Resenha: Eu te darei o sol, Jandy Nelson


Eu Te Darei o Sol

Título: Eu te darei o sol
Autor: Jandy Nelson
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Ano: 2015
Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, Eu Te Darei o Sol é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Quando recebi "Eu te darei o sol" pela Editora Novo Conceito, fiquei super ansiosa para ler, já que é um livro bem falado lá fora e me encantei horrores com esse livro.

 O livro contará a histórias dos irmãos gêmeos Noah e Jude,porém ambos são bem diferentes. Jude é uma garota agitada, popular, consegue tudo o que quer; corajosa e determinada , sendo aliada do seu pai. Noah é mais tímido, reservado, mas tem um talento artístico incrível, como se nascesse pronto para retratar suas emoções nas telas, tendo a maior atenção da sua mãe, que é professora de artes.

“- Em troca do sol, estrelas, oceanos e todas as árvores, prometo que vou pensar no assunto.”

Todavia, a relação entre os irmãos começa a mudar, ficando mais tenso a cada dia que passa. Lidando com acidentes, disputa por uma vaga na escola de artes e a principal pelo amor, pois ambos estavam apaixonados pelo mesmo garoto novo que tinha chegado no bairro. Isto, porém é o segredo de Noah. Escondendo seus sentimentos e sofrendo por dentro, Noah e Jude disputam a atenção, o futuro e o amor.

A história é narrada pelo ponto de vista dos gêmeos, seguindo uma trilha entre passado e presente. Os capítulos são longos, mas não chegam a ser cansativos.
O enredo vai além do triângulo amoroso formado, mas de um relacionamento familiar confuso. Noah e Jude mesmo sendo gêmeos e agindo de formas diferentes, eles têm o instinto protetor sobre quem amam.

''Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história.''

 É tão fácil se prender a história. É como se estivéssemos em um diário, acompanhando de pertinho as emoções e pensamentos dos personagens, principalmente os desenhos artísticos . Noah é o garoto que me encantou desde o começo. Tudo o que ele sente e pensa, já está esboçado em uma mente. Nunca segurando seu coração e de certa forma, mesmo que para si, libertando-se. Jude segura seu talento, por receios maiores , mas algo a faz mudar e a explodir de uma forma boa também.

"Queria que o mundo parasse como um relógio para que eu pudesse olhar para ele quanto quisesse. Alguma coisa está acontecendo no rosto dele agora, algo muito brilhante tentando transparecer, uma represa contendo toda uma parede de luz. A alma dele deve ser um sol. Nunca conheci ninguém que tivesse alma de sol."

Eu te darei o sol é fofo, encantador, artístico e poético. Prepara-se para apostar alto nesse livro, pois com certeza suas emoções não ficaram intactas. Embarcamos numa montanha-russa de emoções.

Tudo vai além do descobrimento sexual, dos conflitos familiaridades e do quanto o amor pode ser complicado. Temos que nos arriscar um pouco mais, seja para sermos quem queremos ser, seja para viver nossa vida da melhor forma, sem passar por cima de ninguém. A história de Noah e Jude mostra como nossa vida é uma tela em branco ou uma pedra esperando tomar formar, podemos molda-la, mas tudo com cuidado e da melhor forma, senão tudo desmorona e nunca mais é o mesmo.

"Onde está ele durantes esses momentos? O que ele faz lá? Porque suspeito que esteja pintando. Suspeito que, dentro da impenetrável fortaleza de convencionalidade na qual ele se transformou, ainda exista um museu."

Demorei dois meses para ler esse livro, mas agora desejo tê-lo lido antes porque foi melhor do que eu esperava. Conflitos familiares, descobrimento e romance? Eu te darei o sol precisa ser adicionado na lista de favoritos e recomendados. Este livro é o segundo livro da autora Jandy Nelson publicado pela Novo Conceito, o primeiro Foi O Céu Está Em Todo Lugar


NOTA: 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.