Inspiração : Clarrisa Corrêa

      

"É cômodo amar quanto tudo vai bem. Quando você acorda e vai tomar banho, escovar os dentes, colocar uma roupa limpa. Quando você me dá flores, prepara o café da manhã, puxa a cadeira para que eu sente ao seu lado. Quando você diz que vai me dar aquele anel que eu fiquei de olho na vitrine da joalheria, me escreve um cartão cheio de palavras e rimas bonitas, me faz um cafuné, dá um abraço longo, cheira meu cabelo e diz que tem cheiro de chá de camomila. Quando dirige com a mão na minha perna, fica me observando cantar música brega, faz carinho com o pé no meu pé antes de dormir, coloca o braço por cima da minha cintura e diz vem-mais-pra-perto. Assim todo mundo sabe amar.


Difícil é amar quando alguma coisa dá errado. Quando a casa está uma bagunça, quando as contas começam a crescer e o dinheiro diminuir, quando qualquer palavra vira ofensa, quando um silêncio se transforma em dúvida. Quando sobram palavras entaladas na garganta, quando falta um gesto que era pra ter marcado presença, quando o beijo é rápido, o olhar é vazio, o abraço é curto, as promessas falham. Quando o zíper da mala fecha e você não vai. Quando você espera por algo que nunca vem. Quando as expectativas começam a te sufocar. Quando os olhos ficam marejados ao lembrar do que podia ter acontecido, mas não aconteceu. Quando a porta bate, o tom de voz aumenta, a paciência se esgota, o humor não faz mais rir."

Clarissa Corrêa é gaúcha, redatora publicitária e escritora. É autora de três livros: Um Pouco do Resto, O amor é poá e Para todos os amores errados e também é colunista do site da revista TPM. Atualmente, faz freelas dentro e fora da propaganda. Produz conteúdo e escreve para sites, assim como também faz textos sob encomenda, votos de casamento, homenagens e textos em geral. Clarissacorrea.com 

Resenha:Apenas um Ano , Gayle Forman


Título: Apenas um Ano ( Continuação de Apenas um Dia)
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas:350
Sinopse : Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

A história de Allyson (Lulu) e Willem continua em Apenas um Ano e prepara o coração, que neste livro suspiros e amores por Willem não faltarão.

Willem está no hospital, sem saber direito como foi parar lá e o que aconteceu depois da noite que passou em Paris com "Lulu". Por não se lembrar de nada, tenta encontrar algum lugar que sua Lulu possa estar esperando, ou apenas dicas para acha-la. Apenas um Ano vai ser contado por Willem e sua busca por Lulu. Porém acima de seu amor em apenas um dia por ela, notaremos seu crescimento e amadurecimento, tudo para encontrar a si mesmo. Também é retratado o relacionamento com sua mãe, suas viagens que vão do México a Índia.

“- Essa sua teoria de que a vida é regida pelo acaso, será que isso não é uma grande desculpa para a passividade? (...) Suspeito que, lá no fundo, você sabe exatamente porque está aqui, sabe exatamente o que quer, mas não quer se comprometer, não quer sem comprometer com o querer, muito menos com o ter. Porque essas duas possibilidades são assustadoras.”

Em Apenas um Dia, os acasos juntaram Willem e Allyson ás falas das peças de Shakespeare. Esse amor foi interrompido de uma maneira inesperada e da forma que termina o primeiro livro, o leitor é jogado no abismo, pois não sabe o que aconteceu em seguida. Willem ao narrar a história vai recordar o que o atraiu e continua a procurar por Lulu.

"Ela tem de estar aqui. Talvez não nesta festa, nem nesta praia, nem nos resorts que visitei, mas em algum lugar aqui. Nadando nesta água, na mesma água em que estou agora.

Mas o oceano é imenso. E o mundo é ainda maior. E talvez tenhamos chegado o mais próximo que devêssemos chegar."

Aquela garota de olhos grandes, comportada, cabelo curto, fazendo uma busca demorada e sem limites a fim de encontrar a verdadeira "Lulu", garota cujo nome ele nao sabe. Nessas viagens, as descobertas, os relacionamentos desgastados por situações e seu futuro indeterminado formam o homem Willem, um adulto.

“Sinto meu quadro-negro limpo demais, quase sempre sem nada. O que eu quero é o oposto: um rabisco bagunçado, constelações de coisas indeléveis que nunca possam ser apagadas.” 

A transformação de Willem é evidente, visto que um garoto é mudado ao longo da sua jornada. O qual antes era galinha, playboy e conquistador,mas o próprio mochileiro percebe que apenas uma garota o faz procurar o mundo inteiro para encontrar a verdadeira Lulu, que mexeu tanto com ele em Apenas um Dia.

“Às vezes o destino ou a vida, ou seja lá como queira chamá-lo, deixa a porta entreaberta e você simplesmente entra. Mas, às vezes ela tranca a porta e é preciso encontrar a chave, ou arrancar o cadeado, ou colocar a porcaria da coisa para baixo. E, outras vezes, nem mesmo lhe mostra a porta, e é necessário construí-la por conta própria.”

