Resenha: Química perfeita #1, Simone Elkeles


Título:Química Perfeita # 1
Ano: 2017

Páginas: 428
Editora: Globo Alt
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Sinopse: Brittany e Alex são de mundos opostos: ela é a menina perfeita com um futuro brilhante pela frente, ele o membro de uma gangue perigosa que não tem nada a perder. Os dois não teriam nenhum contato um com o outro, se não tivessem sido forçados a ser parceiros nas aulas de química do último ano. Alex sabe que qualquer relação que Brittany tenha com ele pode colocar em risco sua reputação impecável de boa aluna e namorada dedicada e, por orgulho e diversão, aposta com os amigos que consegue fazer com que ela saia com ele. No entanto, quanto mais se aproximam, mais fica evidente que eles têm algo em comum que ninguém parece perceber: nenhum dos dois é o que se esforça tanto para ser.

Brittany é uma garota rica e popular. A garota perfeita de casa, sempre com uma aparência impecável, além de ser a capitã das líderes de torcida da escola Fairfield High,. Ela namora o capitão do time de futebol americano,Colin, e prevê um futuro brilhante quando as Ensino Médio acabar.
 Alex mora no lado mais perigoso da cidade, tem fama de bad boy , além de ser um dos membros da gangue Latino Bloods, fator que leva a ninguém se envolver com ele.

 Porém, na aula de química, Brittany e Alex são escolhidos a dedo pela professora para serem parceiros nas aulas de química do seu último ano. Alex sabe o quanto Brittany é “perfeitinha”, sempre como boa aluna, a namorada dos sonhos, alguém intocável. Mas, os amigos de Alex o desafiam a fazer Britty sair com ele. No entanto, ninguém esperava que eles fossem possuir tanta coisa em comum, principalmente quando suas vidas tao opostas são mais complicadas do que aparentam.


"Ela passa os braços em volta do meu pescoço... E sinto que ela precisa de alguém para ser seu campeão, seu herói, na vida. Certamente esse herói não é Colin... Nem  eu, tampouco."

Simone Elkeles me conquistou com outros livros, mas com Química perfeita foi aquela paixão a primeira vista: pela capa colorida que eu tenho vontade de emoldurar e por ter como título e envolvimento a química :)

Simone mete o dedo nas feridas, naquelas que insistimos em esconder de todos para que não pensem o quão frágil somos. Porém, ela aborda a importância de mostra-las e dividi-las com quem amamos. Brittany e Alex nos causam diferentes emoções. Alex mostra nas suas atitudes presentes um futuro já esperado de alguém que mora em um lugar pobre e perigoso , habitado por gangues. Mostra a importância da família, a lealdade e que quando pensamos que não podemos mudar nossa realidade, outras pessoas acreditam que isso possa acontecer. Ela parece superficial demais. Sempre se importando com a opinião dos outros e agradando com a perfeição . Brittany é muito mais humana do que parece, mais interessante e um exemplo disso é a relação com sua irmã, que é de tocar o coração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Você é a garota que me fez arriscar tudo por um futuro que valesse a pena."⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um YA contemporâneo que poderia ser clichê: o bad boy + a líder de torcida, porém o enredo conta  com personagens complexos, cheios de diferenças sociais,cujas situações que passam são difíceis. O desenvolvimento dos personagens é bem calmo, sem rapidez , além de terem sido bem construídos com fatores que fugiram dos esteriotipos.Os personagens secundários são incríveis e eu desejo mais deles. Já esperando pelo segundo livro.

Em Química perfeita, com sensibilidade, a autora aborda questões importantes e com intensidade traça realidades tão diferentes uma da outra, mas que são uma realidade que está a nossa volta, mas fingimos não perceber.

Química perfeita provoca uma reação em cadeia: nos envolve, faz refletir, cutuca na ferida e surpreende. A história vai além das aparências e te deixa de frente com os preconceitos sociais. Sexy, intenso, sensível e quimicamente apaixonante.


Nota:★★ (4,5/5)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.