Resenha:A Playlist da Minha Vida , Leia Salles



Título: A playlista da minha vida
Autora: Leila Sales
Editora: Globo Livros
Páginas:
 312
Sinopse : Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante. Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades. As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana.

Sabe aquele livro que te deixa curiosa só pelo titulo? Pois bem, foi isso que aconteceu comigo ao ler e me surpreender com a Playlist da minha vida. Pelo título envolvia música, só que eu nao esperava pelas ondas que viriam a seguir. Fazia algum tempo que eu nao me identificava tanto com uma personagem como a Elise. Em alguns momentos, eu pensei: "nossa, eu também ja me senti desse jeito", " eu tambem já tentei ser assim e nao deu certo".

Elise é uma garota diferente, com identidade e estilo próprio, sendo a música uma parte de si. Elise tem 15 anos e quer ser popular, quer que as pessoas parem de critica-la ou importuna-la, quer ser parecida com as outras meninas para que todos possam a tratar como "normal".

"As pessoas são aquilo que são. Não importa o quanto você tente, é impossível transformá-las naquilo que você quer que elas sejam." 

Elise não é lá uma garota de historia normal. Seu pai é músico. Sua mae é casada com outro homem e tem mais dois filhos. Elise já tentou de muitas formas tornar-se mais sociavel e aceita: comprou roupas novas, mudou um pouco as músicas, sentou no meio do ônibus escolar, mas nada adiantou. Não era fácil mudar quem era. 

Uma certa noite, ela sai caminhando e descobre a casa noturna Start. Na Start, Elise conhece Pipa e Vicky, amabas com 18 anos e na faculdade; o dj Char e o segurança Mel. Ali Elise pode ser diferente, tentar ser alguém que todos aceitariam e seriam seus amigos. Os titulos dos capitulos sao frases de musicas classicas do rock, como The Cure, The Smits e tem uma certa ligação com o que acontecerá naquele capitulo.

– Meu bem, quando você chegou aqui naquele dia e eu perguntei se você tinha talento ou problemas, lembra do que você me respondeu?
Fiz que sim com a cabeça e engoli em seco.
– Os dois.
– Então por que você está deixando os seus problemas ficarem no caminho do seu talento?

Nessa história Elise mantem duas personalidades: na escola, continua sendo a excluida e motivo de piada; na Start, ela é a DJ mais badalada da noite e nesse tempo ela consegue ver como é uma verdadeira amizade. É um livro incrível,sagaz, fofo e todos devem ler, ora para entender que precisamos ser nós mesmos, nao importa o quão idiotas parecemos com uma atitude. Um livro que mostra que a valorização, a aceitação das diferenças e a liberdade.

NOTA:  

Retrospectiva Literária 2014

Oie galera ! Fim de ano chegou e agora vocês poderão conferir a retrospectiva de melhores livros de 2014. Promovida pelo blog Pensamento tangencial .


A aventura que me tirou o fôlego: Desafio #1 - C.J. Redwine – Uma distopia

O terror que me deixou sem dormir:  No escuro - Elizabeth Haynes   - Não é exatamente terror, mas meio que me deixou sem dormir.

O suspense mais eletrizante:  Garota Exemplar - Gillian Flynn

O romance que me fez suspirar: Se eu ficar #1 - Gayle Forman

A saga que me conquistou: Maze Runner- Correr ou Morrer #1, James Deshner

O clássico que me marcou: Não li nenhum clássico esse ano, mas tenho como meta ler no proximo.

O livro que me fez refletir:
A vida do livreiro A.J. Fikry

O livro que me fez rir: A lua de mel - Sophie Kinsella 

O livro que me fez chorar: Cante para eu dormir -Angela Morrison

O livro de fantasia que me encantou: Trilogia Peças Infernais – Cassandra Clare

O livro que me decepcionou: A Ruiva Revelada #2 - Alice Clayton

O livro que me surpreendeu: Belleville - Felipe Colbert 

O thriller psicológico que me arrepiou: Dias perfeitos - Raphael Montes

O livro mais criativo: Garotos Corvos - Maggie Stiefvater   

O melhor HQ:
Fiquei na dúvida quanto a Maus - Art Spiegelman e Persepolis- Marjane Satrapi . O primeiro se passa na Segunda Guerra Mundial e a segunda, na revolução iraniana, mas principalmente o papel da mulher em uma sociedade que ela não tem voz, nem expressão.

O infanto-juvenil que se superou: Passarinha -  Kathryn Erskine

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Fique onde está e então corra- John Boyne. Adoro livros com cenários da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Eles conseguem passar sentimentos e lembrar uma época que a ambição e o individualismo reinaram frente ao problemas da sociedade (fome,miséria,racismo). Relembrar e ler novas histórias que ainda existem para lembrar das atrocidades que o homem é capaz de cometer.

A capa mais bonita:  
O livro mais desejado e finalmente tido na estante - o mais lindo .
 
O livro que li em um dia: Mentirosos -E.Lockhart, um dos últimos livros do ano foi o enredo que mais me chocou e me deixou um pouco tensa ao terminar, porque tentei desvendar tudo e não consegui.

O primeiro livro que li no ano: Psicose do amor - Marina Duarte, uma linda e fofa que tive o prazer de ler seu primeiro livro.

O ultimo livro que terminei: Um dia de cada vez - Courtney C.Stevens , um bom drama, mas que não conseguiu tirar mais do que 4 estrelinhas na classificação, apesar da abordagem diferente de traumas.

