Resenha:O Álbum, Timothy Lewis


O Álbum

Título:O Álbum
Autor:Timothy Lewis
Ano: 2015
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Onde comprar:Amazon ; Saraiva
Sinopse: O Álbum - Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

Quando recebi O Albúm não imaginava que iria me encantar tanto com um romance como este. Então, prepara o coração que você vai desejar receber um cartão-postal nas suas sextas-feiras.

“Toda sexta-feira, um cartão postal. Toda sexta-feira, um poema.”

Adam é um negociante de objetos usados e com a missão de esvaziar a antiga casa do Alexanders, ele se depara com um álbum antigo cheio de cartões-postais, escritos por 60 anos e percebe o romantismo que regava a vida do casal Gabe e Pearl Alexander. Querendo conhecer a história do casal, Adam descobre que Gabe se esforçou para mandar cartões-postais todas as sextas-feiras para o seu amor:Hulk. Com poemas de amor e ao retratar algum momento importante do casal, Adam perguntou-se como aquele amor resistiu ao tempo.

"Acho que a minha obsessão pelos cartões-postais também tinha tudo a ver com meu momento. A solidão dolorida do meu divórcio ainda estavam ali, a dor brusca do casamento fracassado." - Adam 

Depois de seu casamento fracassado, Adam necessita saber o que deu errado e as repostas podem estar naquele álbum que ele encontrou de um casal que se amou "eternamente". Ele vai lendo cada um dos cartões tentando entender, então pede ajudar a Yvette, uma jovem que tem medo do amor e que conhece Hulk, a amada do Gabe. Os dois começam a descobrir a historia do casal mais romântico dos cartões-postais.

“Quando nossos olhos se encontraram, sua beleza acendeu o fogo lento do desejo. As brasas da paixão nunca se apagaram. Ainda vejo o meu amor quando a vejo. Para sempre, Gabe.

Uma parte da história se passa em 1926, Gabe e Pearl se conhecem e se apaixonam a primeira vista. Pearl ou Hulk estava noiva de outro homem, mas se apaixona por Gabe com sua conversa sobre ostras. A vida acaba unindo-os e com a participação de um anjo da guarda que os protege em todos os momentos. Gabe promete a sua amada um cartão-postal apaixonado toda semana até o fim da sua vida. Mas, um dia os cartões param de chegar, mas o amor é maior que o tempo.

As duas histórias conectam-se pelos cartões postais, porém unem o amor de formas diferentes. Gabe e adam são homens de tempos diferentes, mas que sonham em amar uma mulher pelo resto da sua vida.  Gabe é um dos personagem que você se apaixona imediatamente, com um senso de humor e um divertimento sem limites, mas como um romântico perfeito.

“Eu nunca havia duvidado do nosso amor, nem enxergado uma vida sem ela. Além daquilo que não tinha conserto mesmo, onde foi que erramos? O que poderíamos ter feito para evitar esse desastre? Quanto mais eu me debruçava sobre os cartões-postais dos Alexanders, mais ficava pensando se um dia seria capaz de amar outra mulher. Pior ainda: depois de fracassar no meu casamento, será que eu merecia uma segunda chance?”

A valorização das cartas é algo que me puxa como um imã. É uma das coisas mais românticas que as pessoas deixaram de lado e que liga as pessoas de uma forma distinta. Mandar um cartão postal para sua amada durante 60 anos é no mínimo inesperado e surpreendente. Mas, para isso é necessário conhecer o amor da mesma forma que os Alexanders viveram.

 Para Adam encontrar os cartões-postais é o mesmo que encontrar um caminho para que consiga as respostas para o fim do seu casamento. Alguma vez você já quis achar os “porquês” para que um certo relacionamento não tenha dado certo, mesmo com a química que já chegou a acontecer em ambos?

 Timothy consigo tocar meu coração e me encantar com um romance que mistura épocas: 1926, contando a historia de Gabe e Hulk; 2004, quando Hulk conversa com Yevetta e em 2006, onde se passa atualmente. Gabe e Pearl são o milagre do amor em uma realidade que a escassez de conversas, de conhecimento e descrença que vivemos. O amor de forma pura e sincera.

"Nesta última sexta do rimar,

Seu marido nem pode contar
Quantos abraços te daria
Sob mais um céu estrelado.
Mas a vida é curta para amar,
E nos portões do céu vou te esperar,
Pois, sem você, eu jamais seria
E para sempre serei seu amado.
Para sempre, Gabe." 

Na nota do autor, ele nos conta que encontrou os pais na casa do seu tio avô quando estava limpando o local e depois guardou-os por muito tempo, até ter a ideia de escrever uma historia baseado nos cartões. Uma história real e que leva-nos a acreditar que existe o amor verdadeiro e que almas gêmeas se encontram.

“Como seres humanos, temos a esperança de ter uma serie de coisas. Felicidade.Saúde.Emprego.Filhos.Um parceiro. A eternidade. À medida que amadurecemos, começamos a reconhecer uma força misteriosa que é parte de cada um nós, algo muito mais poderoso que nós mesmos. Aquela força é a esperança, a base de nossas almas. A esperança já venceu guerras, erradicou doenças. No espirito humano insaciável, a esperança é o fogo.”

NOTA: ★ 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.