Sabe o que você irá encontrar nesse livro da consagrada Gayle Forman? Saudade, romance, viagens ( Amsterda ♥), encontros, desencontros, lembranças..A leitura é fantástica. Com Willem podemos viajar para diversos lugares do mundo, da Holanda á Índia.

Tudo o que a autora expôs é familiar a nosso cotidiano. Tem um certo momento na nossa vida que estamos perdidos, tentando encontrar nosso caminho e algo que faça realmente valer a pena. Uma caminhada e luta para nos reencontrar. A Gayle dá uma dupla felicidade nesse livro.

 “Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. uma é decepção. A outra é perda de verdade.” 


NOTA:  ★★★

Resenha: A Playlist de Hayden ,Michelle Falkoff


 Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. 

Recebi o livro "A Playlist de Hayden", pela Editora Novo Conceito e lê-lo foi como assistir um filme com uma trilha sonora que varia de melancolia á lembranças, mas que traz grandes reflexões.

 O livro inicia-se com a morte de Hayden, seu suicídio que ninguém entendeu, principalmente seu melhor amigo, Sam. Sam encontra um pen drive com um pedaço de folha escrito: "para Sam. Ouça. Você vai entender. "

Após o funeral, Sam conhece Astrid, uma garota misteriosa que também era amiga de Hayden. Porém, disso ele nao sabia, e logo reparou que existiam muitos segredos entre os amigos. Quem seria essa garota e como ela conheceu Hayden? O que aquela playlist queria revelar a Sam?

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”

A playlist é marcada de diversas bandas e cantores: Radiohead, The neighvourhood, Skylar Grey, Ramones, Metallica... Todas as musicas foram escolhidas com significados diferentes para a história. Cada capitulo tem inicio com uma musica que combina com aquela parte da história.

 Sam passa a receber mensagens do usuário de um jogo pelo melhor amigo no chat: Aquimago_Ged e o mistério cresce para descobrir o porquê Hayden fez o que fez.

"O que ele esperava que eu dissesse? Que ambos éramos desajustados sociais que não conseguiam se encaixar em lugar nenhum? Que salvamos um ao outro da solidão durante um bom tempo e que de repente estava tudo acabado?"

Em buscas de respostas, acompanhamos Sam e junto dele vamos descobrir a capa capitulo o mistério e os segredos que Sam escondia, além de escutar a trilha sonora que regava sua vida. Sam e Hayden eram opostos. Hayden é tímido, adora vídeo games e HQ's. Gordinho, com dislexia e baixinho. Sofreu com abusos dos pais, que o oprimiram querendo que seguisse modelos, além de ser ridicularizado pela trifeta do bulliying, formada pelo irmão Ryan e seus dois amigos. Sam é alto, magro, tímido. Vindo de família rica, mora só com a mãe e a irmã. Sam se sente culpado pela morte do amigo, pois não estava ao seu lado para protege-lo da solidão e tristeza.

 A playlist de Hayden não é só um livro com uma seleção de músicas intensas, melancólicas. Muito mais que isso: um enredo que procura abrir nossos olhos para questionar as atitudes más dos outros, para precaver a atitude de pais que querem moldar seus filhos para serem perfeitos, e não possuírem falhas. Preconceito, bullying são os temas gerais. Porém, mais importante como ouvir uma música que quer passar tudo o que você sente mas não consegue transmitir, é escutar o próximo, um amigo, um parente e compreender suas dores e sofrimentos. Poucas palavras tem o poder de mudar uma atitude futura como uma vida que pode ser tirada.

“Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."

Uma leitura recomendada, seja para emocionar ou ensinar. Só um ponto negativo e que não me fez dar as 5 estrelinhas: senti falta de um final próprio para Sam, pois senti que ele ficou sozinho para superar a perda do amigo e sua vida que tendia a mesmice sem Astrid. Aquela sensação que faltou um final apropriado, sabe? A Playlist de Hayden merece um espaço na sua lista de músicas, que tal dá uma chance?

''O que me fez pensar se todo mundo tinha uma vida secreta, aqueles aspectos da gente que não combinavam com o que pareciam ser.

Para ler o livro escutando a playlist: A Playlist de Hayden

NOTA:  ★★★

Resenha: Vango - Entre o céu e a terra #1 , Timothée de Fombelle


Vango - Entre o Céu e a Terra

Título: Vango - Entre o Céu e a Terra (Vango # 1)
Autor :Timothée de Fombelle
Páginas : 360
Editora: Melhoramentos 
Ano : 2015
Sinopse : Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
LIVRO CEDIDO PELA EDITORA MELHORAMENTOS

A Editora Melhoramentos começou me dando alegria nesse mês de junho que mal começou, mas que, por enquanto só está trazendo coisas boas. Eles me enviaram o livro : Vango - Entre o Céu e a Terra, do Timothée de Fombelle, um francês que escreveu esse livro romântico e com a cara de Paris.