O livro que abandonei: Quando uma garota entra no bar - Helena S. Paige

O livro que li por indicação: Toda a trilogia  Sábado a noite, daBabi Dewet indicada pela Júlia do Chuva Literária, que falou tanto nessa trilogia que tive que ler e conferir. Uma das melhores trilogias musicais do meu ano ♥

A frase que não saiu da minha cabeça:
"As coisas que nos derrubam na vida são testes, e esses testes nos forçam a escolher entre desistir, ficar caída no chão ou sacudir a poeira e se levantar com ainda mais firmeza que antes. Estou escolhendo me levantar com mais firmeza. Provavelmente vou ser derrubada mais algumas vezes antes da vida se cansar de mim, mas garanto que nunca vou ficar caída no chão." p.375 – Um caso perdido – Colleen Hoover

A personagem do ano: Emma de “Uma razão para respirar”, Rebecca Donovan. Todo mundo que acompanha o canal sabe, que eu falei muito dessa trilogia e indiquei demais para todos lerem. Então, não é a toa que Emma ia se tornar minha personagem favorita, apesar do temperamento confuso e de algumas escolhas erradas, Emma tinha o direito de decisão acima de tudo visto a toda a violência que passou.

O casal perfeito: Will e Lanke, da trilogia Slammed da Colleen Hoover.

A autora revelação: A.G. Howard , autora do Lado Mais Sombrio #1, uma readaptação sombria de Alice no país das maravilhas, mas totalmente diferente e uma mundo fascinante.

O melhor livro nacional: Encontrada #2 - Carina Rissi é uma das minhas autoras favoritas e esse foi um dos melhores livros nacionais lidos neste ano entre tantos. A mistura de décadas diferentes, a comedia de Sofia e o romantismo de Ian... ♥

O melhor livro que li em 2014: Não tenho o melhor dos melhores, mas citarei Um caso perdido, da Colleen Hoover. Não é novidade que ela é demais e tudo o que ela fez nesse livro me tocou profundamente, de uma forma inesperada.

Li em 2014 192 livros.

A minha meta literária para 2015 é: Não vou estipular número de livros, mas começar a ler livros em inglês, mesmo com o dicionário do lado e ler novos autores, principalmente do gênero Fiçção. Ler mais livros da Jane Austen e continuar as trilogias e séries.

Indico a Júlia do Chuva Literária , a Keyla do Ansiedade Literária e a Sheyla do Na vibe ! Feliz 2015 :)

Resenha: Fangirl, Rainbow Rowell


Fangirl

Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 421
Ano: 2014
Editora: Novo Século 
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Depois de ter lido Eleanor& Park, eu leria tudo o que a Rainbow escrevesse, podia até ser lista de supermercado ou post- it.  E graças que a Editora Novo Século trouxe mais lançamentos para o Brasil, entre eles: Fangirl.

A Cath é uma nerd de 18 anos que acaba de entrar na faculdade, mudando totalmente sua vida, já que nao gosta de conhecer gente nova, é muito tímida e estranha e quer passar o dia escrevendo fanfic. Além de, querer cuidar de seu pai e da sua irmã gemea, Wren. Cath é fechada e pouco sociavel, que faz de tudo para nao chamar atençao e a unica coisa que permite acalma-lá é escrever sobre Simon e Baz, personagens de uma série de livros e filmes de uma autora famosa. Cath criou histórias sobre esses personagens a partir, Fanfic, conquistando fãs e muitas visualizações em todo mundo.

"Para ser nerd mesmo, ela definira, era preciso preferir os mundos da ficção ao mundo real. Cath se mudaria para o mundo dos magos sem pensar duas vezes".

Enquanto sua irmã , Wren, quer aproveitar sua liberdade, indo a diversas festas das fraternidades, conhecendo pessoas novas, bebendo mais do que devia; Cath quer ficar quietinha no seu mundinho, dedicando-se a escrever antes que o ultimo livro da série seja lançado. Mas, será que ela vai conseguir conciliar os trabalhos, provas, aquele garoto fofo e a fanfic? 

" A ideia de escrever fanfiction é poder brincar com o universo de outra pessoa. Reescrever as regras. Ou alterá-las. A história não tem que terminar quando Gemma Leslie cansar dela. Você pode ficar nesse mundo, esse mundo que você ama, quanto quiser, contanto que pense em novas histórias... "

Rainbow criou tantos personagens distintos que cada um me conquistou de um jeito. Levi, o garoto do Starbucks que tomou meu coração de um jeito ao gostar de ouvir livros. O livro alterna entre narrativas em 3º pessoa e histórias fanfics escritas por Cath. 

Acredito que Rainbow deu enfoque a várias questões tão presentes, como: o mundo virtual, a relaçao de criaçao dos fanfics, a adaptação e o crescimento de Cath na faculdade, enfrentando os desconhecidos; relacionamento familiar e o Levi né? Quem não iria querer alguém que ame ler ou no caso do Levi, ame escutar histórias?  Enfim, a Rainbow é minha queridinha de livros nerds desde sempre e continuará sendo.

"Saber que estavam novamente na mesma cidade fez a saudade arder dentro dela. No estômago. Por que as pessoas falam tanto em coração?".

Este é o tipo de livro recomendado para fãs da Rainbow ou que querem uma leitura rápida, divertida, com diálogos originais e sem grandes dramas; um romance fofo e que se identifica com fanfic, para quem AMA uma personagem nerd ( eu amo) e Young Adult !
" - Por que escrevemos ficção?
Por que eu escrevo? Para ser outra pessoa, Cath pensou.
Para nos libertarmos de nós mesmos.
Para parar. Parar de ser qualquer coisa em qualquer lugar.Para desaparecer. "

NOTA:  

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.