona o ambiente certo para que toda a trama se desenvolva. Os personagens são bem construídos, sujeitos a suas emoções, tornando-se palpáveis a medida que são influenciados por seus desejos e ambições, inseguranças e posses. O protagonista tem um time do seu lado, mostrando que ele não está sozinho em uma batalha e por isso, os personagens secundários são importantes no decorrer do enredo. Com características bem definidas, personalidades não estereotipadas e sendo bem mais impreviseis do que pensava.

Yamesh é uma fantasia nacional que merece sua atenção. Quer saber porque? Imagine sua simbologia ligada aos conceitos da psicologia. No qual, Yamesh poderia ser a consciência da evolução humana: a primeira parte formada no nosso cérebro. O autor usa a personificação de sentimentos, da imaginação como forma de objetificar as emoçoes.

Narrado em primeira pessoa, Austin conta suas aventuras no místico dos dois mundos.O livro tem uma simbologia cientifica bem interessante e quando você está lendo, de principio pode demorar a se situar na história. Porém, depois a escrita fluida o prende e te leva para a vida de Austin e suas descobertas a partir do dom. Com magia, humor, referencias cientificas e culturais.Cada palavra tem um significado. Para complementar ainda mais a história, temos um mapa inicial para nos apresentar Yamesh. 



Confesso ler uma fantasia é sempre um desafio: adentrar ao seu mundo, ligar conceitos, conhecer os personagens e suas motivações. Essa fantasia é para adultos. Ela é complexa , mas dinâmica. Profunda até certo ponto e talvez te faça questionar no final e isso é o mais legal. A sua interpretação com base no que leu, sua experiencia final.


Mesmo terminando com um final fechado, ainda temos enigmas para serem desvendados, segredos prometendo que talvez a história possa render mais aventuras. Um nacional que merece uma atenção, sua experiencia de leitura e sua opinião. Afinal, depois de ler Yamesh percebi que preciso valorizar cada escritor que fez das suas histórias algo excêntrico, urbano e mexe com a imaginação do leitor.

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.