Vango é um jovem de origem misteriosa. Ninguém sabe muita coisa sobre ele, que fala cinco línguas, que aprendeu sozinho a escalar muros e telhados, sem causar o menor ruído. Mas, sua vida é cheia de segredos e mistérios colocando-a em perigo e ele só tem uma certeza: desde cedo alguém o persegue.

“Ele olhava a multidão: tantas histórias numa plataforma. E já sentia uma janelinha se abrir dentro dele [...] Nesse instante, compreendeu o que o padre lhe tinha dito. Antes de tudo era preciso ver o mundo, Ele sentiu o poder de um rápido encontro. Vidas que se afetam com apenas um esbarrão, por que passam pela outra com mais ímpeto.”

Aos 19 anos, Vango está prestes a se tornar padre em 1934. porém uma caçada a ele começa. Vango é suspeita do assassinato do padro Jean, sendo alvo da polícia de Notre Dame. Quando isso junta ao seu passado misterioso, a caçada torna-se eletrizante. Criado por sua babá, Mademoiselle, Vango nao conhece sua origem e só uma coisa ele sabe: que foi resgatado do mar quando tinha apenas 3 anos na ilha de Salina, na Sicília. 

E logo, vamos descobrindo que tanto mistério é esse na vida de Vango e o que seu passado reservou para o presente. O livro tem algo muito curioso e que foi um dos pontos positivos: o autor liga os personagens a fatos históricos e pessoas importantes nessa época de primeira guerra mundial. Você pode viajar e conhecer a bordo do Graf Zeppelin, parando até no Brasil.

Além de recorrer a fatos reais, como: Primeira Guerra Mundial e a crise de 29 nos EUA; posteriormente, o regime totalitarista da Alemanha e a Itália, além da ex- União Soviética. Uma mistura de mistério, história e romance. Um ponto negativo no livro no qual o autor pecou, na minha opinião, foram alguns diálogos desnecessários que deixaram a história um pouco lenta no inicio, mas que vai ganhando ritmo com o passar das paginas.

O livro tem continuação e se chama : Vango - Um Príncipe Sem Reino, que será publicado posteriormente pela Editora Melhoramentos. Recomendo para quem gosta de mistério e curte história de guerras. Confere o booktrailer :

       
NOTA:  ★★★

Texto: Roteiros

Liberdade é a palavra chave. Escolho a hora de dormir e a de levantar e tenho possibilidade de planejar meu próprio roteiro. Por que escolheria roteiros prontos?


Tanta informação, tantos livros, tantos textos e tantas pessoas dentro da caixa. O prazer de se viver está no ato de planejar meu próprio script. Será q tenho deixado outros planejarem?

Me movimento, ando e até corro, mas continuo vendo as mesmas coisas. Tenho impressão que nem saio do lugar. Estou parada ou a medida que ando percebo que é tudo igual?

Sei quem eu sou hoje, mas quem eu sou amanhã não sei, já mudei. Insisto em ser círculo no meu mundo quadrado. Ninguém entende, mas se eu entender já está bom. Minha fala parece um pouco confusa, mas ela é só o reflexo de como estou. 

Acho que deveríamos vir com uma placa com os seguintes dizeres: tenha paciência, estou em evolução para melhor convivência. 

Por Luiza Pellizon 
retratosdeluiza.blogspot.com.br

Texto: Medos

          
Todo mundo que ama tem medo de perder a pessoa amada. Não que isso seja uma coisa boa em 100% dos casos, por que essa sensação não pode ser a única coisa que prende duas pessoas, mas ela deve existir, afinal o medo está ligado ao instinto de sobrevivência, que nesse caso é a sobrevivência do relacionamento.Essa coisa toda está atrelada às boas escolhas, que está atrelada ao caráter. E se vc for perceber tudo isso vira uma bola de neve.

Fico pensando quantas pessoas no mundo tomam decisões pensadas, quantas se preocupam com as conseqüências, quantas decidem correr riscos calculados e quantas tornam esse risco um medo que paralisa. Sabe onde exatamente esse medo nos leva? Eu poderia dizer a nenhum lugar, por que de fato não deixa nos mover e tomar uma decisão, por outro lado ele também nos leva a angústia por estarmos presos e por prendermos a liberdade que está dentro de nós. 

Eu não vou expor estatísticas, não quero falar de números, quero desesperadamente encontrar o caminho da liberdade. Analisando melhor talvez eu não encontre a liberdade procurando, mas a encontre quando enfrentar o medo me sentindo segura de quem sou e para onde vou e a partir disso aprender a não colocar ele em lugar de importância. Uma pessoa que admiro muito disse em tom incentivador: não vou diminuir meus sonhos para acomodar meus medos. E eu não vou. Meus sonhos são grandes e meus medos não cabem nos planos.

Por Luiza Pellizon (retratosdeluiza.blogspot.com.br)

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.