Resenha:A Lógica Inexplicável da minha Vida,Benjamim Alire Sáenz


Autor: Benjamim Alire Sáenz

Editora: Seguinte
Páginas: 440
Ano:2017
Sinopse:Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida uma tarefa que parece quase impossível.

Salvador é um garoto de 17 anos, que perdeu a mae quando tinha 3 anos de idade, sendo adotado pelo melhor amigo dela, Vicente Silva, um amante da arte, um homem humilde e gay. Salvador sempre levou uma vida normal, sem grandes mudanças. Tinha a melhor família e uma melhor amiga, Sam.
Porém, ele só não sabia que a normalidade da sua vida seria afetada. O câncer de sua avó Mima voltou depois de alguns anos, estando em uma fase avançada. Além disso, Salvador começa a ficar violento, agressivo, se envolvendo em brigas; e ainda recebe uma carta deixada pela sua mae morta.
Como lidar com essas emoções incontralaveis? Como viver sem as pessoas que ama? Qual será o momento certo para ler a carta deixada por sua mae? São tantos questionamentos e as respostas nunca chegam. Mas, ele sabe que precisa ser forte para os desastres que virão.

“A vida tem uma lógica própria. As pessoas falavam sobre a estrada da vida, mas eu acho que é bobagem. Estradas são lisas e asfaltadas, e têm placas que dizem para que lado se deve seguir. A vida não é nada parecida com uma estrada. “

Do mesmo autor de Aristoles e Dante descobrem os segredos do  universo, Benjamin Alire Sáenz  me conquista novamente com sua escrita poética, sensível e que por mais que seja ficção, tao aplicável a realidade.
Essa não é uma história de amor comum, é sobre amizade e família. Sáenz aborda o quanto a família é importante nas nossas vidas quando estamos prestes a sermos derrubados pelas ondas da vida. Não somente pelos laços de sangue, mas aqueles que a vida nos presenteou e disse: você ganhou mais um mao para segura-la.

Os personagens são bem desenvolvidos e contam com diálogos incríveis. Salvador é tímido, introspectivo e solitário, apesar de ser rodeado da família e sua melhor amiga. Sam é a melhor amiga inseparável e mais sincera do mundo, mesmo vivendo com sua mae, que não sabe demonstrar tao bem o amor; e Fito, um garoto que tem uma família disfuncional e sofre com sua realidade. Fiquei encantada e louca para fazer parte desse trio de amizade,

“Só porque meu amor não é perfeito não quer dizer que eu não te ame.”

 A Lógica Inexplicável da Minha Vida é um livro que te fará sorrir em alguns momentos, querer chorar em outros e sentir que as mudanças são necessárias para nos tornamos quem somos na vida. Um garoto que tinha medo de mudanças,  que sofrerá perdas em sua jornada, mas que aprenderá a superar a dor e a crescer no amor. Intenso, emocionante e com personagens criveis, sendo isso o que os tornam tão próximos de nós. 

Amor, doação, perdao, amadurecimento, luto, perdas e crescimento. São tantas as mensagens, todavia o que senti falta foi um aprofundamento. Eu me apaixonei pelos personagens, pela escrita e pelas lições desse livro. Leiam e se encantem pela escrita poética do autor.


“– As pessoas podem ser muito cruéis. Elas odeiam o que não conseguem entender.

– Mas, pai, elas não querem entender.
– Talvez não queiram. Mas temos que encontrar um jeito de nos disciplinar para que a crueldade deles não nos transforme em animais feridos. Somos melhores do que isso. Nunca ouviu a palavra civilizados?”


Nota:★(4,5/5)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.