• Cinema
  • Inspiração
  • Leitura
  • Música
  • Playlist
  • Resenha
  • Série
  • Texto
  • Vídeo
01 novembro 2014

Resenha:Por que Indiana, João? Danilo Leonardi



Título: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Páginas: 208
Editora: Giz Editorial
Ano: 2014
Sinopse: "Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying."


Por que Indiana , Joao? É o livro de estréia de Danilo Leonardi, um dos  donos do Cabine Literária. O livro conta a história de João Vitor Galeto, aluno do segundo ano do ensino médio em uma escola de São Paulo. João sofre constantemente de abusos dos colegas de classe, desde agressões verbais a agressões físicas. 

"A minha essência é ter a cabeça enfiada dentro da privada, é ver meus colegas pisando e tirando vantagem de mim! Eu não gosto mais de quem eu costumava ser! Se tem uma coisa que o "filme bobo" me ensinou é que não importa o que pensam de mim, eu posso ser quem eu quiser!"

Sua vida muda quando ele enfrenta o valentão Guilherme e o vídeo que seu amigo estava filmando vai parar na internet. O vídeo é visto por milhões de pessoas e logo torna-se uma febre. Questões sobre o bullying são levantadas. João, motivado pelo odio e raiva pelo descaso de todos, em uma entrevista ele diz que :"a solução é bater primeiro", gerando repercussões e influenciando jovens.

 A história de João vai além das suas reações na escola, do amor á amizade em um tempo difícil da sua vida. Conclui esse livro em algumas horas. Com uma linguagem simples, sem enrolação, terminei com a felicidade de ter entendido o  porquê Indiana e quantas consequências uma provocação errada, um apelido ou uma agressão física pode levar a outra pessoa.
NOTA: 




divulgar

comentar


Comentário(s) pelo Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário